LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

JOVENS E ADULTOS

 

 

1º Trimestre de 2004

 

Título: A pessoa e a obra do Espírito Santo

Comentarista: Eurico Bergstén

 

 

Lição 13: A renovação espiritual do crente

Data: 28 de Março de 2004

 

TEXTO ÁUREO

 

Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia(2Co 4.16).

 

VERDADE PRÁTICA

 

O crente necessita de uma renovação espiritual diária para que possa superar as adversidades e obstáculos da caminhada cristã.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — Sl 51.10-12

O desejo sincero de ser renovado

 

 

Terça — Ez 11.19,20; 36.26,27

Um coração renovado

 

 

Quarta — Fp 4.8; Cl 3.2

Uma mente renovada

 

 

Quinta — Ef 6.18; 1Ts 5.17

Orando em todo tempo

 

 

Sexta — Is 1.8; Sl 1.2

A necessidade de meditação diária na Palavra

 

 

Sábado — 1Pe 1.15,16

Uma vida em plena santidade

 

HINOS SUGERIDOS

 

122, 155 e 387 da Harpa Cristã

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Levítico 6.13; Romanos 12.1,2,11; 2 Coríntios 4.16; Efésios 4.30; Tito 3.5.

 

Levítico 6

13 — O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

 

Romanos 12

1 — Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 — E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

11 — Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo o Senhor.

 

2 Coríntios 4

16 — Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

 

Efésios 4

30 — E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.

 

Tito 3

5 — Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.

 

PONTO DE CONTATO

 

O texto nos fala sobre a renovação da mente. O que é isto? Em que uma mente renovada pensa? A Bíblia nos ensina sobre isso: tudo que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, de boa qualidade moral e se há algum louvor, nisso pensai (Fp 4.8). Para que você pense em coisas boas, é necessário selecionar as informações que serão enviadas para sua mente através dos sentidos. Portanto, devemos nos preocupar com o que vemos, ouvimos e contatamos. O que tem preenchido a sua mente? Com o que você tem se ocupado? Que livros você tem lido? Para que você usa a internet? O que você tem visto na televisão? Você costuma ler a Bíblia? Pense nisso.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Entender o significado de renovação espiritual.
  • Identificar o símbolo da renovação espiritual.
  • Explicar todas as circunstâncias que envolvem a operação do Espírito Santo.

 

SÍNTESE TEXTUAL

 

O crente possui liberdade espiritual porque não mais pertence ao Diabo e agora o pecado não tem mais domínio sobre ele. Somos livres para servir a Deus e oferecer-lhe “sacrifícios espirituais”, que são um coração sincero e contrito, e um andar em santidade e obediência. A desobediência e a vida impura tiram a liberdade do Espírito. Esta liberdade só pode ser conservada se a chama do nosso altar estiver acesa, ou seja, mediante a presença do Espírito Santo em nós. E para isso, é necessário meditação diária na Bíblia e oração em todo tempo. Quando damos liberdade para o Espírito atuar em nossa vida, começamos a viver sob sua influência e não há mais espaço para o velho homem e seu comportamento.

O crente deve tomar extremo cuidado para não entristecer o Espírito Santo, porque isso poderá levá-lo a resisti-lo, depois a extingui-lo e por fim a blasfemá-lo.

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

 

Como esta é a última aula, você poderá realizar uma competição entre os alunos utilizando as perguntas do questionário desta revista. Selecione quinze perguntas de todo o trimestre, escreva em tiras de papel e dobre-as. Divida a turma em três grupos. Cada grupo deve ter o seu representante que escolherá uma pergunta para o grupo responder. Cada resposta certa vale cinco pontos. Se o grupo errar, ou não souber a resposta, passe para o grupo seguinte e assim sucessivamente até que alguém responda. Se ninguém souber responder, dê a resposta. No final, contabilize o total de pontos dos grupos e parabenize o vencedor. Esta atividade é muito interessante porque ajuda você a avaliar o nível de aprendizado da turma durante o trimestre.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

A Palavra de Deus nos exorta a mantermos o fervor do Espírito em nossas vidas. O Espírito Santo repousava sobre Jesus (Jo 1.33). Permita Deus que enquanto estudamos esta lição o fogo do Espírito seja renovado em nossas vidas.

 

I. A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL NA VIDA DO CRENTE

 

No Antigo Testamento os sacerdotes eram responsáveis por manter o fogo aceso na Casa do Senhor, no Tabernáculo. Aquele fogo simbolizava a presença de Deus (Lv 9.24). Nosso Deus se manifesta com fogo (Êx 3.2,6; Ap 4.5). Na Nova Aliança todos somos sacerdotes (1Pe 2.9; Ap 1.6), e temos a responsabilidade de manter aceso o fogo do céu no altar da nossa vida.

