LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

JOVENS

 

 

4º Trimestre de 2021

 

Título: Jesus Cristo voltará — Fé e perseverança para o glorioso Dia com o Senhor da Igreja

Comentarista: Reinaldo Odilo

 

 

Lição 3: O Arrebatamento da Igreja

Data: 17 de Outubro de 2021

 

 

TEXTO DO DIA

 

E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também(Jo 14.3).

 

SÍNTESE

 

O Arrebatamento da Igreja será tão repentino que não haverá chance para arrependimento ou preparo de última hora.

 

AGENDA DE LEITURA

 

SEGUNDA — Mt 24.36

Ninguém sabe o dia e nem a hora do Arrebatamento

 

 

TERÇA — Mt 24.50

O Arrebatamento será surpreendente

 

 

QUARTA — 1Co 15.52

O Arrebatamento se dará num abrir e fechar de olhos

 

 

QUINTA — 1Co 15.54

O Arrebatamento trará a vitória final sobre a morte

 

 

SEXTA — Fp 3.21

O Arrebatamento será um evento transformador

 

 

SÁBADO — 1Ts 4.18

O Arrebatamento será um evento consolador

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • EXPLICAR o que é quando se dará o Arrebatamento;
  • EVIDENCIAR que o Arrebatamento da Igreja é para os crentes;
  • COMPREENDER que precisamos aguardar o Arrebatamento da Igreja com vigilância.

 

INTERAÇÃO

 

Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo estudaremos um tema que enche os corações dos crentes de esperança; o Arrebatamento da Igreja. Enfrentamos lutas, perseguições e toda a sorte de dificuldades neste mundo tenebroso, mas temos uma viva esperança: em breve o nosso Salvador virá nos buscar e finalmente chegaremos ao nosso destino final. Em um abrir e fechar de olhos todos os crentes serão transformados e receberão um corpo glorificado. Estaremos para sempre junto do Senhor, em um lugar onde todas as dores e lágrimas cessarão. Talvez, você e seus alunos, estejam enfrentando muitas adversidades, mas não desista da sua fé e não abra mão do seu chamado. Vale a pena servir ao Senhor e viver para Ele, sendo “sal” e “luz” deste mundo.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Professor(a), para a aula de hoje sugerimos que você copie no quadro o esquema abaixo. Depois, faça as seguintes perguntas aos alunos: “Vocês já ouviram falar a respeito das fases do Arrebatamento?”. “O que sabem a esse respeito?”. Incentive a participação dos alunos e ouça as respostas com atenção. Em seguida, utilizando o quadro, mostre aos alunos os cinco estágios do Arrebatamento. Conclua, discutindo com eles cada um dos estágios.

 

ESTÁGIOS DO ARREBATAMENTO

 

Jesus descerá do céu com alarido e com som de trombetas;

Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;

Nós que estivermos vivos e permanecermos na Terra, seremos “arrebatados” juntamente com eles nas nuvens;

Encontraremos ao Senhor;

Estaremos para sempre com o Senhor.

 

TEXTO BÍBLICO

 

1 Tessalonicenses 4.13-18.

 

13 — Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14 — Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.

15 — Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

16 — Porque o mesmo SENHOR descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

17 — Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

18 — Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

 

COMENTÁRIO DA LIÇÃO

 

INTRODUÇÃO

 

No sermão profético de Mateus 24, Jesus mencionou alguns eventos que já se cumpriram, como por exemplo, a destruição de Jerusalém que aconteceu no ano 70 d.C. Nesse mesmo sermão, o Mestre também falou a respeito de eventos que aconteceriam em um tempo determinado pelo Pai, mas não revelado a nós, como, o dia do Arrebatamento da Igreja. Esse evento, tão aguardado pelos crentes de todos os tempos, será a completude da nossa salvação, por isso, almejamos esse dia. quando seremos transformados e receberemos um corpo glorificado.

 

I. O QUE É E QUANDO SE DARÁ O ARREBATAMENTO

 

1. O que é. A palavra grega para arrebatamento é harpazo e significa “retirada brusca”. O Arrebatamento será uma retirada sobrenatural e rápida da Igreja do Senhor da Terra, culminando no encontro com Jesus nos ares. Esse é um tema tão importante para os crentes que no Novo Testamento, o apóstolo Paulo, dedicou em suas Cartas dois capítulos para tratar a respeito desse assunto: 1 Coríntios 15 e 1 Tessalonicenses 4.

