LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

JOVENS E ADULTOS

 

 

1º Trimestre de 2004

 

Título: A pessoa e a obra do Espírito Santo

Comentarista: Eurico Bergstén

 

 

Lição 12: A obra do Espírito e a segunda vinda de Jesus

Data: 21 de Março de 2004

 

TEXTO ÁUREO

 

E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta(Mt 25.10).

 

VERDADE PRÁTICA

 

O crente deve zelar pela sua vida espiritual, mantendo-se em comunhão com o Espírito Santo e perseverando na fé para que não seja surpreendido na volta de Jesus.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — 2Pe 3.8-14

A promessa infalível

 

 

Terça — Ef 5.27

Como a noiva de Cristo deve aguardá-lo

 

 

Quarta — Tt 2.13; Fp 3.20,21

A esperança do crente

 

 

Quinta — Ap 3.11-13,20-22

A advertência do Espírito Santo às Igrejas

 

 

Sexta — Ap 5.17,20

O clamor do Espírito

 

 

Sábado — Ap 21.7,8; 22.14,15

Os vencedores e os vencidos

 

HINOS SUGERIDOS

 

102, 349 e 511 da Harpa Cristã

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Mateus 25.1-13.

 

1 — Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

2 — E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas.

3 — As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

4 — Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

5 — E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram.

6 — Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!

7 — Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.

8 — E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

9 — Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.

10 — E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

11 — E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta!

12 — E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

13 — Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

 

PONTO DE CONTATO

 

Jesus costumava ensinar através de parábolas. O significado básico desse recurso literário é: “comparação de duas coisas diferentes”. Ela consiste de duas partes: uma de ficção, que corresponde à imaginação do autor e portanto, não deve ter seus elementos questionados; e uma parte real. Numa parábola, você deve focar sempre a questão principal e não se ater a detalhes, que muitas vezes podem causar confusão e divergências. É extremamente interessante este método de ensino, porque atrai a atenção das pessoas e facilita a compreensão de um princípio bíblico difícil. Identificar as personagens fundamentais e prestar atenção ao que ocorre no final, são fatores que ajudam interpretá-la. Não esqueça: o objetivo da parábola é ensinar uma verdade.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Relacionar a obra do Espírito Santo e a segunda vinda de Cristo.
  • Descrever as mensagens de despertamento que os apóstolos escreveram.
  • Citar as manifestações do caráter santo do Espírito.

 

SÍNTESE TEXTUAL

 

Durante o sermão profético de Jesus no monte das Oliveiras, ele exortou a multidão sobre a necessidade de vigilância e fidelidade até que ele voltasse e para isso usou a parábola das dez virgens. Os crentes são como elas que aguardavam o noivo. Alguns estão preparados, são prudentes; outros, estão completamente despreparados, são imprudentes. A Bíblia ensina que o Mestre voltará à hora que ninguém imagina, portanto todos os que desejam participar das “bodas” devem estar apercebidos e conservar o óleo em suas lâmpadas. Assim como, naquela época, a lâmpada necessitava de óleo para se manter acesa, hoje nossa vida precisa do Espírito Santo para conservar a comunhão com Deus. Somente aqueles que forem fiéis e vigilantes, e perseverarem até o fim, alcançarão a vida eterna. O crente que possui o azeite em sua lâmpada não se atemoriza ante a expectativa daquele Grande Dia, mas ama e aguarda precavido a vinda do Filho do Homem.

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

 

Faça uma rápida encenação no estilo pantomima (arte ou ato de expressão por meio de gestos; mímica) sobre a parábola das dez virgens. Separe cinco alunas para serem as prudentes, cinco imprudentes. Escolha um aluno para fazer a leitura enquanto elas encenam. É importante enfatizar que na pantomima não se deve mexer os lábios, toda a expressão é feita através do corpo. O narrador deve ser alguém que tenha uma voz bastante expressiva e audível. Explore a criatividade de seus alunos. No final agradeça aos participantes e parabenize-os. Solicite opiniões, comentários ou até mesmo observações sobre a parábola em si e a encenação.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

O Espírito Santo quer avivar no meio do povo de Deus uma das doutrinas mais importantes do Novo Testamento: a doutrina acerca da segunda vinda de Jesus. O Espírito Santo, como Espírito de esperança, quer renovar a esperança dos crentes, incentivando-os a esperar este grande acontecimento.

