LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

JOVENS E ADULTOS

 

 

1º Trimestre de 2004

 

Título: A pessoa e a obra do Espírito Santo

Comentarista: Eurico Bergstén

 

 

Lição 3: Todos os salvos precisam ser batizados com o Espírito Santo

Data: 18 de Janeiro de 2004

 

TEXTO ÁUREO

 

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar(At 2.39).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Ser batizado com o Espírito Santo significa ser imerso na plenitude do Espírito.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — Rm 8.26,27

O Espírito Santo intercede por nós

 

 

Terça — At 4.31,33

O Espírito Santo concedia aos discípulos ousadia para anunciarem o Evangelho

 

 

Quarta — At 13.50-52

O Espírito Santo ajuda a enfrentar as perseguições

 

 

Quinta — Sl 133.2,3

Onde há o Espírito Santo há vida

 

 

Sexta — At 1.8

O Espírito Santo é imprescindível para a expansão do Evangelho

 

 

Sábado — Ef 1.3

O Espírito Santo é uma bênção de Deus para seus filhos

 

HINOS SUGERIDOS

 

164, 387 e 453 da Harpa Cristã

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Atos 1.4-14.

 

4 — E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.

5 — Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

6 — Aqueles pois que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

7 — E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

8 — Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.

9 — E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

10 — E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco,

11 — Os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

12 — Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.

13 — E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam, Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, e Tiago.

14 — Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

 

PONTO DE CONTATO

 

Converse com seus alunos sobre o significado e o conceito de doutrina. O que significa para os pentecostais a Doutrina do Espírito Santo? Como ela é ensinada no Novo Testamento? E no Antigo? O batismo é imprescindível? O batismo é para todos? Qual a finalidade do batismo no Espírito Santo?

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Definir a palavra batismo.
  • Enumerar as finalidades do batismo no Espírito Santo.
  • Citar as expressões usadas por Jesus com relação ao batismo no Espírito Santo.

 

SÍNTESE TEXTUAL

 

Batismo significa mergulho. Passamos a fazer parte do Corpo de Cristo ao passarmos pelas águas batismais. Da mesma forma, ser batizado no Espírito Santo significa estar totalmente envolvido, imerso na plenitude do Espírito e, revestido do poder do alto. Não é mérito. É operação da graça de Deus na vida daqueles que por esta mesma graça foram salvos. Cristo é quem batiza com o Espírito Santo, para tornar o crente Sua testemunha. Esta é a grande finalidade do batismo.

O Espírito Santo atua na vida do crente produzindo alegria, mesmo diante da tribulação. Ele nos ajuda em nossas fraquezas intercedendo por nós. O Espírito Santo nos ensina a viver uma vida de submissão e obediência à vontade de Deus, por isso Jesus orientou os discípulos a permanecerem em Jerusalém até receber poder. A necessidade hoje é a mesma.

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

 

Reúna sua turma e solicite alguns voluntários para darem seu depoimento acerca do batismo com o Espírito Santo. Como aconteceu? Quando? Onde? Quanto tempo perseveraram em buscá-lo? Que mudanças detectaram em sua vida após o batismo? Que conselhos dariam para os que ainda não receberam esse revestimento de poder? Escolha no máximo três alunos e controle o tempo de cada um. Separe a turma em pequenos grupos e verifique se neles há pelo menos um componente batizado. Permita compartilharem suas experiências pessoais sobre o batismo durante alguns minutos. Ore com toda a turma por aqueles que desejam receber esta bênção de Deus.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Jesus foi apresentado por João Batista como aquele que batiza “com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11). Jesus, quando se despedia de seus discípulos no monte das Oliveiras antes de ser elevado ao céu, prometeu-lhes que eles seriam batizados com o Espírito Santo não muito depois daqueles dias (At 1.5). Determinou-lhes que esperassem o cumprimento da promessa do Pai (At 1.4; Lc 24.49). Esta ordem de Jesus continua ecoando. Jesus quer que todos os salvos sejam batizados com o Espírito Santo.

 

I. A DOUTRINA SOBRE O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO

 

A palavra batismo vem do grego baptismós e significa mergulho. Assim, a palavra batismo implica imersão em alguma coisa. Da mesma forma que o corpo ao ser imerso na água batismal fica totalmente envolvido pela água, nosso ser fica totalmente revestido de Cristo (Gl 3.26,27). Semelhantemente, ser batizado com o Espírito Santo é ser totalmente envolvido pelo Espírito Santo, imerso na plenitude do Espírito e revestido do poder do alto (Lc 24.49). E, à semelhança do que acontece com a salvação, o batismo com o Espírito Santo é resultado apenas e tão somente da operação da graça de Deus na vida daqueles que pela graça foram salvos.

