LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

JOVENS

 

 

2º Trimestre de 2021

 

Título: O cuidado de Deus com o Corpo de Cristo — Lições da Carta do apóstolo Paulo aos coríntios para os nossos dias

Comentarista: Natalino das Neves

 

 

Lição 7: É Deus que dá o crescimento

Data: 16 de Maio de 2021

 

 

TEXTO DO DIA

 

Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.(1Co 3.6).

 

SÍNTESE

 

Nós podemos plantar a melhor semente, adubar, limpar e podar, mas somente Deus é que dá o crescimento à plantação.

 

AGENDA DE LEITURA

 

SEGUNDA — Mt 20.28

O exemplo de serviço do Senhor Jesus

 

 

TERÇA — Sl 100.2

Servindo a Deus com alegria

 

 

QUARTA — Jo 15.16

Chamados para servir e dar frutos

 

 

QUINTA — Jo 15.8

Os frutos do serviço glorificam o Pai

 

 

SEXTA — 1Co 3.13-15

Deus vai provar as intenções dos corações

 

 

SÁBADO — 2Co 2.15

Cooperadores e o bom perfume de Cristo

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • MOSTRAR que Paulo plantou a semente das boas novas em Corinto;
  • SABER que Apolo regou a semente plantada por Paulo;
  • COMPREENDER que a obra de Deus envolve muitos cooperadores.

 

INTERAÇÃO

 

Professor(a), você é um cooperador de Cristo? Veremos na lição de hoje o que é ser um cooperador de Deus no ministério da reconciliação. Atualmente muitos querem exercer liderança, mas poucos querem servir ao Mestre e a sua Igreja. Enquanto homem perfeito, Jesus é o nosso exemplo de líder-servidor. Certa vez, Ele declarou que não veio a esse mundo para ser servido, mas para servir (Mt 20.26-28). Paulo foi um homem que seguiu as pisadas do Mestre. Ele procurou servir a Jesus em todo o tempo, sabendo que ele plantava, mas somente o Senhor poderia dar o crescimento. Liderar um grupo de pessoas amáveis e gentis pode até ser uma tarefa agradável e prazerosa, mas liderar quando não somos amados ou respeitados não é nada fácil. Entretanto, Paulo amou, liderou e serviu a igreja em Corinto mesmo sofrendo a rejeição de alguns.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Prezado(a) professor(a), explique aos alunos que Paulo deixa claro que ele plantou a semente do Evangelho entre os coríntios, foi o pioneiro na igreja e deveria ser respeitado pelo seu trabalho. Apolo veio depois e era um cooperador, não um concorrente. Ele regou a semente contribuindo para o crescimento na fé dos crentes. Contudo nem Paulo e nem Apolo mereciam qualquer tipo de honra, pois o único digno de ser exaltado é o Senhor, pois só Ele dá o crescimento. Paulo e Apolo não mereciam nenhum tipo de devoção humana. Conclua lendo com os alunos 1 Coríntios 3-6,7.

Deus que dá o crescimento. A glória é somente dEle (v.6). Paulo plantou a semente no coração dos coríntios. Mas ele era um vaso de barro, criatura, frágil e dependente de Deus. Apolo regou a semente, cuidou dos crentes ajudando-os a crescerem na fé. Mas era um vaso de barro, frágil e dependente de Deus.

 

TEXTO BÍBLICO

 

1 Coríntios 3.6-9.

 

6 — Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.

7 — Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.

8 — Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho.

9 — Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.

 

COMENTÁRIO DA LIÇÃO

 

INTRODUÇÃO

 

Nesta lição, veremos que Paulo usa uma ilustração a respeito de uma plantação para falar das suas contribuições e as de Apolo para com a igreja em Corinto. O apóstolo afirma que foi ele que plantou a semente das Boas Novas nos corações dos coríntios; ele foi o pioneiro. Apolo, seu sucessor, regou a plantação e ajudou os coríntios e se tornarem mais fortes na fé. No entanto, ele deixa claro que o crescimento é somente Deus que pode dar.