 

I. A MENSAGEM DOS APÓSTOLOS SOBRE A VINDA DE JESUS

 

1. Paulo. Ele escreveu acerca da vinda de Jesus umas cinquenta vezes: 1Ts 4.13-18; Fp 3.20,21; Tt 2.13; etc. Ele queria apresentar a igreja como uma virgem pura ao seu marido, Cristo (2Co 11.2). Ele afirma que Cristo amou a igreja e se entregou por ela, para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, sem ruga, mas santa e irrepreensível (Ef 5.25-27). Ele mostra que é tempo de despertarmos do sono, pois o dia é chegado (Rm 13.11,12).

2. Pedro. Ele procura despertar os crentes com admoestações, a fim de que eles tenham uma ampla entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2Pe 1.11-15). Ele adverte os crentes contra aqueles que zombam da vinda do Senhor (2Pe 3.4).

3. João. No seu livro, o Apocalipse, temos de Deus a revelação das últimas coisas que estão para acontecer, a partir da vida de Jesus. Ele nos exorta a permanecermos em Jesus, para que não sejamos confundidos por Ele na sua vinda (1Jo 2.28). Fala também do que vai ocorrer quando Jesus se manifestar (1Jo 3.2).

4. Judas. Fala que Deus é poderoso para nos guardar de tropeçar e apresentar-nos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória (v.24).

5. Tiago. Exorta-nos a sermos pacientes até a vinda do Senhor, como o lavrador espera o fruto da terra (Tg 5.7,8).

Diante de todos esses apelos, a Igreja de Cristo deve sempre com grande entusiasmo falar acerca da Segunda Vinda de Jesus. Devemos nos lembrar sempre de que a Vinda de Jesus está próxima, e que devemos estar preparados.

 

II. O ESPÍRITO SANTO MANTÉM NOSSA LÂMPADA ACESA

 

Na Antiga Aliança, o sumo sacerdote era encarregado de cada manhã pôr em ordem as lâmpadas, mantendo-as sempre acesas (Êx 30.7,8). Na Nova Aliança, Jesus é o nosso grande sumo sacerdote (Hb 4.14; 6.20; 7.21,25), e quando mantemos íntima comunhão com Ele, o fogo que se acendeu no momento da salvação mantém-se.

1. Precisamos estar abertos para a operação do Espírito. A vitória sobre a carne vem da operação do Espírito na nossa vida (Gl 5.16,17; Gl 2.20).

Primeiro vem a purificação, depois o óleo de Deus (Ec 9.8). Quando mantemos a íntima comunhão com o Deus, o nosso ser interior se renova de dia em dia (2Co 4.16; Tt 3.5).

2. O crente cuja lâmpada está acesa.

a) É uma vida na expectativa do clamor da meia-noite (Mt 25.6).

b) É uma vida que sabe orar conforme a última oração registrada na Bíblia: “Ora, vem, Senhor Jesus!” (Ap 22.20).

c) É uma vida que espera (Lc 12.36) e ama (2Tm 4.8) a vinda de Jesus.

 

III. QUANDO A NOSSA LÂMPADA ESTÁ ACESA

 

1. Evidências da nossa lâmpada acesa.

a) A chama do Espírito Santo é chama de santidade. Quando o fogo do Espírito está em ação, somos levados a buscar a santificação, isto é, a nos afastarmos daquilo que não agrada a Deus (2Co 6.14,15; 7.1), desejando sempre fazer o bem, e procurando nos tornar cada vez mais semelhantes a Jesus.

Quando estas coisas estiverem em falta na nossa vida, é tempo de buscarmos o óleo do Espírito.

b. A chama do Espírito é chama de amor. Amor é um dos atributos do Espírito. Experimentamos esse amor no momento da salvação, e no batismo com o Espírito Santo este amor é aumentado (Rm 5.5). Vejamos as manifestações deste amor.