2. Quando se dará o Arrebatamento. Ao longo da história, muitas pessoas se aventuraram em marcar o dia e a hora em que o Senhor Jesus voltaria. Entretanto, todos os que assim procederam foram desmentidos e envergonhados. A Palavra de Deus afirmar que “daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai” (Mc 13.32). Então, se você receber algum áudio no seu aplicativo de mensagem marcando o dia e a hora da volta de Jesus, não acredite, pois é mentiroso.

3. A trombeta soará. Na caminhada dos israelitas rumo à Terra Prometida, o Senhor mandou Moisés fazer duas trombetas de prata, pois na Bíblia a prata é símbolo de redenção. Elas seriam utilizadas para convocar a congregação e para a partida dos arraiais. A trombeta deveria também ser tocada nas solenidades e no princípio dos meses. O toque da trombeta tinha a finalidade de lembrar aos israelitas que o Senhor era o Deus deles que os resgatara da escravidão no Egito (Nm 10.2,10).

No Arrebatamento, a trombeta também soará como nos dias de Moisés (1Co 15.52). O Senhor estará convocando o seu povo, desde o primeiro justo morto, o qual ressuscitará, até os que estiverem vivos na sua vinda, os quais serão transformados, a encontrar o Senhor nos ares, nesse instante “solene de alegria” para todos os salvos em Jesus Cristo.

 

 

Pense!

Por que as pessoas ainda insistem em marcar o dia da volta de Jesus?

 

 

Ponto Importante

O Inimigo quer confundiras pessoas e para isso dissemina as suas mentiras.

 

 

II. O ARREBATAMENTO DA IGREJA PARA OS CRENTES

 

1. É a nossa esperança. Os crentes em Jesus, pela fé, têm a esperança e a certeza de que o Arrebatamento pode acontecer a qualquer momento. Por isso, o crente fiel procura viver de maneira “sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tt 2.12,13). A certeza e a esperança de que Jesus voltará nos leva a viver como Simeão, um homem justo e temente a Deus que durante anos aguardava a promessa da consolação de Israel (Lc 2.25).

Todos os salvos em Jesus Cristo serão arrebatados e, num piscar de olhos, transformados. Deixaremos o nosso corpo abatido e receberemos um corpo glorioso, imortal e incorruptível, semelhante ao corpo de nosso Senhor Jesus Cristo (Fp 3.21).

2. É a chegada repentina do Noivo. Em continuidade ao sermão profético de Mateus 24, Jesus contou a parábola das Dez Virgens (Mt 25.1-13). O casamento hebreu possuía uma longa celebração, que chegava a durar dias e uma parte importante do cerimonial era a inicial, na qual o noivo, em um cortejo, ia ao encontro da noiva. Segundo Jesus, o noivo tardou a chegar e as damas de honra adormeceram. Porém, as prudentes tinham azeite suficiente para manter suas lamparinas acesas. Sabemos que o azeite é um símbolo do Espírito Santo e a história narrada por Jesus nos mostra que precisamos estar cheios do Espírito, pois só assim conseguiremos aguardar a sua volta de forma prudente e produtiva. Precisamos estar vigilantes para não sermos dominados pelo sono da indiferença. No Arrebatamento, igual à parábola, haverá um cortejo nupcial, pois o Noivo virá para o encontro, nos ares, com a sua Noiva, a Igreja. Então, todos os crentes fiéis que estiverem vivos nesse dia glorioso serão levados para encontrar com o Senhor nos ares, e assim estaremos reunidos para sempre com Ele (1Ts 4.17).

3. É a derrota da morte. O apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios a respeito da ressurreição, afirma que a morte será tragada na vitória (1Co 15.54). A vitória sobre a morte acontecerá simultaneamente com a redenção dos justos que morreram desde Abel pois a morte será derrotada com efeito retroativo, e até o mais novo convertido, naquele momento, será transformado e receberá um corpo incorruptível (2Co 5.4).

 

 

Pense!

Você tem vivido como Simeão, de forma justa e fiel aguardando o Arrebatamento da Igreja?

 

 

Ponto Importante

A vinda do Noivo pode se dá a qualquer momento, por isso devemos agir como as virgens prudentes.