 

I. PAULO PLANTOU A SEMENTE DAS BOAS NOVAS EM CORINTO

 

1. Paulo foi o pioneiro na igreja de Corinto. Na alegoria da plantação, apóstolo afirma que ele foi responsável por plantar o Evangelho. Provavelmente, enquanto escrevia, ele recordava de sua segunda viagem missionária. Durante essa viagem ele fundou as igrejas da Galácia, de Filipos, de Tessalônica e de Corinto (At 15.36 — 18.22).

Paulo anunciou o Evangelho por um ano e meio na cidade de Corinto (At 18.1-17). Cidade que havia perdido a influência política, mas que se mantinha como um centro de cultura universalmente reconhecido. O apóstolo, mesmo sofrendo oposições dos judeus, manteve sua pregação na sinagoga. A recompensa veio com algumas conversões. Entre elas, a família de Estéfanas (1Co 1.16), Crispo, o chefe da sinagoga, e Gaio (1Co 1.14; Rm 16.23). Depois de uma séria perseguição dos judeus, a comunidade se mudou para a casa de um certo Justo. A partir de então, vários outros grupos se formaram nas casas e a semente das Boas Novas foi plantada nos corações dos coríntios e se desenvolveu.

2. Paulo não parou de plantar mesmo na ausência. Na sua terceira viagem missionária, mesmo enquanto estava em Éfeso, o apóstolo acompanhava a igreja de Corinto. Ele enviara Timóteo para Corinto com o objetivo de reorganizar a igreja que estava dividida pelos conflitos (1Co 16.10,11). Timóteo retornou com notícias da igreja. Ele informou que algumas pessoas proferiam mensagens com o intuito de deturpar a pregação paulina, o que seria “outro Evangelho” (2Co 3.1; 10.12-14). Imediatamente o apóstolo reagiu e escreveu uma nova epístola, enviada à igreja por meio de Tito, para rebater os falsos mestres e proteger a igreja. Paulo estava ausente, mas continuava plantando a Palavra no coração dos irmãos coríntios.

3. Paulo deu graças pelo crescimento solidário dos coríntios. Enquanto ainda estava na sua terceira viagem missionária, o apóstolo se reencontrou com Tito, que também retornava de Corinto. Ele estava preocupado com a reação que os coríntios tiveram com a forma enérgica que havia escrito a última carta. No entanto, Tito lhe trouxe boas notícias, pois a igreja havia recebido a sua mensagem com respeito e ainda havia realizado uma coleta para ajudar os irmãos de Jerusalém que passavam por necessidades (2Co 7.6-7,13-16), Paulo se alegra com o amadurecimento dos crentes coríntios. Ele agradece a Deus na frente dos macedônios pelo amor e disponibilidade dos coríntios em ajudar a igreja em Jerusalém (2Co 7.5). A ação dos coríntios é contagiante e a igreja da Macedônia (Filipos e Tessalônica) também se mobiliza para angariar ofertas e organizar uma grande coleta para os crentes de Jerusalém (2Co 8.1-4). O Espírito Santo estava atuando na semeadura de Paulo, agora unidos pela solidariedade.

 

 

Pense!

Paulo, mesmo sofrendo oposição continuou pregando a Palavra de Deus.

 

 

Ponto Importante

As circunstâncias ruins não podem nos fazer desistir de nosso chamado.

 

 

II. APOLO REGOU A SEMENTE PLANTADA POR PAULO

 

1. Apolo, um homem cheio de sabedoria. Apolo, forma abreviada de Apolônio, era um judeu da diáspora (origem judaica, porém de cultura grega), natural de Alexandria. Ele se destacava pela sua eloquência na oratória e pelo conhecimento hábil das escrituras judaicas. Suas mensagens eram profundas e muito eloquentes.