— Amamos a Deus (Mc 12.30), amamos a Jesus, o nosso Noivo, que nos aguarda. Clamamos Maranata (1Co 16.22).

— Amamos a sua Palavra; seus mandamentos não são pesados (1Jo 5.3). Queremos obedecer a Palavra (1Jo 2.5).

— Amamos as almas perdidas e nos empenhamos em ganhá-las para Deus.

Quando Deus é apenas alguém que buscamos porque estamos em aperto; quando encaramos a Palavra de Deus com tédio e, quando não nos preocupamos com a salvação dos perdidos, é tempo de renovação do Espírito.

c. A chama do Espírito é chama de esperança. Fomos gerados de novo para uma viva esperança (1Pe 1.3). O Espírito Santo aviva a nossa esperança (Rm 15.13). Por causa da nossa viva esperança, amamos a sua vinda (2Tm 4.8), e desejamos a sua vinda (Rm 8.23). Se a vinda de Jesus não significa nada para nós , é tempo de alimentar a chama do Espírito.

d. A chama do Espírito é chama de fé. Ele é o Espírito de fé (2Co 4.13). A fé tem Jesus como fundamento (At 3.16), e o mistério da fé é guardado em uma pura consciência (1Tm 3.9). Vivemos pela fé (Rm 1.17), vencemos pela fé (1Jo 5.4,5), e pela fé podemos ver a operação sobrenatural do poder de Deus (Mc 11.22-24).

2. Quatro bênçãos de uma lâmpada espiritual acesa.

a. As trevas se dissipam. A luz da lâmpada acesa não aniquila as trevas, mas elas têm de se afastar. Isso significa vitória sobre as tentações. Sabemos que “e só estarás em cima e não debaixo” (Dt 28.13). Podemos constatar que as trevas não têm poder sobre nós (Mt 16.18). Rejeitamos as obras das trevas (Rm 13.12). Queremos andar na luz (1Jo 1.7). As trevas não podem nos alcançar (Jo 12.35). Mas se as tentações chegam cada vez mais perto, e começarmos a nos afastar da luz, precisamos de óleo novo.

b) Nossa vida é diferente. Resplandecemos como astros no mundo em meio a uma geração corrompida e perversa (Fp 2.15). Os ímpios acham estranho que não corremos com eles no mesmo desenfreamento de dissolução e, por isso, blasfemam de nós (1Pe 4.4).

Se o crente passar a viver como o mundo vive; se deixar de confessar o nome de Jesus; e, se em seu redor ninguém nota que ele é um crente, está na hora de buscar óleo novo (Sl 92.10).

c. Temos clara visão das belezas de Cristo. Vemos todo o bem que temos por Cristo Jesus (Fm v.6). Vemos o grande valor da Palavra. Lemos a Palavra, amamos a Palavra (Sl 119.97,159), sim, amamo-la extremamente (Sl 119.167). Vemos também o grande valor da comunhão com nossos irmãos na fé; temos imenso prazer em estar na casa de Deus (Sl 122.1; 84.10). Mas se o crente não tiver mais prazer em ler a Palavra de Deus, nem sentir mais necessidade de orar, se ir aos cultos, passa a ser uma obrigação e se a vida cristã começar a parecer algo monótono, é tempo de buscar óleo novo.

d. Passamos a ser uma bênção para os outros. Outros podem se alegrar com a nossa luz (Jo 5.35). Mas se o crente ficar indiferente, sem se importar com a salvação das almas, é tempo de buscar novo óleo.

 

IV. COMO PODEMOS TER O ÓLEO DO ESPÍRITO RENOVADO

 

Uma vida de comunhão com Deus garante a renovação espiritual diária, e a lâmpada se mantém acesa. Se esta comunhão diária for negligenciada, é necessário uma renovação do óleo da lâmpada. Temos na Palavra de Deus uma “receita” que é confirmada pelo Espírito Santo (Ef 5.12-14).

1. A luz tudo manifesta (Ef 5.13). Precisamos andar na luz, como Ele na luz está (1Jo 1.7). Assim como cada crente deve examinar-se a si mesmo ante a ceia do Senhor (1Co 11.28), devemos nos examinar a nós mesmos ante a vinda do Senhor. A renovação espiritual é uma necessidade constante para o crente não envelhecer espiritualmente (Sl 103.5).

