LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

JOVENS E ADULTOS

 

 

1º Trimestre de 2004

 

Título: A pessoa e a obra do Espírito Santo

Comentarista: Eurico Bergstén

 

 

Lição 5: Que quer isto dizer?

Data: 01 de Fevereiro de 2004

 

TEXTO ÁUREO

 

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne(At 2.17).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Deus promete estar presente no meio do Seu povo até à consumação dos séculos.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — Jl 2.28,29

A profecia de Joel

 

 

Terça — At 2.6

Línguas humanas

 

 

Quarta — 1Co 13.1

Línguas desconhecidas na terra

 

 

Quinta — At 10.45,46

Evidência do batismo com o Espírito Santo

 

 

Sexta — 1Co 14.2,4,26

Propósito do falar em línguas

 

 

Sábado — 1Co 14.27-40

Normas para falar em línguas em voz alta na Igreja

 

HINOS SUGERIDOS

 

24, 65 e 85 da Harpa Cristã

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Atos 2.12-21,32,33.

 

12 — E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?

13 — E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.

14 — Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

15 — Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia.

16 — Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:

17 — E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;

18 — E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão;

19 — E farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça.

20 — O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor;

21 — e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

32 — Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.

33 — De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.

 

PONTO DE CONTATO

 

Esclareça os alunos sobre o cumprimento de profecias preditas no Antigo Testamento acerca do derramamento de poder espiritual nos últimos dias. Fale sobre o significado da plenitude do Espírito.

O que significa plenitude? Quando se deu seu cumprimento? Quem tem direito a ela? Qual a sua utilidade?

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Definir a expressão “últimos dias”.
  • Enumerar os inimigos do crente.
  • Identificar, segundo a lição, pessoas que desprezaram a atuação do Espírito Santo.

 

SÍNTESE TEXTUAL

 

No dia de Pentecostes, os discípulos apresentaram-se alegres em nada parecendo com aqueles que haviam se reunido em oculto com medo de represálias dos judeus. Ousadia e autoridade concedidas pelo Espírito Santo foram a marca após o derramamento de poder. O dom de Deus não depende de grau social ou cultural. É gratuito e depende apenas de um coração puro e de fé em Deus.

Em lugar de duvidar e prolongar estéreis discussões acerca do batismo no Espírito, o crente deverá, antes, buscar com fé e insistência esta bênção tão necessária a todos os que creem em Jesus.

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

 

Divida a turma em cinco grupos. Escreva em folhas de papel, profecias bíblicas distintas que já se cumpriram ou ainda vão se cumprir. Ex: Nascimento e morte de Cristo, destruição de Jerusalém por Babilônia, proclamação do Estado de Israel, Derramamento do Espírito Santo e Arrebatamento da Igreja. Distribua para cada representante de grupo. Eles terão que buscar na Bíblia as referências sobre as profecias e seu cumprimento ou não. Dê cinco minutos para executarem essa tarefa. Ajude-os no que for necessário. Um componente deve apresentar à turma o trabalho. Escreva no quadro um resumo das principais informações.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Uma grande multidão ajuntou-se para ver e ouvir os discípulos que, ao serem batizados com o Espírito Santo, glorificavam a Deus em outras línguas. Todos se admiravam de ouvir aqueles galileus falando em idiomas desconhecidos por eles. Uns, maravilhados, perguntavam o que aquilo queria dizer, enquanto outros zombavam dizendo que os discípulos estavam cheios de mosto, isto é, embriagados.

 

I. O QUE FOI DITO PELO PROFETA (At 2.16-18)

 

1. “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus” (At 2.17; Jl 2.28,29). O derramamento do Espírito aconteceria nos últimos dias. A expressão “últimos dias” abrange o tempo desde a vinda de Cristo ao mundo (Hb 1.2; 1Jo 2.18) até o fim dos tempos. Dentro deste longo período acontecerá o “dia de Jesus Cristo” (Fp 1.6; 1Co 1.8; etc.) que é o dia do arrebatamento da igreja, o “Dia do Senhor” (1Ts 5.2), que é o tempo da grande tribulação, e a segunda fase da segunda vinda de Cristo. Para os nossos dias, que são dias trabalhosos e difíceis (2Tm 3.1), Deus tem nos proporcionado o Consolador, o Espírito Santo.

2. “[…] que do meu Espírito derramarei” (At 2.17). O profeta fala de uma manifestação abundante do Espírito, pois usa a expressão “derramarei”. Da mesma abundância escreveu o profeta Isaías (Is 44.3; 58.11) e o próprio Jesus falou do Espírito que haveria de vir como rios de água (Jo 7.38,39). No dia de Pentecostes, haviam-se cumprido todas estas profecias.