2. Apolo sucede a Paulo em Corinto. Enquanto Paulo dava continuidade a sua segunda viagem missionária, Apolo chega a Éfeso. O seu conhecimento das Escrituras e eloquência chamam atenção de Priscila e Áquila. O casal percebe que os discursos de Apolo eram profundos e geniais, porém, faltava-lhe a experiência do Evangelho. Então, o casal o convida para sua casa e o discipula. Mesmo com todo o conhecimento e desenvoltura, Apolo se coloca aos pés do casal para aprender do Evangelho de Cristo.

Os irmãos de Éfeso enviam Apolo para Corinto com carta de recomendação aos presbíteros da igreja. O conhecimento, a eloquência e a excelente oratória ao rebater vigorasamente os judeus em público conquistam os coríntios.

3. Apolo ajudou os cristãos de Corinto a se fortalecerem na fé. Na Primeira Carta aos Coríntios (1Co 3.4-9), Paulo dá um destaque especial ao trabalho de Apolo, pois era alguém que havia conquistado um grupo de pessoas da igreja de Corinto, a ponto de defenderem uma “bandeira” com o nome dele. Paulo o apresenta como seu sucessor no ministério da Palavra em Corinto, mesmo que não tenha sido preparado nem enviado por ele para atender a igreja. O apóstolo reconhece o ministério e a chamada de Apolo ao afirmar que ele havia regado onde Paulo plantou.

 

 

Pense!

Paulo não via Apolo como seu opositor, mas como um ajudador.

 

 

Ponto Importante

Quem tem convicção do seu chamado divino não tem medo de opositores.

 

 

III. A OBRA DE DEUS ENVOLVE MUITOS COOPERADORES

 

1. A obra de Deus é feita por cooperadores. Os coríntios estavam brigando por seus líderes preferidos e tal atitude demonstrava imaturidade espiritual e carnalidade. Toda organização precisa de líderes, porém, existem liderados que nunca crescem, são sempre meninos. Paulo sempre apontava para a cruz de Cristo e ensinava os irmãos a buscarem o crescimento em Jesus.

O apóstolo se coloca na mesma posição de Apolo, cooperador de Deus. Ele e Apolo não tinham nenhum partido ou compactuavam com a divisão. A preocupação deles era com o Reino de Deus. Para eles, os valores fundamentais do cristianismo eram a doutrina e a fé; não os pregadores. O apóstolo defende que tanto ele quanto Apolo são apenas instrumentos de Deus na vida dos membros da igreja, assim como os demais cooperadores voluntários e comprometidos que também atuavam na obra do Senhor.

2. Os cooperadores plantam e regam, mas somente Deus dá o crescimento. Paulo e Apolo reconheciam que sem o Senhor não poderia haver crescimento natural e saudável. O lavrador pode preparar a terra, lançar a melhor semente, adubar e limpar, mas somente Deus pode fazer chover e germinar a semente. Por isso, Paulo adverte aos coríntios que os méritos devem ser atribuídos a quem tem esse poder (Deus), e não aos lavradores (Paulo e Apolo). Com o trabalho de Paulo, Apolo e demais cooperadores, Deus deu o crescimento, e a igreja de Corinto se expandiu por toda a província da Ásia, tornando-se um núcleo do cristianismo na região.

3. Disposição para servir. Paulo e Apolo estavam seguindo o exemplo de Cristo, que afirmou que veio ao mundo para servir e não para ser servido (Mt 20.28). Durante a sua última refeição com seus discípulos, Jesus lavou-lhes os pés para ensiná-los como deveriam viver entre eles e as demais pessoas. Assim, Paulo reconhecia seu lugar de coadjuvante e servo de Deus. Essa disposição para servir deu-lhe confiança ao se deparar com a morte (2Tm 4.6-8). Infelizmente, na atualidade, muitos não compreenderam o exemplo de Jesus e das primeiras igrejas cristãs: e no lugar de servirem, eles procuram ser servidos.

 

 

Pense!