2. Desperta tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos (Ef 5.14). Deus quer nos livrar de toda negligência e das suas consequências. Levanta-te dentre os mortos! Precisamos eliminar a letargia causada pelo descuido espiritual, e desprender-nos dos laços do Diabo (2Tm 2.26). Precisamos renovar a nossa entrega a Deus (Rm 6.13), e receber total perdão por toda a nossa negligência.

3. E Cristo te esclarecerá (Ef 5.14). Na renovada comunhão com Cristo, acende-se novamente a lâmpada que se apagara. Tudo se faz novo (2Co 5.17).

 

CONCLUSÃO

 

Jesus está às portas. Devemos viver de modo que nossas lâmpadas estejam bem acesas no momento do arrebatamento da igreja.

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

 

Subsídio Teológico

 

“[…] As virgens prudentes representam aqueles crentes que, reconhecendo possível demora do Noivo, não somente o aguardam pacientemente, como conservam-se diligentemente num estado espiritual apropriado a qualquer chamada repentina. Estão cientes de que algumas emoções não bastarão para levá-los ao triunfo, mas que precisam ser fortalecidos, reavivados e purificados pelo contato ininterrupto do Espírito de Deus. Por isso, zelam pela sua vida espiritual. Crentes ‘prudentes’ têm previdência, sinceridade e profundidade na fé. Os ‘loucos’ que professam a fé não têm consideração nem sinceridade e são superficiais.

A vida cristã consiste em contínua dependência de Deus. Necessárias são, no entanto, as reservas de forças espirituais. Não se pode discernir, mediante análise superficial, a diferença entre o crente que possui profunda experiência espiritual e aquele cuja profissão de fé não vai além da superfície. Um teste repentino, porém, mostrará a diferença: pegos de surpresa, não temos como preparar-nos. A súbita tentação, tristeza, decepção ou apelo inesperado revelam a profundidade do caráter e o alcance do preparo espiritual. A revelação da força ou fraqueza espiritual pode ser repentina, mas o processo que leva até esse ponto é paulatino.

Em outras palavras, as crises revelam a quantidade das nossas reservas espirituais. Aplica-se isto à vida diária e não somente à vinda de nosso Senhor. Durante a emergência, revela-se o líder, mas suas qualidades não foram adquiridas num repente; são resultado de longos anos de disciplina e oração. Enquanto outros descansavam ou dormiam, dedicava-se ele ao estudo e trabalho. A revelação da sua capacidade foi repentina; o preparo, demorado.

Preparemo-nos hoje para as exigências, possibilidades e oportunidades futuras. ‘A reserva de poder é resultado de disciplina diária’” (MateusO Evangelho do Grande Rei. CPAD, pp.194,195).

 

GLOSSÁRIO

 

Expectativa: Esperança fundada em supostos direitos, probabilidades ou promessas.

Letargia: Estado patológico caracterizado por um sono profundo e duradouro do qual só com dificuldade, e temporariamente, pode o paciente despertar.

Mácula: Nódoa, mancha.

Tédio: Aborrecimento, fastio, nojo, desgosto.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

MateusO Evangelho do Grande Rei. Myer Pearlman, CPAD.

Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

 

QUESTIONÁRIO

 

1. Quais apóstolos mencionaram a Vinda de Jesus em seus livros?

R. Paulo, Pedro, João, Judas e Tiago.

 

2. Quem é o sumo sacerdote na Nova Aliança?

R. Jesus.

 

3. Como vive o crente cuja lâmpada está acesa?

R. Vive na expectativa do clamor da meia-noite, espera e ama a vinda de Jesus.

 

4. Mencione as três manifestações do amor comunicado pelo Espírito Santo?

R. Amamos a Deus, a sua Palavra e as almas perdidas.

 

5. Cite as quatro bênçãos de uma lâmpada espiritual acesa.

R. As trevas se dissipam, a nossa vida é diferente, temos clara visão das belezas de Cristo e passamos a ser uma bênção para os outros.