3. “[…] sobre toda a carne” (At 2.17). Esta bênção está disponível, pela graça de Deus, a todos os que creem em Jesus. No pacto do Antigo Testamento, um número limitado de pessoas teve suas experiências de relacionamento com o Espírito Santo. Agora, porém, o Espírito passou a ser concedido a todos. Nenhuma igreja pode jamais dizer que tem o monopólio desta bênção, pois ela é para todos quantos Deus nosso Senhor chamar (At 2.39). No dia de Pentecostes teve início esse derramamento universal do Espírito Santo.

 

II. A PLATAFORMA PARA A MANIFESTAÇÃO DOS DONS E OUTRAS MARAVILHAS DO ESPÍRITO SANTO

 

A profecia de Joel diz que os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão. Outras manifestações do Espírito Santo seguir-se-iam a este derramamento inicial. Também Jesus falou dos sinais que seguiriam os que cressem (Mc 16.17,18). Os dons espirituais seguem ao batismo com o Espírito Santo.

“Falavam línguas e profetizavam”, e não ao contrário disso (At 19.6; 2.17,18).

Mediante a operação do Espírito em nós, somos transformados de glória em glória (2Co 3.17,18). Na obediência absoluta à direção do Espírito, podemos experimentar o seu poder (At 5.32). Muitos só desejam a alegria transbordante da presença do Senhor e a sensação de falar em línguas estranhas. Todavia se não houver submissão à doutrina do Senhor e à direção do Espírito Santo, Ele se entristece (Ef 4.30) e o crente fica sem poder.

 

III. O REVESTIMENTO DO ESPÍRITO É O SEGREDO DA NOSSA VITÓRIA

 

O crente necessita sempre ter vitória sobre a carne (Rm 6.12,13,16), sobre o mundo (1Jo 2.15-17) e sobre o Diabo (1Pe 5.8; Tg 4.7). Por Cristo temos a vitória (1Co 15.57; Rm 8.37-39; Fp 4.13). O batismo com o Espírito Santo é o ponto inicial de uma vida de profunda comunhão com Jesus. Assim como o povo de Israel, após ter passado o Jordão, não parou às margens do rio, mas avançou passo a passo para conquistar a terra, assim aquele que recebeu o poder do Espírito Santo ao ser batizado no Espírito deve avançar para uma vida cada vez mais consagrada, em sujeição absoluta ao Espírito Santo. Nisto está a completa vitória! E somente a conseguiremos se vivermos sob o derramar contínuo do Espírito Santo sobre nós! “Enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). Literalmente, a redação desta expressão é: “Continuai enchendo-vos do Espírito”.

 

IV. É A PROVISÃO DE DEUS PARA OS ÚLTIMOS DIAS

 

Quando o poder de Deus opera em nós, podemos resistir no dia mau (Ef 6.13). O ataque do inimigo contra a fé (Lc 18.7), contra a esperança (2Pe 3.1-3) e contra o amor (Mt 24.12). Mas o Espírito ajuda! Quando o Espírito opera no crente, isso aumenta a nossa fé (2Co 4.13). O Espírito, ao operar em nós, enche-nos de esperança (Rm 15.13). O Espírito também opera como Espírito de amor (2Tm 1.7) derramando o amor de Deus em nossos corações (Rm 5.5).

A igreja necessita deste poder. Somente assim exercerá autoridade espiritual e influência cristã neste mundo e, finalmente, estará vitoriosa de pé diante de Jesus (Lc 21.36).

1. Estão cheios de mosto (At 2.13). Através dos tempos sempre tem havido pessoas que se fazem juízes das manifestações de Deus. É que o homem natural não entende as coisas de Deus (1Co 2.14). A atitude de quebrantamento de Ana foi mal interpretada pelo sacerdote Eli (1Sm 1.13,14); Mical desprezou Davi que se alegrava diante de Deus (2Sm 6.14-20); Jesus foi considerado como fora de si, pela mãe e por seus irmãos (Mc 3.21). Ainda hoje a experiência do batismo com o Espírito Santo é descrita em termos pejorativos, por alguns. Nesse caso, podemos calmamente dizer como Pedro: “não estão embriagados, como vós pensais […]”.

2. “São homens sem letras[…]” (At 4.13). Era uma forma de menosprezar o movimento pentecostal que se seguiu ao derramamento do Espírito Santo.

Dizendo que os discípulos eram homens sem letras, era como se dissessem que se tivessem estudado não fariam parte daquele movimento. Interessante é que disseram o mesmo de Jesus (Jo 7.15). Entre os crentes da igreja primitiva havia pessoas de todas as camadas sociais, exercendo as mais diferentes profissões. Havia pescadores, funcionários públicos (Mt 9.9,10), membro do Sinédrio (a corte de justiça de Israel, Lc 23.50), médico (Cl 4.14), etc. O dom de Deus independe de grau social ou cultural. Depende apenas de um coração puro e de fé em Deus. Quando hoje alguns dizem que o Pentecostes só acontece no meio de gente pobre e analfabeta, isso é tão somente uma repetição dos tempos antigos. Por outro lado, louvamos a Deus porque Ele não faz acepção de pessoas (Rm 2.11; 3.22; Ef 6.9; Cl 3.25).

