LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

JOVENS E ADULTOS

 

 

1º Trimestre de 2004

 

Título: A pessoa e a obra do Espírito Santo

Comentarista: Eurico Bergstén

 

 

Lição 8: Como receber o batismo com o Espírito Santo

Data: 22 de Fevereiro de 2004

 

TEXTO ÁUREO

 

Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo(At 2.38).

 

VERDADE PRÁTICA

 

O arrependimento dos pecados é condição prévia para receber o batismo com o Espírito Santo, que deve ser buscado com perseverança em oração por todos os salvos.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — At 3.19; 2.38

Arrependendo-se dos pecados

 

 

Terça — At 5.32

Obedecendo a Deus

 

 

Quarta — At 2.39

A promessa é para todos

 

 

Quinta — At 4.31; 8.14-17

Buscando em oração

 

 

Sexta — At 1.4,5

Esperando a promessa

 

 

Sábado — 1Jo 5.14,15

Deus ouve a nossa oração

 

HINOS SUGERIDOS

 

440, 450 e 470 da Harpa Cristã

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Gálatas 3.1-5,13,14.

 

1 — Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado?

2 — Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

3 — Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?

4 — Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.

5 — Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera maravilhas entre vós o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

13 — Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

14 — para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito.

 

PONTO DE CONTATO

 

O batismo com o Espírito Santo está à disposição de todos os que perseverarem em buscá-lo. Entretanto para o recebermos, alguns aspectos devem ser levados em consideração. Entre eles está a oração e a fé. Faça uma reflexão com seus alunos sobre as seguintes perguntas: Como está sua vida de oração? O batismo com o Espírito Santo está incluído em seus pedidos diários? Você realmente almeja receber esse presente de Deus? É uma prioridade em sua vida espiritual? Tem perseverado em buscá-lo? Está confiante que vai recebê-lo?

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Mostrar a razão porque devemos pedir o batismo no Espírito Santo.
  • Indicar as condições do crente para receber o batismo.

 

SÍNTESE TEXTUAL

 

O batismo com o Espírito Santo não é concedido por merecimento, por isso nenhum crente deve procurar justificativas em si mesmo para recebê-lo ou sentir-se indigno de aceitá-lo. Esse revestimento de poder é uma das maravilhosas dádivas divinas que estão à nossa disposição. O arrependimento é condição prévia para recebê-lo, ou seja, qualquer pessoa que não tenha reconhecido seu estado de pecador e sua necessidade de salvação, e confessado Jesus como seu único e suficiente salvador, não pode ser batizada com o Espírito Santo. Também é necessário buscá-lo com fervor, esperar e crer que sua oração será atendida. É imprescindível manter uma vida de santidade para que esta graça seja conservada em sua vida.

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

 

Escreva em uma tira de papel a seguinte pergunta: Por que algumas pessoas não são batizadas com o Espírito Santo? e em outra tira, esta questão: Como devemos buscar o batismo com o Espírito Santo? Dobre-as. Divida a turma em grupos 1 e 2. Cada um deve ter o seu representante, o qual irá escolher uma tira de papel. Um componente do grupo 1 abrirá o papel e lerá a pergunta em voz audível para o grupo 2, que debaterá entre si e escreverá no quadro-de-giz sua resposta. Feito isso, um integrante deste mesmo grupo lerá a outra pergunta para o grupo 1 responder. Conclua fazendo um resumo das respostas apresentadas.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Se a promessa do batismo com o Espírito Santo é para todos, por que tantos não são batizados? O que se deve fazer para receber o batismo com o Espírito Santo? Qual a nossa parte, e qual a de Deus? Estaremos respondendo estas perguntas nesta lição.

 

I. POR QUE TANTOS NÃO SÃO BATIZADOS?

 

1. Muitos não ouviram falar desta bênção. Foi o caso dos crentes em Éfeso (At 19.1-6). Isso ainda acontece hoje. Pode haver falha no ensino ministrado na igreja e este tão importante tema não ser assunto de pregação. A fé vem pelo ouvir. Mas pode ser que a falha esteja no crente que não vai ao culto de doutrina. Domingo à noite, geralmente, as mensagens são evangelísticas. Mas a falha pode ser também da própria igreja que não enfatiza o culto de doutrina. Meu irmão, assista aos cultos de doutrina, conheça qual é a sua herança (Ef 1.17,18). Não seja como o irmão mais velho do filho pródigo que, embora estivesse na casa do pai, não sabia o que lhe pertencia (Lc 15.31). O batismo com o Espírito Santo lhe pertence. É seu! Glória a Deus!

2. Muitos não recebem o batismo por negligência. Alguns se acomodaram com a sua situação, alegram-se na salvação, mas não sentem necessidade de buscar o batismo com o Espírito Santo. Mas a Bíblia adverte: “[…] não vos façais negligentes […]” (Hb 6.12). Cuidado com a preguiça espiritual! Muitas vezes o crente está tão ocupado com as coisas da vida material, que não tem tempo para buscar a Deus. A vida espiritual merece melhor atenção! Tenha prazer na lei do Senhor! Não esqueça nenhum de seus benefícios (Sl 103.1,2). Obedeça ao Senhor que ordena: “[…] enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).