1. O fogo deve arder continuamente no altar. Foi essa a ordem de Deus para seu povo Israel.

a. O fogo no altar de holocaustos. No altar de holocaustos a cinza deveria ser retirada cada dia (Lv 6.10). A cinza simboliza o resíduo de experiências passadas. Paulo disse que se esquecia das coisas que atrás ficaram, e prosseguia […] (Fp 3.13,14). Se Deus nos abençoou, e abençoou o nosso trabalho para Ele, tiremos a cinza do nosso altar, e clamemos para que Deus faça coisas ainda maiores. Nova lenha deveria ser colocada no altar cada manhã (Lv 6.12). A lenha simboliza as tarefas que assumimos na obra de Deus de acordo a sua orientação, através das quais nós nos apresentamos a Deus como sacrifícios vivos. Ver 1Co 15.31; 2Co 4.10,11. Novos holocaustos deveriam ser oferecidos (Êx 29.38,39; Lv 9.22-24; Sl 118.27); comparar com Fp 2.17; 2Tm 4.6.

b. O fogo no altar do incenso. No altar de incenso o fogo deveria ser mantido; novo incenso deveria ser colocado diariamente (Êx 30.7,8). A queima do incenso simboliza nossa vida de oração. As nossas orações devem subir continuamente diante de Deus como cheiro suave. Comparar Sl 141.2; Jd v.20.

c. A luz no candeeiro. No candeeiro a luz deveria arder continuamente através do abastecimento diário de novo azeite de oliveira (Êx 27.20,21). Jesus, nosso sumo sacerdote, anda no meio dos castiçais (Ap 1.13). Ele renova nossas forças espirituais (Is 40.31). Comparar Mt 5.16.

2. Como manter aceso o fogo do Espírito em nós? Evitando tudo o que diminui e por fim apaga esse santo fogo.

a. A desobediência faz com que o fogo se apague. O Espírito Santo retirou-se de Saul quando este O desobedeceu (1Sm 16.14).

b. O pecado faz com que o fogo se apague. Sansão pecou, o Senhor retirou-se dele, e ele foi derrotado de modo humilhante (Jz 16.19,20).

c. Tomar para si a honra que só pertence a Deus (Gl 5.25,26). O Espírito glorifica tão somente a Jesus (Jo 16.14).

É preciso renunciar a tudo o que extingue o fogo. Antes de o fogo cair no monte Carmelo, Elias reparou o altar do Senhor que estava quebrado (1Rs 18.30). Antes de Isaías experimentar a renovação no seu ministério profético, ele precisou ter seus lábios tocados por uma brasa do altar (Is 6.5-8).

 

II. O ESPÍRITO SANTO OPERA EM NÓS A RENOVAÇÃO DIÁRIA

 

1. O Espírito Santo nos alimenta mediante a Palavra de Deus. Em Israel o maná caía cada manhã, e somente a porção de cada dia deveria ser colhida. Assim devemos alimentar a nossa alma com o Pão do céu cada dia. Deus tem reservado uma porção diária especial para nós na sua Palavra. E quando abrimos as Escrituras com um coração desejoso de ouvir a voz de Deus, o Espírito Santo aplica a Palavra aos nossos corações. É o modo de crescer na graça e no conhecimento de Deus (2Pe 3.18). Sempre que possível, devemos reservar um tempo certo, cedo de manhã, para que antes de ouvirmos qualquer outra voz, ouçamos a voz de Deus através da sua Palavra.

2. O Espírito nos leva a buscar a Deus em oração. “Os que de madrugada me buscam me acharão” (Pv 8.17). A oração de madrugada é uma fonte de bênção (Sl 88.13; Sl 63.1; Jó 8.5). Jesus, como homem, aproveitava as horas da madrugada para orar (Mc 1.35). Mas não é apenas de madrugada que o crente deve orar. A Bíblia recomenda que devemos orar sem cessar (1Ts 5.17), perseverar em oração (Cl 4.2), orar em todo o tempo (Ef 6.18). A oração nos leva pelo novo e vivo caminho até o trono da graça onde recebemos ajuda em tempo oportuno, a fim de sermos vitoriosos (Hb 10.19,20; 4.16).

 

III. QUALQUER RESISTÊNCIA AO ESPÍRITO SANTO IMPEDE A SUA OPERAÇÃO

 

1. Resistir ao Espírito (At 7.51). Trata-se de uma atitude de oposição à voz do Espírito (Ne 9.30). Esta atitude caracterizava os religiosos do tempo de Estêvão, os quais se levantaram contra ele apesar de reconhecerem a inspiração das suas palavras (At 6.9-15). Tal atitude expressa rebeldia contra Deus e entristece o Espírito Santo (Is 63.10).