Como você tem cooperado para o crescimento do Reino de Deus?

 

 

Ponto Importante

Deus deseja cooperadores voluntários comprometidos com a sua obra.

 

 

CONCLUSÃO

 

Na lição de hoje, estudamos sobre a forma didática que o apóstolo usou a metáfora da plantação, demonstrando que todos somos cooperadores na obra de Deus. Podemos ter habilidade para “arar”, “plantar”, “regar”, “podar”, entre outras atividades na lavoura de Deus, mas somente Ele é que dá o crescimento necessário. Por isso, o Todo-Poderoso deve ser louvado e adorado em todas as esferas de nossa vida, e jamais o homem.

 

ESTANTE DO PROFESSOR

 

 

BUENO, Telma. Igreja Saudável: Educando para uma Vida Plena. Rio de Janeiro, CPAD, 2018.

 

HORA DA REVISÃO

 

1. Quem foi o primeiro a plantar a semente das Boas Novas em Corinto?

O apóstolo Paulo.

 

2. Segundo a lição, em qual das suas viagens Paulo fundou a igreja de Corinto?

Durante sua segunda viagem missionária. Durante essa viagem ele fundou as igrejas da Galácia, de Filipos, de Tessalônica e de Corinto (At 15.36 — 18.22).

 

3. Quanto tempo Paulo levou pregando o Evangelho em Corinto?

Paulo anunciou o Evangelho por um ano e meio na cidade de Corinto (At 18.1-17).

 

4. Cite os nomes de algumas pessoas convertidas mediante a pregação de Paulo.

A família de Estéfanas (1Co 1.16), Crispo, o chefe da sinagoga, e Gaio (1Co 1.14; Rm 16.23).

 

5. Qual foi a missão de Timóteo em Corinto?

Sua missão era reorganizar a igreja que estava dividida pelos conflitos (1Co 16.10,11).

 

SUBSÍDIO I

 

 

“Usando uma ilustração das práticas agrícolas, Paulo reprovou a falsa lealdade à liderança humana: ‘Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento’. Paulo foi o primeiro missionário a pregar aos coríntios. Ele havia fundado a igreja. Apolo era um pregador companheiro com a pregação do evangelho. Ambos os verbos, plantei e regou, estão no tempo verbal aoristo, indicando uma ação passada completa e acabada. O terceiro verbo, deu, no original está no tempo imperfeito, indicando uma ação contínua, ou um processo que está ocorrendo o tempo todo. Assim, era Deus que estava dando o crescimento. Os homens vêm e vão na obra de Deus. Cada um dá uma contribuição ao processo de plantar e nutrir. Mas Deus opera ao longo de todo processo.

Visto que Deus produz o crescimento, segue-se que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega. Paulo e Apolo eram sevos e instrumentos da salvação” (Comentário Bíblico Beacon. Volume 8. Rio de Janeiro, CPAD, 2006, p.262).

 

SUBSÍDIO II

 

 

“Paulo e Apolo eram unidos. Eles não se queixavam um com o outro sobre o crédito pelo sucesso ou sobre o número de seguidores que possuíam. Considerá-los rivais era algo absurdo e carnal. Contudo, Deus iria recompensá-los. Mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho. Mas o galardão deles não é a lealdade humana; antes, é a aprovação divina. A palavra galardão ( mysthos ) era usada primeiramente com relação aos salários pagos pelo trabalho prestado, mas passou a significar qualquer recompensa ou reconhecimento por serviços prestados. Trabalho ( Kopos ) sugere um trabalho difícil envolvendo fadiga e esforço intenso.

Ao finalizar esta seção sobre a natureza do crescimento na comunidade cristã, Paulo declara: Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Somente Deus chama os homens. Estes homens são seus servos e trabalham para Ele. Mas a igreja também pertence a Deus” (Comentário Bíblico Beacon. Volume 8. Rio de Janeiro, CPAD, 2006, p.263).