1. João Batista apresentou Jesus como aquele que batiza com o Espírito Santo, (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.32,33). Depois de apresentar Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29), João Batista O apresentou como aquele que batiza com o Espírito Santo e com fogo (Jo 1.32,33). Esta continua sendo a atuação de Jesus na vida de quem crê. Primeiro Ele tira os pecados; depois, batiza com o Espírito Santo e com fogo. Se o batismo com o Espírito Santo não fosse uma experiência tão importante e, se tê-la ou não, não fizesse diferença, João Batista, um homem cheio do Espírito Santo, não teria apresentado Jesus deste modo.

2. O apóstolo Pedro e o batismo com o Espírito Santo (At 2.14-30). Falando à multidão reunida em Jerusalém no dia de Pentecostes, o apóstolo Pedro que acabara de ser batizado com o Espírito Santo, com muita autoridade explicou ao povo que o que havia ocorrido era o cumprimento das promessas de Deus (Jl 2.28,29). Depois de anunciar ao povo o caminho da salvação, Pedro exortou-os ao arrependimento, para terem seus pecados perdoados e receberem a mesma manifestação do Espírito Santo.

 

II. PORQUE JESUS QUER BATIZAR TODOS OS CRENTES

 

1. Ele quer que cada crente experimente plenamente a alegria do Espírito Santo. “A alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8.10). “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17). Em Atos 13 está registrada a história de uma perseguição de que foram alvo Paulo e seus companheiros em sua primeira viagem missionária, mas o relato termina dizendo que os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo (At 13.52).

2. O Espírito Santo é um inestimável auxílio em nossa vida de oração e serviço. A Bíblia diz que o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos (Rm 8.26,27).

Jesus considerava este revestimento de poder tão fundamental e indispensável, que a ordem missionária somente deveria ser executada após seus discípulos serem batizados com o Espírito Santo (At 1.8). “Se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo” (1Pe 4.11). Que possamos ser revestidos do poder do Espírito Santo e, a seguir, exclamar como Isaías: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8).

3. O batismo com o Espírito Santo proporciona o ambiente espiritual no qual os dons espirituais se manifestam. O crente batizado com o Espírito Santo deseja e busca a operação dos dons espirituais em sua vida. “Procurai com zelo os dons espirituais” (1Co 14.1). Deus confirma a palavra da pregação por meio de sinais e milagres e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade (Hb 2.4).

 

III. DESCRIÇÕES BÍBLICAS DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

 

1. Expressões usadas por Jesus.

a. A promessa do Pai. O mesmo Pai que enviou Jesus para ser o nosso Salvador, é quem nos envia o Espírito Santo. Jesus disse: “Rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador” (Jo 14.25), e disse também “Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome” (Jo 14.26). O Pai pôs o Espírito Santo sobre Jesus sem medida porque só Jesus é o mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5; Jo 3.34; Is 42.1; 61.6; Lc 4.18,19).

b. “A virtude do Espírito Santo há de vir sobre vós” (At 1.8). Através do batismo com o Espírito Santo ficamos em uma posição de submissão ao domínio do Espírito Santo. Importa agora viver em obediência a Deus (At 5.32), andando no Espírito (Gl 5.16).

c. “Revestidos de poder” (Lc 24.49). Esta expressão usada por Jesus leva nossos pensamentos para a história bíblica quando Eliseu pediu a Elias porção dobrada do Espírito que operava em Elias (2Reis 2.9). Jesus estava para subir ao céu, e os discípulos dariam continuidade à obra que Ele havia iniciado. Assim como Eliseu levantou a capa que Elias deixou cair ao ser arrebatado (2Reis 2.13) e lançou-se a um poderoso ministério, os discípulos receberiam “revestimento” ou batismo de poder para fazer a obra de Deus na virtude do Espírito Santo.

2. Outras expressões encontradas em Atos dos Apóstolos. No livro de Atos, esta manifestação do Espírito Santo aparece como: “cair o Espírito Santo sobre” (At 10.44; 11.15,16), “receber o Espírito Santo” (At 8.18; 19.2), “descer o Espírito Santo sobre” (At 8.16), “o Espírito Santo ser derramado” (At 2.33), “ser cheio do Espírito Santo” (At 2.4; 9.17). Todas estas expressões sugerem que algo repentino e sobrenatural aconteceu.

 

IV. BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO — UMA BÊNÇÃO QUE DEVE SER BUSCADA

 

Muitas bênçãos que acompanham a salvação são recebidas gradativamente à medida que o salvo prossegue em seguir a Jesus (Hb 6.9). Todavia, quanto à bênção do batismo com o Espírito Santo, Jesus mesmo orientou seus discípulos a não deixarem Jerusalém, mas que ali esperassem até que do alto fossem revestidos de poder (Lc 24.49). Havia portanto o perigo de que outras ocupações desviassem a mente dos discípulos de buscarem esta bênção. Muitos hoje não são batizados com o Espírito Santo porque deixaram de buscá-lo.