2. Entristecer o Espírito (Ef 4.30). Quando o crente deixa a carne dominar sua vida, comete o que a Bíblia chama de obras da carne: furto, mentira, invejas, ira, arrogância, presunção, etc. Tudo isto entristece o Espírito Santo (Ef 4.31). Se cometermos estes pecados, temos um advogado (1Jo 2.1), e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado (1Jo 1.7,9), mediante nosso arrependimento e confissão.

3. Extinguir o Espírito (1Ts 5.19). Os crentes de Tessalônica, preocupados em disciplinar o uso dos dons espirituais, cometeram exageros e receberam a exortação de não extinguir o Espírito. Essa recomendação é útil nos nossos dias, quando por causa de meninices, abusos e inovações no exercício dos dons espirituais, muitos tendem a rejeitar toda operação sobrenatural do Espírito.

4. Blasfêmia contra o Espírito (Mt 12.31,32). É um pecado diferente dos demais, pois para ele não existe perdão. Não se trata de blasfêmia contra a Palavra de Deus, contra Deus, ou contra um servo de Deus, pois para tudo isto existe perdão (1Tm 1.13-15; Mt 12.32). Foi o pecado cometido pelos fariseus quando queriam afastar o povo de seguir a Jesus, e afirmaram que Jesus havia expulsado demônios pelo espírito de Belzebu (Mt 12.24).

 

IV. O ESPÍRITO SANTO OPERA COM PODER ONDE HÁ LIBERDADE

 

Precisamos dar liberdade ao Espírito para operar em nós (2Co 3.17). O Espírito é uma pessoa e, como tal, pode se entristecer (Ef 4.30), e se retirar (Rm 8.9), como aconteceu no tempo do Antigo Testamento (Ez 11.22,23).

Repousa sobre nós o Espírito de Deus? (2Rs 2.15). Vejamos três aspectos para os quais devemos estar atentos se queremos conservar o Espírito Santo na nossa vida.

1. Pureza (Jó 17.9). O Espírito Santo atua na regeneração e na santificação. Em virtude de sua natureza santa, exige de nós santidade (1Pe 1.15). Impureza e imundícia da carne e do espírito interrompem a comunhão com Deus. No Antigo Testamento há exemplos de o Espírito retirar-se por causa do pecado (1Sm 4.1-11; Jz 16.19,20). “[…] Serei santificado naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo” (Lv 10.3).

2. Obediência à Palavra de Deus (At 5.32).

a. Obediência à Palavra significa seguir a orientação da Bíblia em assuntos espirituais. Deus nos deu sua Palavra para que a sigamos (Sl 119.4). Devemos em tudo seguir o modelo das sãs palavras (2Tm 1.13; 2Tm 3.14; Rm 6.17). Jesus elogiou a igreja de Filadélfia por ter guardado a Palavra (Ap 3.10).

b. Obediência à Palavra de Deus significa que rejeitamos diretivas humanas como regra de fé e prática de vida, contrárias à Palavra de Deus (At 5.29). Caso contrário, incorreríamos no pecado da rebeldia que Deus com veemência condena (Is 30.1; Is 63.10).

c. Obedecendo à Palavra de Deus honramos a Deus. Quando Moisés desobedeceu a Deus no incidente de Meribá, Deus disse que Moisés tinha deixado de santificá-lo perante o povo (Nm 20.7-14).

3. Humildade (2Co 12.9,10). Não é por força nem por violência, mas pelo Espírito do Senhor (Zc 4.6). Quando Moisés quis livrar o povo de Israel com a própria força, fracassou (Êx 2.11-15). Mas quando Deus o encontrou quebrantado, em fraqueza própria (Êx 4.10), a força de Deus se manifestou através dele, operando grandes maravilhas (Êx 15.2). A excelência do poder de Deus se manifesta em vasos de barro (2Co 4.7). A verdadeira humildade gera uma dependência absoluta de Deus. Jesus quando entre nós, repetidamente expressou sua absoluta dependência do Pai (Jo 5.19,30; Jo 8.28; Jo 14.10).

 

CONCLUSÃO

 

Busquemos sempre Deus para que Ele nos renove. “Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos!” (Hc 3.2). Seja esta a nossa oração intercessória, profunda, constante, como expressão do nosso zelo santo pela causa do Senhor. Amém!

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

 

Subsídio Devocional

 

“Em vez de acreditar que a santificação é um processo para toda a vida ou que a maturidade espiritual requer ‘tempo’ (Hb 5.12) e ‘prática’ (Hb 5.14), alguns cristãos tentam encontrar atalhos para se tornarem espiritualmente maduros. O pensamento atual promove a visão do imediatismo. Os anúncios modernos têm ensinado às pessoas que elas devem querer tudo o que se coloca diante delas de maneira imediata. As virtudes do autocontrole e da paciência para postergar a gratificação, com o objetivo de alcançar um prêmio mais elevado ou um valor mais alto, raramente são consideradas como opções no pensamento atual. Os métodos rápidos de se obter a maturidade espiritual são ineficientes e inevitavelmente desapontadores. Dallas Willard faz uma observação correta: ‘A lição que aprendemos de todas as fontes disponíveis é que não existe um reparo rápido para a condição humana’. A inteireza só pode ser alcançada pela humanidade através de um processo longo e difícil, que envolve o máximo de todas as nossas forças, durante uma experiência de longa duração. Nós não gostamos de ouvir isso. De alguma maneira, somos enganados pelos relatórios de experiências de diversos grandes líderes espirituais e associamos sua grandeza a esses grandes momentos em que viveram, negligenciando os anos de lento progresso que eles enfrentaram.

Métodos instantâneos para obter maturidade certamente falharão, do mesmo modo que dietas radicais podem trazer rápida perda de peso, mas fracassam em alcançar resultados permanentes. As pessoas conscientes que se submetem a dietas precisam seguir um plano adequado de alimentação e exercício que possa ajudá-las a alcançar boa saúde e perda de peso duradoura. Os cristãos precisam seguir o plano bíblico de capacitação do Espírito, nutrição espiritual da Palavra e prática nas disciplinas bíblicas para obter a maturidade espiritual (Hb 5.12—6.1)” (O Poder da Santificação. Henry Holloman, pp.77,78).

 

 

Subsídio Bibliológico

 

“A blasfêmia contra o Espírito Santo é a rejeição contínua e deliberada do testemunho que o Espírito Santo dá de Cristo, da sua Palavra e da sua obra de convencer o homem, do pecado (cf. Jo 16.7-11). Aquele que rejeita a voz do Espírito e se opõe a ela, afasta de si mesmo o único recurso que pode levá-lo ao perdão — o Espírito Santo.

Os passos que levam à blasfêmia contra o Espírito:

(1) entristecer o Espírito. Se isto for contínuo, levará à resistência ao Espírito (Ef 4.30);

(2) resistir ao Espírito leva ao apagamento do Espírito dentro da pessoa (1Ts 5.19);

(3) apagar o Espírito leva ao endurecimento do coração (Hb 3.8-13);

(4) o endurecimento do coração leva a uma mente réproba e depravada, a ponto de chamar o bem de mal e o mal de bem (Rm 1.28; Is 5.20). Quando o endurecimento do coração atinge certa intensidade que somente Deus conhece, o Espírito já não contenderá para levar aquela pessoa ao arrependimento. ‘Quanto àqueles que se preocupam pensando que já cometeram o pecado imperdoável, a sua disposição de se arrependerem e quererem o perdão, é evidência de que não cometeram o tal pecado’” (Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, p.1411).

 

GLOSSÁRIO

 

Adversidade: Contrariedade, aborrecimento; infelicidade, infortúnio, revés.

Diretiva: Conjunto de instruções ou indicações para se tratar e levar a termo um plano, uma ação, um negócio.

Extinguir: Aniquilar, destruir; exterminar inteiramente.

Incorrer: Ficar incluído, implicado ou comprometido; incidir.

Veemência: Impetuosidade; grande energia; vigor; intensidade, atividade, vivacidade.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

Comentário BíblicoEfésios. Elienai Cabral, CPAD.

Mente Renovada por Deus. Kimball Hodge, CPAD.

O Poder da Santificação. Henry Holloman, CPAD.

 

QUESTIONÁRIO

 

1. O que representa a queima do incenso?

R. Simboliza a vida de oração do crente.

 

2. Como manter aceso o fogo do Espírito em nós?

R. Evitando tudo o que diminui e por fim apaga esse santo fogo: a desobediência e o pecado.

 

3. De que forma o Espírito Santo nos renova diariamente?

R. Alimentando-nos mediante a Palavra e levando-nos a buscar a Deus em oração.

 

4. De que maneira podemos impedir a operação do Espírito Santo?

R. Resistindo, entristecendo, extinguindo e blasfemando contra o Espírito.

 

5. Cite os três aspectos para os quais devemos estar atentos se queremos conservar o Espírito Santo em nossa vida.

R. Pureza, obediência à Palavra de Deus e humildade.