LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

JOVENS E ADULTOS

 

 

1º Trimestre de 2004

 

Título: A pessoa e a obra do Espírito Santo

Comentarista: Eurico Bergstén

 

 

Lição 1: Todos os salvos têm o Espírito Santo

Data: 04 de Janeiro de 2004

 

TEXTO ÁUREO

 

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é Ele quem segundo Deus intercede pelos santos(Rm 8.27).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Deus enviou o Espírito Santo para que este efetue a obra de regeneração na vida do pecador, e opere a santificação na vida do crente.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — At 5.3.4; 1Jo 5.7

O Espírito Santo é Deus

 

 

Terça — Jo 14.16; 1Co 2.12

Deus nos deu o Espírito Santo

 

 

Quarta — 1Co 3.16; 6.19; 2Tm 1.14

O Espírito Santo habita em nós

 

 

Quinta — Jo 16.13; Rm 8.14

O Espírito Santo é o nosso guia

 

 

Sexta — Rm 8.26,27

O Espírito Santo é o nosso intercessor

 

 

Sábado — Ef 1.13,14

O penhor da nossa herança

 

HINOS SUGERIDOS

 

24, 85 e 358 da Harpa Cristã

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Romanos 8.1-9,15,16.

 

1 — Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

2 — Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

3 — Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne,

4 — Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

5 — Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.

6 — Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

7 — Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

8 — Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

9 — Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

15 — Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

16 — O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

 

PONTO DE CONTATO

 

Inicie sua aula conversando com os alunos sobre ação do Espírito Santo no mundo após a ascensão de Jesus. Quais são seus atributos? Qual a sua função? Como Ele opera na Igreja? Quais os símbolos pelos quais Ele é identificado na Bíblia?

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Definir a pessoa do Espírito Santo.
  • Identificar a ação do Espírito Santo na vida do pecador.
  • Citar as funções do Espírito Santo na vida do salvo.

 

SÍNTESE TEXTUAL

 

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. A Bíblia refere-se a Ele como uma pessoa. É ele quem aplica a obra de Jesus na vida dos que creem (Jo 16.14,15). Por isto a presente dispensação é chamada a dispensação do Espírito Santo.

O Espírito Santo implanta fé no coração, inspira ao arrependimento, convence o pecador e dá a certeza da salvação.

Sua presença no coração do salvo, confere-lhe santificação e o conduz a uma íntima comunhão com Cristo. Ele também amplia o conhecimento dando vida à Palavra. Através de sua operação, o crente, cheio de fervor, realiza a obra de Deus contribuindo para a expansão do Reino.

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

 

Faça uma maratona bíblica com sua turma para que encontre na Bíblia os versículos que nos comprovam ser o Espírito Santo uma pessoa. Utilize alguns exemplos da lição e outros como: Ele se entristece (Ef 4.30), tem ciúmes (Tg 4.5). Uma maneira interessante de desenvolver esta atividade é mencionar primeiro o versículo, depois o capítulo, e em seguida, o livro. Anote no quadro-de-giz o nome dos alunos que encontrarem as referências e marque um “X” ao lado para cada acerto. Ao término, veja quem foi o vencedor, parabenize-o e, se for possível, dê-lhe um prêmio. Aproveite para estimular os outros a lerem a Bíblia.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

O batismo com o Espírito Santo é a maior bênção que Deus preparou para os salvos.

Assim como para os não salvos o mais importante é receber a salvação; para os que já são salvos, o batismo com o Espírito Santo é a experiência mais importante.

Nesta primeira lição veremos que todo verdadeiro crente em Jesus Cristo possui o Espírito Santo; porém, esse mesmo crente é exortado pela Palavra a buscar o batismo com o Espírito Santo (Lc 24.49; At 1.4,5,13,14).

 

I. O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA DIVINA

 

Muitos ignoram que o Espírito Santo é realmente uma pessoa. Acreditam que seja uma força impessoal, uma influência ou um sentimento positivo. Todavia o Espírito Santo é uma Pessoa, a terceira pessoa da Santa Trindade, com todos os atributos divinos, assim como o Pai Celestial e seu Filho Jesus. A Bíblia afirma que os três, isto é, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Um, (1Jo 5.7,8).