 

V. O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO É A MAIOR NECESSIDADE DO CRISTIANISMO NOS DIAS ATUAIS

 

A maior necessidade de cada salvo é receber o batismo com o Espírito Santo, e viver neste poder. Esta bênção é para todos, porque a Palavra de Deus não mudou. As promessas de Deus são para todos os tempos: salvação, perdão, resposta às orações, etc, e também o batismo com o Espírito Santo. “Porque eu, o Senhor, não mudo” (Ml 3.6a). A necessidade de poder divino continua a mesma, pois o poder do Maligno não mudou, nem ficou mais brando. Pelo contrário, a Bíblia diz que nos últimos dias o inimigo “[…] tem grande ira, sabendo que já lhe resta pouco tempo” (Ap 12.12b). Nos tempos do fim, as doutrinas dos demônios teriam mais adeptos (1Tm 4.1). Os discípulos na igreja primitiva resistiram e venceram as forças do mal com o poder recebido através do batismo com o Espírito Santo, e dos dons espirituais que os acompanhavam (At 8.9-12; 13.8-12; 16.17-18; 19.13-17). Os salvos têm hoje a mesma necessidade de poder.

 

CONCLUSÃO

 

A bênção do batismo com o Espírito Santo precisa ser buscada. Jesus orientou os discípulos a permanecerem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder (Lc 24.49). Busquemos com fé, sabendo que esta oração, que é segundo a vontade de Deus, tem a garantia, pela Palavra, de que será atendida: “E esta é confiança que temos nele que se pedirmos alguma coisa segundo sua vontade ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos” (1Jo 5.14,15). Aleluia!

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

 

Subsídio Teológico

 

“Nascer do alto não é uma finalidade em si mesma. É apenas o primeiro passo em direção a um viver no Espírito. A mulher, à beira do poço, Jesus se apresentou como o Doador da água que se transforma numa fonte que jorra para a vida eterna (João 4.10,14). Assim, Ele vai além da promessa de um novo nascimento para a promessa de uma vida no Espírito, trazendo não somente algumas gotas d'água, mas uma fonte que flui continuamente porque provém de mananciais eternos.

Embora Jesus não explicasse à mulher samaritana a natureza da água, o significado fica claro em João 7.37-39. Ali, no último dia da Festa dos Tabernáculos, Jesus chamou a multidão a chegar-se a Ele e beber da água. A Festa dos Tabernáculos rememorava os 40 anos que Israel passou no deserto. Ela tinha o propósito de lembrar aos israelitas que eram tão dependentes de Deus quanto seus antepassados nos dias em que Jeová os alimentou com maná e lhes deu água. Como parte das cerimônias, o Sumo sacerdote derramava água de um cântaro, para simbolizar a água concedida por Deus. Jesus, porém, chamou a multidão para si mesmo. Ele tinha o Espírito sem medida (João 3.34). O transbordar do seu Espírito estava à disposição, para satisfazer a sede das almas.

Durante o ministério de Jesus, os discípulos dependiam diretamente dele. O Espírito Santo fazia sua obra em e através de Jesus, em prol deles. Logo, o Espírito Santo estava apenas com os discípulos, mas não dentro deles (João 14-17). Viviam num período transicional, em que o Espírito Santo não era oferecido a todos; era a mesma situação do Antigo Testamento.

[…] Jesus, entretanto, prometeu que o Espírito Santo daria mais do que uma plenitude interior. Há um fluir para fora, um derramar ao derredor, além de um derramar sobre. Isso vai além de qualquer experiência do Antigo Testamento. E não é limitado aos sacerdotes, aos reis, aos profetas ou às pessoas com capacidades especiais, conforme acontecia tão frequentemente no Antigo Testamento. A promessa está à disposição de todo aquele que crê. Precisamos tão somente exercer a nossa fé e tomar posse do dom prometido” (A Doutrina do Espírito Santo. CPAD, pp.126,127).

 

GLOSSÁRIO

 

Confins: Raias, fronteiras; extremo longínquo.

Inexprimíveis: Não exprimível; encantador, inefável.

Intercessão: Súplica em favor de outrem, tomar como se fosse sua as dores de outros a fim de rogar por eles.

Ousar: Ser bastante corajoso para; atrever-se; decidir-se a.

Plenitude: Qualidade ou estado de pleno, ou seja, cheio, repleto, completo, perfeito.

 

QUESTIONÁRIO

 

1. Conceitue a palavra batismo.

R. Batismo vem do grego baptismós e significa mergulho.

 

2. Quais as finalidades do batismo com o Espírito Santo?

R. Fortalecer o crente e revesti-lo com poder para testemunhar e exercer a obra.

 

3. Qual é a atuação de Jesus na vida de quem crê?

R. Primeiro Ele tira o pecado; a seguir, batiza com o Espírito Santo.

 

4. Cite as expressões bíblicas, acerca do batismo, usadas por Jesus.

R. A promessa do Pai, a virtude do Espírito Santo, revestimento de poder.

 

5. Qual é a maior necessidade de cada salvo?

R. Receber o batismo com o Espírito Santo: