LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

ADULTOS

 

 

2º Trimestre de 2020

 

Título: Igreja Eleita — Redimida pelo Sangue de Cristo e selada com o Espírito Santo da promessa

Comentarista: Douglas Baptista

 

 

Lição 8: Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas

Data: 24 de Maio de 2020

 

 

VÍDEO DE APOIO

 

 

Roteiro do vídeo — Lição 8.

 

Lição de apoio 1.

 

Lição de apoio 2.

 

Lição de apoio 3.

 

 

TEXTO ÁUREO

 

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina(Ef 2.20).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Jesus Cristo é a pedra basilar da Igreja, que está edificada por meio dos ensinamentos dos apóstolos e do testemunho dos profetas.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — Ef 2.13,19

Cristo formou um novo povo, a Igreja, por meio do sacrifício vicário

 

 

Terça — 1Rs 8.27

O poder de Deus não está restrito a qualquer construção humana

 

 

Quarta — At 7.48; At 17.24

Deus não habita em templo feito por mãos humanas

 

 

Quinta — At 1.21,22

Os apóstolos são testemunhas oculares do ministério, morte e ressurreição de Cristo

 

 

Sexta — Is 53.1-12

Deus revelou aos profetas as promessas messiânicas

 

 

Sábado — Jo 14.23; 1Co 3.16

Cristo, a pedra angular da Igreja, vive no interior de cada crente

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Efésios 2.20-22; Mateus 7.24-27.

 

Efésios 2

20 — Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

21 — no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para templo santo no Senhor,

22 — no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

 

Mateus 7

24 — Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.

25 — E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

26 — E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.

27 — E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

 

HINOS SUGERIDOS

 

88, 277 e 562 da Harpa Cristã.

 

OBJETIVO GERAL

 

Ensinar que Cristo é a base da Igreja e estamos alicerçados na doutrina dos apóstolos e no testemunho dos profetas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

 

  • I. Explicitar que no Antigo Testamento Deus habitou no Tabernáculo e no Templo, mas que no Novo habita em nós por meio de seu Espírito Santo;
  • II. Apresentar o fundamento da Igreja como a doutrina dos apóstolos e testemunho dos profetas;
  • III. Refletir que somos Templo do Espírito Santo e devemos viver em santidade.

 

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

 

Nosso Senhor Jesus Cristo é o edificador da Igreja. Os santos profetas e apóstolos testemunharam e ensinaram sobre este edificador. Nesse sentido, podemos dizer que a fé cristã é um edifício em que Cristo é a pedra angular, isto é, a pedra principal; e os ensinos dos apóstolos e os testemunhos dos profetas são o fundamento erguido sobre esta pedra angular. Portanto, tudo o que os apóstolos e os profetas ensinaram e testemunharam é fiel ao que Cristo ensinou e praticou.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Por meio da reconciliação efetivada na cruz, Cristo formou a Igreja (2.13,19). O apóstolo Paulo a compara como um edifício em construção (2.21). A pedra angular dessa edificação é Cristo e o fundamento é a doutrina dos apóstolos e o testemunho dos profetas (2.20). Assim, há o propósito divino de que sejamos o templo santo do Senhor, a morada do Altíssimo (2.22). Nesta lição, estudaremos cada um desses aspectos.

 

PONTO CENTRAL

 

Jesus Cristo é a pedra basilar da Igreja.

 

I. UM EDIFÍCIO ESPIRITUAL

 

1. O santuário judeu. O templo em Jerusalém era o símbolo do exclusivismo de Israel como povo de Deus (1Rs 8.16-20). A proibição dos estrangeiros acessarem o Templo era um motivo de inimizade entre judeus e gentios (2.14). Ao reconciliar ambos os povos, Cristo aboliu as leis cerimoniais, desfez a inimizade entre eles e formou uma nova humanidade — a Igreja (2.18,19). Assim, o templo judaico perde sua relevância e um novo conceito de santuário é apresentado.

2. O santuário cristão. Os que pertencem a Cristo são comparados a um edifício onde Deus habita em Espírito (2.22). O ensino apostólico lembra Salomão, quando este reconheceu que o templo em Jerusalém não poderia conter a Deus (1Rs 8.27); e reafirma a instrução de Estevão em que “o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens” (At 7.48; cf. 17.24). Desse modo, os crentes — judeus ou gentios — tornaram-se o templo onde o Espírito de Deus habita (1Co 3.16), em que eles são “pedras vivas” em um “edifício espiritual” (1Pe 2.5).

3. A pedra angular. Na arquitetura antiga, a construção de um edifício requeria uma pedra angular. Ela é traduzida como a “pedra mais importante” ou “pedra principal”. Ela era posta no canto do prédio para sustentar o alicerce, firmar e unir toda a estrutura e manter as paredes em linha certa. Para que se tenha uma ideia dessa dimensão, em uma das escavações no local do templo em Jerusalém, foi encontrado um monólito com cerca de 12 metros de comprimento.

4. Cristo, a pedra principal. A identificação de Cristo como a pedra angular remonta a profecia messiânica em que a pedra rejeitada “tornou-se cabeça de esquina” (Sl 118.22). Ele mesmo afirmou ser “a cabeça da esquina” (Mc 12.10), assim como também os apóstolos testificaram ser Cristo “a pedra principal” (At 4.11; 1Pe 2.7). Portanto, a pedra angular deste novo santuário é o próprio Cristo. No Sermão do Monte aprendemos que o homem prudente edifica a sua casa sobre a rocha, que é Cristo Jesus (Mt 7.24).

 

 

SÍNTESE DO TÓPICO (I)

Em Cristo um novo conceito de santuário é construído. Os crentes são comparados a um edifício espiritual onde Cristo é a pedra principal.

 

 

SUBSÍDIO DIDÁTICO—PEDAGÓGICO

 

 

Para introduzir o tema desta lição, você pode fazer um paralelo entre a ideia de templo do Antigo Testamento com a expressão “templo do Espírito” nas cartas de Paulo. Peça aos alunos que façam considerações sobre esse paralelo. Após ouvi-los, mostre como a carga semântica da expressão “templo do Espírito”, à luz do ensino do apóstolo Paulo, traz uma conotação de vida interior dominada pelo Espírito Santo em que, nEle, somos um templo vivo no mundo. Nesse sentido, o Espírito Santo faz morada em nós. Antes de preparar essa reflexão, aprofunde-se num bom comentário Bíblico. Sugerimos o Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, editado pelo CPAD.

 

 

II. O FUNDAMENTO: APÓSTOLOS E PROFETAS

 

1. O conceito de Apóstolos. O termo grego apostolos é usado para “enviado” ou “mensageiro”. O apostolado é centrado na natureza da missão de Cristo, que foi enviado para ser o salvador do mundo (Hb 3.1; 1Jo 4.14). Nos Evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas usam o termo quando se referem aos doze escolhidos por Jesus (Mt 10.2-5; Mc 6.30; Lc 6.13). Eles foram testemunhas oculares do ministério, morte e ressurreição de nosso Senhor (At 1.21,22). Assim, Paulo também foi chamado pelo próprio Senhor para ser Apóstolo (1Co 15.8,9; Rm 1.1). Aos apóstolos foi confiado o ministério da Palavra com o compromisso de instruírem a Igreja (At 6.2-4). Nesse aspecto, os apóstolos são aqueles que foram comissionados por Cristo para a Igreja primitiva, e a mensagem de Cristo, o fundamento.

2. A doutrina dos apóstolos. Embora não se possa desassociar das pessoas o ofício que ocupavam, o que constitui o fundamento da igreja não são os apóstolos em si, mas a doutrina que eles ensinavam, ou seja, as Escrituras (At 2.42; 2Tm 3.16). Os apóstolos receberam a doutrina diretamente de Cristo (Rm 6.17; 1Tm 1.3; 2Pe 3.16). Assim como não se pode mexer na pedra angular depois de colocado o alicerce, igualmente o fundamento da Igreja não pode ser violado. Acerca disso, o Senhor Jesus asseverou: “as minhas palavras não hão de passar” (Lc 21.33). A Bíblia de Estudo Pentecostal ratifica que a revelação dos Apóstolos conforme temos no Novo Testamento nunca poderá ser substituída ou anulada por revelação, testemunho ou profecia posterior.

3. O testemunho dos profetas. A palavra grega prophetes significa proclamador e intérprete da revelação divina. A ordem da frase em Efésios 2.20, “apóstolos e profetas”, indica tratar-se dos profetas da Igreja, e não os do Antigo Testamento. Mais adiante Paulo assegura que a compreensão do mistério que no passado estivera oculto, de que os gentios tinham igual posição no Corpo de Cristo e eram participantes da promessa, foi revelado pelo Espírito aos profetas do Novo Testamento (3.4-6). Assim, os profetas neotestamentários que “falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2Pe 1.21) perfazem o alicerce da Igreja de Cristo.

 

 

SÍNTESE DO TÓPICO (II)

A igreja está edificada sobre a pedra angular que é o próprio Cristo. O seu fundamento é a doutrina dos apóstolos e o testemunho dos profetas bíblicos.

 

 

SUBSÍDIO BÍBLICO—TEOLÓGICO

 

 

“‘Essencialmente, a igreja representa uma comunidade de pessoas. No entanto, em muitos aspectos pode ser comparada a um edifício e, especialmente, a um templo’ (Stott, 106). A frase ‘edificados sobre o fundamento’ é a transição para essa analogia da Igreja como um edifício em processo de construção. Em 2.20-22, Paulo novamente assegura aos gentios que formarão parte integral da igreja que Deus está construído. […] A Igreja é ‘edificada’ sobre a revelação original e infalível de Cristo aos primeiros apóstolos e profetas. No entanto, deve-se acrescentar que líderes visionários e santos, pessoas cheias da Palavra e do ‘espírito de sabedoria e de revelação’ (1.17), continuam a ser necessárias para liderar a Igreja ‘até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo’” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 2. RJ: CPAD, 2017, pp.419,420).

 

 

III. EDIFICADOS PARA MORADA DE DEUS

 

1. Edifício bem ajustado. A expressão “todo o edifício, bem ajustado cresce” indica um processo contínuo de desenvolvimento dos crentes (2.21). Assim como todas as partes do edifício precisam estar harmônicas (Cl 2.2; 1Co 1.10), o crescimento da igreja também depende de tudo ser bem ajustado a Cristo (Rm 14.15,16; 2Co 13.11). Nessa caminhada o salvo comporta-se como filho obediente e passa a evidenciar o fruto do Espírito (1Pe 1.14; Gl 5.22). O desenvolvimento prossegue até alcançar à medida completa de Cristo (Ef 4.13), pois todo crente bem ajustado torna-se “templo santo no Senhor” (2.21).

2. Templo santo no Senhor. A palavra aqui usada para templo é o vocábulo naon , que designa o recinto interior (o Lugar Santíssimo), ou seja, o lugar do encontro do sumo sacerdote com Deus (Hb 9.7). Todavia, a analogia paulina não se refere a uma estrutura material, mas sim ao crente que se tornou templo santo (1Co 3.16). Separado do pecado, quem pertence a Cristo passa a viver em santidade (1Pe 1.15; 1Jo 1.7). Como resultado, ao desfrutar da comunhão divina, o crente recebe o livre acesso à presença do Pai, tornando-se assim, “morada de Deus no Espírito” (2.22; Hb 4.14-16).

3. Morada do Altíssimo. No Antigo Testamento, a expressão “morada de Deus” fazia alusão ao tabernáculo e, depois, ao templo Israelita. Indicava lugar de habitação permanente e de comunhão íntima. Como já vimos, o crente tornou-se “templo santo no Senhor” (2.21). Isso indica que Deus habita em nós por meio de seu Espírito (2.22) e que tal afirmação ratifica o ensino apostólico de que “Deus não habita em templos feitos por mãos de homens” (At 17.24). Ele reside individualmente dentro de cada cristão, bem como no corpo inteiro de crentes, a Igreja formada por judeus e gentios (Jo 14.23; 1Co 3.16).

 

 

SÍNTESE DO TÓPICO (III)

Deus habita na vida daquele que, edificado em Cristo, torna-se templo santo do Senhor.

 

 

SUBSÍDIO TEOLÓGICO

 

 

Templo do Espírito. Outra figura muito significativa da igreja, no Novo Testamento, é ‘o templo do Espírito Santo’. Os escritores bíblicos empregam vários símbolos para representar os componentes da construção desse templo, que têm seu paralelo nos materiais necessários à construção de uma estrutura terrestre. Por exemplo: toda edificação precisa de um alicerce sólido. Paulo indica com clareza que o alicerce primário da Igreja é a pessoa e obra históricas de Cristo: ‘Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo’ (1Co 3.11). Em outra Epístola, no entanto, Paulo afirma que, em outro sentido, a Igreja é edificada ‘sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas’ (Ef 2.20). Talvez isto signifique que esses primeiros líderes tivessem sido usados de modo muito especial pelo Senhor, a fim de estabelecer e fortalecer o templo do Espírito com os ensinos e práticas que haviam aprendido de Cristo e que continuam a ser comunicados aos crentes hodiernos através da Escrituras” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RJ: CPAD, 2018, p.546).

 

 

CONCLUSÃO

 

A comparação da Igreja como edifício em construção indica que estamos em processo de aperfeiçoamento até que todos cheguemos à unidade da fé (4.12,13). A pedra angular, que é o próprio Cristo, não pode ser substituída. A doutrina dos apóstolos e o testemunho dos profetas não podem ser revogados.

 

PARA REFLETIR

 

A respeito de “Edificados sobre o Fundamento dos Apóstolos e dos Profetas”, responda:

 

Ao reconciliar ambos os povos, o que Cristo fez?

Ao reconciliar ambos os povos, Cristo aboliu as leis cerimoniais, desfez a inimizade entre eles e formou uma nova humanidade — a Igreja (2.18,19).

 

O que a identificação de Cristo como a pedra angular remonta?

A identificação de Cristo como a pedra angular remonta a profecia messiânica em que a pedra rejeitada “tornou-se cabeça de esquina” (Sl 118.22).

 

Qual é o significado de apóstolo?

O termo grego apóstolos é usado para “enviado” ou “mensageiro”.

 

Qual é o significado de profeta?

A palavra profeta significa proclamador e intérprete da revelação divina.

 

Segundo a lição, todo crente bem ajustado torna-se o quê?

Todo crente bem ajustado torna-se “templo santo no Senhor” (2.21).

 

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

 

 

EDIFICADOS SOBRE O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS

 

Cristo Jesus edificou a sua Igreja, os apóstolos ensinaram e os profetas testemunharam o Cristo edificador. Com isso, você tem o compromisso de ensinar nesta lição que Cristo é a base da Igreja e que estamos alicerçados na doutrina dos apóstolos e no testemunho dos profetas. Para isso, outros objetivos na lição devem ser desdobrados. Em primeiro lugar, você deve explicitar que no Antigo Testamento Deus habitou no Tabernáculo e no Templo, mas que no Novo habita em nós por meio de seu Espírito Santo. Em segundo, você deve apresentar o fundamento como a doutrina dos apóstolos e o testemunho dos profetas tendo Cristo como a pedra basilar. E, finalmente, você deve fazer uma reflexão sobre sermos o templo do Espírito Santo e a necessidade de vivermos em santidade. Somos Igreja, o Corpo de Cristo. Esse Corpo expressa tudo o que Jesus ensinou e viveu.

 

Resumo e destaques da lição

Tudo na lição gira em torno desta sentença: Jesus Cristo é a pedra basilar da Igreja. Ou seja, todo o seu planejamento de aula deve atingir esse ponto. Assim, o primeiro tópico mostrará que no Antigo Testamento Deus habitou em lugares erguidos por mãos humanos, mas no Novo Ele habita em nós. O que você precisa deixar bem claro neste tópico é que em Cristo um novo conceito de santuário é construído. Os crentes são comparados a um edifício espiritual onde Cristo Jesus é a pedra principal. Esse edifício espiritual requer uma vida interior de espiritualidade profunda em Deus.

O segundo tópico apresentará o fundamento como a doutrina dos apóstolos e o testemunho dos profetas tendo Cristo como a pedra basilar, o que significa que você deve apresentar a verdade de que a igreja está edificada sobre a pedra angular que é o próprio Cristo. O seu fundamento é a doutrina dos apóstolos e o testemunho dos profetas bíblicos. Nesse sentido o edifício espiritual foi erguido na Igreja do Novo Testamento: (1) Cristo, a pedra basilar; (2) os ensinos dos apóstolos; (3) o testemunho dos profetas.

O último tópico traz uma reflexão sobre sermos o templo do Espírito Santo e a necessidade de viver a santidade, o que significa que você deve conscientizar os alunos de que Deus habita na vida daquele que, edificado em Cristo, torna-se templo santo do Senhor. Deus comunga com o crente por intermédio do Espírito Santo. Ser templo do Espírito Santo é um dos símbolos mais fortes da Bíblia em relação à morada de Deus em nós.