3. Muitos não buscam o batismo porque acham que não merecem esta bênção. Buscaram algumas vezes e, porque não receberam, o Inimigo fez-lhes acreditar que não receberam porque não mereciam. Há até os que dizem que o batismo é somente para aqueles que são predestinados. Todavia, a predestinação é universal. Todos são predestinados para, em Cristo, alcançarem tudo o que Deus preparou pelo seu beneplácito (Ef 1.3-5). Não há uma única pessoa que seja merecedora das bênçãos de Deus. Tudo é pela graça (Ef 2.5-8). Se dependesse de merecimento não haveria uma única pessoa batizada com o Espírito Santo. Jesus quer com o batismo fortalecer a sua noiva e capacitá-la porque a ama!

 

II. COMO RECEBER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

 

1. É preciso ter um coração puro.

a. O Espírito é santo (Ef 4.30). Para receber a plenitude do Espírito é preciso estar em harmonia com Ele. “Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.16). O pecado entristece o Espírito Santo (Ef 4.30).

b. Precisamos ser totalmente purificados do pecado. Foi o que aconteceu na casa de Cornélio. Os que ouviram a Palavra tiveram seus corações purificados pela fé (At 15.9), receberam o batismo com o Espírito Santo exatamente como aconteceu no dia de Pentecostes (At 15.8). Tenha certeza de que seu pecado está perdoado, porque a Palavra o garante (1Jo 1.7,9). Devemos ter a nossa vida livre de desobediência diante de Deus, porque o Espírito Santo é dado aos que lhe obedecem (At 5.32).

c. A Bíblia mostra que pureza e recebimento do Espírito Santo estão vinculados (Ez 36.25-27). Fala primeiro da purificação, depois do Espírito Santo. O texto de Eclesiastes 9.8 fala primeiro das vestes que em todo tempo devem estar alvas para, em seguida, falar do óleo que não deve faltar sobre as nossas cabeças. Quando o texto de Levítico 14.17 relata a cerimônia de purificação, vemos que o azeite era colocado em cima do sangue da expiação da culpa. Primeiro a purificação, depois a unção!

2. Concentre seus pensamentos em Jesus.

a. Jesus é aquele que batiza com o Espírito Santo. Mais importante que a dádiva é o doador. Muitos ficam tão empolgados com a perspectiva da dádiva que é o batismo com o Espírito Santo, que se esquecem de Jesus, o doador. Devemos concentrar os nossos pensamentos em Jesus. “Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11). Clame por Jesus!

b. Jesus conquistou na cruz esta bênção para nós. Ele se fez maldição por nós (Gl 3.13) para que pela fé recebêssemos a promessa do Espírito (Gl 3.14). Importa observar isto. Paulo leva os gálatas a lembrarem-se de que receberam o Espírito pela fé (Gl 3.2), a qual brotou em seus corações quando Jesus Cristo foi representado como crucificado perante seus olhos (Gl 3.1).

c. Chegue-se a Jesus, e Ele se chegará a você (Tg 4.8). O Senhor está perto daqueles que o invocam (Sl 145.18). Há orações que não aproximam a pessoa de Deus (Is 29.13). Pense em Jesus, pois nele estão as bênçãos (Ef 1.3). Os olhos do Senhor passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele (2Cr 16.9). Ele trabalha a favor daqueles que nele esperam (Is 64.4). Quando Eliseu viu Elias sendo arrebatado, clamou e recebeu a porção dobrada do Espírito conforme havia pedido (2Rs 2.10-15). Olhe para Jesus, clame por Jesus e receberá a bênção.

3. Devemos pedir em oração que Jesus nos batize.

a. Foi assim que Jesus ensinou. Ele disse que o Pai daria o Espírito Santo àqueles que lhe pedissem (Lc 11.13). Ele ordenou a seus discípulos que em Jerusalém aguardassem a bênção.

b. Devemos orar considerando que a promessa é para nós (At 2.39). Desta maneira o batismo com o Espírito Santo é uma bênção que já nos pertence (Ef 1.3). Importa buscá-la em oração. Jesus quer que você seja batizado (1Jo 5.14,15).

c. Na atmosfera da oração o Espírito Santo se manifesta. Viva em oração. Concentre-se em torno de seu pedido. Jesus pediu três vezes a mesma coisa (Mt 26.44). Elias orou sete vezes até vir a chuva (1Rs 18.42-44). Paulo orou três vezes para ser liberto de um espinho na carne (2Co 12.8). Peça você também até receber a resposta. Ore com alegria. Deleite-se no Senhor, e Ele concederá o que deseja o seu coração (Sl 37.4). Ore em nome de Jesus, que é o nome daquele que batiza com o Espírito Santo (Jo 14.26).

4. O batismo com o Espírito Santo é recebido pela fé.

a. Os crentes da Galácia receberam o Espírito Santo pela fé. Haviam ouvido a pregação da palavra da fé (Gl 3.2). A Palavra pregada produziu fé em seus corações, pois a fé é pelo ouvir a palavra de Deus (Rm 10.17). Puderam então pela fé receber a promessa do Espírito (Gl 3.14).

b. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem (Hb 11.1). Você que está esperando o batismo com o Espírito Santo, ainda não o viu, não é mesmo? Mas pela fé você tem a prova, a evidência, a certeza, de que o batismo com o Espírito Santo já é seu. É promessa de Deus, e não podemos fazê-lo mentiroso com a nossa dúvida, com a nossa incredulidade (1Jo 5.10). Fé significa convicção de que Deus é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). Creia que Deus o recompensará quando você pedir segundo a Sua palavra (1Jo 5.14-15). Se você crer, verá a glória de Deus (Jo 11.40).

c. A fé se firma nas promessas de Deus. Abraão foi fortificado na fé dando glória a Deus, certíssimo de que aquilo que Deus havia prometido também era poderoso para realizar (Rm 4.20,21). Se o inimigo falar em seu ouvido que você não será batizado, não creia, porque Jesus disse exatamente o contrário. Satanás é mentiroso, e pai da mentira (Jo 8.44). Jesus é a verdade (Jo 14.6). Dê glória a Jesus porque o dom é seu.

5. O que crer deve agir pela fé.

a. A fé se mostra pelas obras (Tg 2.18). Quando a mulher que estava enferma queria obter a cura de Jesus, disse para si mesma: “Se tão somente tocar” (Mc 5.28). E ao fazer isto, sentiu o poder de Jesus e ficou sã, e por acréscimo, salva (Mc 5.29-34). A fé se expressou em uma ação.

Certo irmão disse ao seu pastor: — Vinte anos tenho orado, pedindo o batismo com o Espírito Santo e ainda não recebi! O pastor respondeu: — Vinte anos Jesus tem estado ao seu lado dizendo: Receba o batismo com o Espírito Santo! Aquela palavra despertou a fé do irmão que voltou a orar, e no mesmo dia Jesus o batizou.

b. Pela fé recebemos a promessa do Espírito. No batismo nas águas, o candidato entra no batistério e sabe que em seguida será batizado. Faça o mesmo. Jesus, aquele que batiza com o Espírito Santo, o espera. Entregue-se nos braços de Jesus e espere. Ele te batizará com Espírito Santo e com fogo.

 

CONCLUSÃO

 

O batismo com o Espírito Santo não é algo que vem pelo nosso esforço, mas, porque Jesus nos ama. Pela sua morte, consumou para nós uma perfeita salvação, a qual abrange também o direito de sermos batizados com o Espírito Santo.

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

 

Subsídio Teológico

 

“As Escrituras são o nosso guia infalível para uma compreensão melhor de seus caminhos e, para os crentes ansiosos pelo batismo com o Espírito Santo, dizemos sempre em primeiro lugar que cumpram as condições de Atos 2.38.

Arrependimento: o ponto essencial num arrependimento verdadeiro é de fato uma voluntariedade, uma determinação para relacionar-se com Deus, corrigir-se, provar sinceridade na busca de Deus, através de frutos verdadeiros numa vida transformada. ‘E sejam batizados’ — sem tirar um jota da força de aplicação literal desse mandamento na imersão dos crentes, cremos nele de todo o coração; também queremos ver por trás desse mandamento o princípio perfeito da obediência a toda e qualquer coisa que Deus possa determinar. O Senhor muitas vezes pode provar nossa voluntariedade na obediência, testando-nos apenas em um pequenino ponto — um simples detalhe da vida, mas que revele infalivelmente o propósito do coração.

A exigência seguinte que colocaríamos diante daqueles que buscam o batismo é a fé nas promessas referentes a esse assunto…

[…] Não se chegue a Deus para receber o batismo apenas porque alguém mais obteve essa grande bênção e você gostaria de ser tão feliz e cheio do Espírito Santo quanto esses que o obtiveram. ‘Confie que o batismo com o Espírito Santo é a herança de todos os verdadeiros crentes […]’” (Como receber o batismo no Espírito Santo. CPAD, pp.33-35).

 

GLOSSÁRIO

 

Convicção: Efeito de convencer; certeza adquirida por demonstração; persuasão íntima.

Deleitar: Sentir ou receber grande prazer; deliciar-se; ter uma sensação muito agradável.

Doutrina: Exposição sistemática e lógica das verdades extraídas da Bíblia, visando o aperfeiçoamento do crente.

Galardoador: Aquele que confere prêmio ou galardão por algum serviço ou merecimento.

Negligência: Desleixo; descuido; desprezo.

 

QUESTIONÁRIO

 

1. Por que muitos não são batizados com o Espírito Santo?

R. Porque não ouviram falar desta bênção, por negligência e por acharem que não a merecem.

 

2. Por que ninguém merece ser batizado?

R. Porque o batismo com o Espírito Santo é pela graça.

 

3. O que é preciso para receber o batismo com o Espírito Santo?

R. Ter um coração puro, concentrar os pensamentos em Jesus, pedi-lo em oração e recebê-lo pela fé.

 

4. Quem nos batiza com o Espírito Santo?

R. Jesus.

 

5. Para quem é a promessa do batismo?

R. Para todos os que crerem e buscá-lo em oração.