3. “O batismo com o Espírito Santo vem de fonte impura”. Não convém dar exemplos das muitas expressões negativas usadas para depreciar a obra do Espírito Santo como é ensinada e experimentada entre os crentes pentecostais. Algumas destas expressões são verdadeiras blasfêmias, expressando de várias formas que o batismo que os crentes pentecostais experimentam vem de fonte impura. Queremos somente dizer que nós estamos em boa companhia, porque também Jesus foi considerado pelos religiosos de seu tempo como tendo demônio (Jo 10.21; Mc 3.22, Mt 9.34). Paulo foi considerado louco (At 26.24) e blasfemaram contra ele (At 13.45). Sem intenção de acusar quem quer que seja, queremos somente dizer que é melhor calar do que expressar-se precipitadamente contra a obra do Espírito Santo usando palavras muitas vezes muito pesadas, para que não aconteça que alguém venha a blasfemar contra o Espírito Santo (Mt 12.31,32). Mas graças a Deus, do alto descem dons perfeitos (Tg 1.17), e do alto recebemos o glorioso batismo com o Espírito Santo. Os oponentes de hoje deviam tomar o conselho de Gamaliel, em At 5.34,35,38,39.

4. Ficamos ao lado de Pedro na defesa desta grande bênção (At 2.14-36; 3.12-26). Em lugar de duvidar do batismo com o Espírito Santo ou ficar em estéreis discussões acerca dele, melhor é dar crédito à Palavra de Deus e começar a buscar esta bênção. Quem busca acha (Mt 7.7,8). Ore com fé e você receberá (Lc 11.13). Você será batizado com o Espírito Santo.

 

CONCLUSÃO

 

Tendo a sua própria experiência você dará o seu testemunho de que Jesus verdadeiramente batiza com o Espírito Santo. Saberá então que os argumentos errôneos acerca do batismo com o Espírito Santo vêm dos que não tiveram esta experiência. Seu testemunho poderá servir de incentivo a outros, que assim começarão a buscar, recebendo eles mesmos também esta gloriosa bênção, a qual é a grande necessidade de todos os que creem em Jesus.

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

 

Subsídio Doutrinário

 

“A era do Espírito Santo foi predita há muito tempo pelos profetas: Isto é o que foi dito pelo profeta Joel (v.16). No Antigo Testamento, só algumas pessoas experimentaram o Espírito. Do dia de Pentecostes em diante, Deus torna disponível a todos os seus filhos a plenitude do Espírito. O poder carismático do Espírito já não está limitado aos líderes do povo de Deus. Fundamentando sua mensagem na profecia de Joel, Pedro promete que o derramamento do Espírito é para ‘toda a carne’. É de escopo universal — sobre jovens e velhos, sobre filhas e filhos, até sobre os de posição social menos favorecida, tanto homens quanto mulheres.

Ao receber o batismo no Espírito Santo, as pessoas devem profetizar. Línguas que acompanham a experiência de imersão no Espírito têm o caráter de fala profética, e Pedro liga o poder do Espírito à explosão universal de profecia […].

O cumprimento inicial da promessa de Joel no dia de Pentecostes batiza os discípulos para um ministério profético de dar testemunho da obra salvadora de Cristo. O propósito deste derramamento do Espírito é preparar o povo de Deus para a chegada do ‘grande e glorioso Dia do Senhor’. ‘A era vindoura tornou-se realidade na vida do povo de Deus’” (Comentário Bíblico Pentecostal. French L. Arrington e Roger Stronstad, CPAD).

 

GLOSSÁRIO

 

Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso; credo, declaração de fé, dogma; exposição sistemática e lógica das verdades extraídas da Bíblia.

Monopólio: Exploração, posse, direito de privilégio exclusivos.

Mosto: Sumo de uvas antes de terminada a fermentação.

Pejorativo: De sentido torpe, obsceno, ou desagradável.

Revestimento: Tornar a vestir, por uma cobertura; munir-se, encher-se.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

Comentário BíblicoEfésios. Elienai Cabral. CPAD.

AtosE a Igreja se fez missões. Myer Pearlman, CPAD.

 

QUESTIONÁRIO

 

1. Qual a extensão da expressão “últimos dias”?

R. Abrange o tempo desde a vinda de Cristo até o fim dos tempos.

 

2. Quais são os inimigos do crente?

R. A carne, o mundo e o pecado.

 

3. O que é necessário para experimentar o poder de Deus?

R. Obediência absoluta à direção do Espírito Santo.

 

4. Quem falou sobre o derramamento do Espírito em profusão.

R. Joel, Isaías e Jesus.

 

5. Qual era a forma de menosprezar o movimento pentecostal?

R. Considerando seus seguidores analfabetos.