A Escritura refere-se ao Espírito Santo como uma pessoa. Por exemplo, dEle está escrito: “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade […]” (Jo 16.13a), “Ele me glorificará […]” (Jo 16.14a), “E, quando ele vier, convencerá o mundo […]” (Jo 16.8a). Jesus, falando do Espírito Santo, disse que o Pai O enviaria, (Jo 14.16,26). A Bíblia confere ao Espírito Santo atributos de pessoa: Ele tem vontade (1Co 12.11); conhece (1Co 2.11b); tem sentimento (Ef 4.30a); ama (Rm 15.30), e também lhe atribui atos de uma pessoa: fala (Ap 2.7); testifica (Jo 15.26); intercede (Rm 8.26); guia (Rm 8.14); ensina (1Co 2.13).

 

II. O ESPÍRITO SANTO OPERA NA SALVAÇÃO DO PECADOR

 

1. O Espírito Santo desperta o pecador para a necessidade de salvação. O Espírito Santo opera na pregação da Palavra de Deus (1Ts 1.5), vivificando a Palavra, tornando-a compreensível (Jo 6.63; 2Co 3.6). O Espírito Santo convence o homem de seu pecado (Jo 16.8-11), fazendo-o sentir remorso e tristeza (2Co 7.8), e levando-o ao arrependimento (2Co 7.9,10). O Espírito Santo transmite o convite de Jesus ao pecador (Mt 11.28; Ap 22.17).

2. O Espírito Santo opera na regeneração do pecador. Ele implanta fé no coração do homem (2Co 4.13; Ef 2.8). Aqueles que, apesar de vivos na carne, estão mortos em ofensas e pecados (Ef 2.1), ao invocarem o nome do Senhor (Rm 10.13), nascem de novo, não pela vontade do homem, mas nascem da água e do Espírito (Jo 3.5,6). O Espírito de vida livra o pecador da lei do pecado e da morte (Rm 8.2), e o pecador fica lavado, santificado e justificado em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus (1Co 6.11). Tendo o coração purificado pela fé (At 15.9), o pecador recebe poder para ser feito filho de Deus (Jo 1.12). O Espírito Santo dá-lhe certeza da salvação, testificando com o seu espírito que ele agora é filho de Deus (Rm 8.16).

 

III. O ESPÍRITO SANTO HABITA NO SALVO

 

O corpo do salvo passa a ser templo e morada do Espírito Santo que habita nele proveniente de Deus (Rm 8.9; 1Co 6.19; 2Tm 1.14). O Espírito Santo confere ao salvo a certeza da presença de Jesus em sua vida (1Jo 3.24), e o propósito do Filho de Deus de manter com ele uma relação pessoal (Ap 3.20). Se alguém não tem o Espírito de Cristo este tal não é dele (Rm 8.9). O Espírito Santo é o selo de Deus na vida do salvo, isto é, aquilo que marca o salvo como propriedade de Deus (2Co 1.21,22; Ef 1.13). Por outro lado, o salvo tem a certeza de que tem este selo, porque o Espírito testifica com o seu espírito que ele pertence a Deus (Rm 8.16). O Espírito Santo é também o penhor da sua herança celestial (Ef 1.14), isto é, a garantia de que receberá a sua herança (Rm 8.17a; 1Pe 1.4).

1. O Espírito Santo santifica o crente. O Espírito Santo efetua no crente a santificação (2Ts 2.13; 1Pe 1.2). Ele o inclina para as coisas do Espírito (Rm 8.5,8,9); milita contra a carne (Gl 5.17); manifesta em nós a vida de Jesus (2Co 4.10,11); promove a manifestação do fruto do Espírito (Gl 5.22); transforma o crente de glória em glória (2Co 3.18).

2. O Espírito Santo amplia o conhecimento das coisas de Deus. O Espírito Santo nos guia em toda a verdade (Jo 16.13), e nos faz lembrar as palavras que Jesus ensinou (Jo 14.26). Ele penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. E nós recebemos o Espírito que provém de Deus, para podermos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus (1Co 2.10-12).

3. O Espírito Santo capacita o crente para ser instrumento de Deus. Cada crente foi chamado para servir (1Ts 1.9). O Espírito Santo desperta o crente para entregar-se ao serviço de Deus (Rm 6.13,19,22). O Espírito eterno que levou Jesus a se oferecer para expiar os nossos pecados, opera também em nós o propósito de servir ao Deus vivo (Hb 9.14). Se, antes do batismo com o Espírito Santo, o crente sente prazer em servir ao Senhor, quanto mais depois que “recebe a virtude do Espírito Santo para ser testemunha!” (At 1.8).

 

IV. O PRÓPRIO ESPÍRITO DE DEUS DESPERTA O SALVO PARA BUSCAR O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

 

A Bíblia ensina que o batismo com o Espírito Santo nos é concedido como uma dádiva, como um dom, gratuitamente (1Co 2.12; At 2.38) àqueles que estão sedentos (Is 44.3,4). Esta sede do crente é obra do Espírito Eterno. A sede impulsiona o crente a orar e a oração abre a porta para o batismo com o Espírito Santo, pois ele é dado aos que pedem e buscam (Lc 11.13; At 1.4).

 

CONCLUSÃO

 

Ao aceitarmos Jesus como nosso Salvador pessoal, passamos a ter em nós o Espírito Santo como selo de Deus em nossa vida. Mas devemos todos, ao mesmo tempo lembrar que temos a divina e venturosa promessa. Cabe a cada crente apropriar-se dela pela fé e receber a bênção.

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

 

Subsídio Teológico

 

“O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Ele aparece pela primeira vez nas Escrituras em Gênesis 1.2 e, daí em diante, sua presença é proeminente em ambos os Testamentos. O vocábulo que dá sentido ao seu nome é o grego pneuma , vindo da raiz hebraica ruach . Ambos os termos, quando aplicados para dar significação divina e sem igual, denotam o infinito Espírito de Deus.

O Espírito Santo é o único que pode regenerar a alma mediante seu toque transformador. Sua presença entre os salvos deve ser contínua e perpétua, pois assim produz no crente fruto semelhante à natureza moral positiva de Deus (Gl 5.22,23).

O objetivo principal do fruto do Espírito no crente, bem como de todas as suas operações na alma, é transformá-lo segundo a imagem de Cristo, nos termos mais literais possíveis (2Co 3.18). A promessa de Jesus a seus discípulos foi a presença constante do Espírito em suas vidas. O sucesso, tanto da Igreja como do crente em particular, tem sido a presença gloriosa do Espírito Santo.

O Espírito Santo e a Igreja em tudo agem de comum acordo. A Igreja sem o Espírito seria um corpo sem vida; e o Espírito sem a Igreja, uma força sem meio de ação. Por esta razão o Espírito e a Igreja são inseparáveis e sempre dirigidos um para o outro” (A Existência e a Pessoa do Espírito Santo. CPAD, pp.17,20,21).

 

GLOSSÁRIO

 

Dádiva: O que é concedido como presente.

Dom: Dádiva de Deus aos crentes mediante a operação do Espírito Santo na igreja.

Remorso: Inquietação da consciência por culpa ou crime cometido.

Santificação: Tornar-se digno pela prática de princípios segundo os padrões bíblicos.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. Stanley M. Horton, CPAD.

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD.

AtosE a Igreja se fez Missões. Myer Pearlman, CPAD.

 

QUESTIONÁRIO

 

1. Defina a pessoa do Espírito Santo.

R. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade.

 

2. Que atributos nos revelam o Espírito Santo como pessoa?

R. Ele tem vontade (1Co 12.11); tem sentimento (Ef 4.30); fala (Ap 2.7); testifica (Jo 15.26).

 

3. Cite as duas principais ações do Espírito Santo no mundo:

R. Atua na regeneração do pecador e promove a santificação na vida do crente.

 

4. Cite os três aspectos da operação do Espírito Santo na vida do salvo:

R. a) Santifica; b) Esclarece as Escrituras; c) Capacita o crente para o serviço.

 

5. O que simboliza o Espírito Santo na vida da pessoa que aceita Jesus como Salvador.

R. O selo de Deus.