 

 

III. AGUARDANDO O ARREBATAMENTO

 

1. Jesus virá. Precisamos compreender que a segunda vinda de Jesus acontecerá em duas etapas distintas: na primeira ocorrerá o Arrebatamento da Igreja e Cristo voltará de forma invisível nas nuvens; os ímpios não o verão. O Senhor, em um abrir e fechar de olhos, numa piscadela, arrebatará para si todos os que receberam Jesus Cristo mediante a fé. A segunda etapa acontecerá no fim da Grande Tributação e dessa vez todos verão a Cristo acompanhado dos crentes que foram arrebatados. Na segunda etapa, Jesus salvará e restaurará o povo de Israel. Ele também destruirá o Anticristo e governará a Terra por mil anos.

2. Permaneça fiel ao Senhor (Mt 24.45-51). No seu sermão profético, Jesus se utilizou de uma parábola para ensinar sobre estar vigilante quanto à sua volta. O Mestre contou a história de dois servos: Um fiel e prudente e outro mau. O servo mau pensou que o seu senhor demoraria a voltar. Então, se descuidou e começou a agir de forma insensata. Precisamos estar vigilantes e jamais perdermos a sobriedade e a sensatez na nossa caminhada cristã. Temos de viver crendo que o nosso Senhor não tardará a voltar e que teremos de prestar contas com Ele das nossas ações.

3. Utilize os seus dons e talentos para a glória de Deus (Mt 25.1-13). No sermão profético de Jesus o Mestre fez uso de uma trilogia de parábolas: a parábola dos Dois Servos, das Dez Virgens e dos Dez Talentos. Jesus conclui o sermão contando a história de três homens que receberam de seu senhor dinheiro (talentos) para investir. O senhor deu os talentos a todos e depois se ausentou, indo para um lugar distante. Dois servos, enquanto esperavam seu senhor, investiram os talentos que receberam. mas um deles enterrou o talento recebido. Como muitos de nós. ele dormiu o sono da indiferença. Não enterre os seus dons e talentos, seja produtivo e utilize-os enquanto ainda há tempo.

 

 

Pense!

Você tem esperado com paciência e prudência o Arrebatamento da igreja?

 

 

Ponto Importante

Estamos sujeitos às intempéries da vida. mas um dia todo sofrimento terá fim e viveremos para sempre com Jesus Cristo. Seja paciente frente às dificuldades!

 

 

CONCLUSÃO

 

As profecias sobre o Arrebatamento são infalíveis, coerentes, consoladoras, e devem produzir em nós a expectativa de que Cristo pode voltar a qualquer momento, inclusive hoje. Entretanto, enquanto o Senhor não vem. devemos trabalhar de forma incansável, olhando para os campos que já estão brancos para a ceifa.

 

ESTANTE DO PROFESSOR

 

 

MACARTHUR, John Jr. A Segunda Vinda. 4ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD. 2013.

 

HORA DA REVISÃO

 

1. Qual a palavra grega para Arrebatamento e qual o seu significado?

A palavra grega para arrebatamento é harpazo e significa “retirada brusca”.

 

2. O que é o Arrebatamento?

O Arrebatamento nada mais é do que uma retirada sobrenatural e rápida da Igreja do Senhor da Terra, culminado com o encontro com Jesus nos ares.

 

3. Quando se dará o Arrebatamento?

A Palavra de Deus afirma que “daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai” (Mc 13.22).

 

4. Quais são as duas fases da volta de Jesus?

Na primeira fase ocorrerá o Arrebatamento da Igreja e Cristo voltará de forma invisível nas nuvens; os ímpios não o verão. A segunda etapa acontecerá no fim da Grande Tribulação e dessa vez todos verão a Cristo acompanhado dos crentes que foram arrebatados.

 

5. Quais são as três parábolas que Jesus utilizou no sermão profético iniciado em Mateus 24?

O Senhor usou a parábola dos dois servos, das dez virgens e dos dez talentos.

 

SUBSÍDIO

 

 

“O Que Significa Arrebatamento

A palavra ‘arrebatamento’ vem da palavra latina raptus , que as Bíblias latinas trazem como a palavra grega harpazo usada catorze vezes no Novo Testamento. A ideia básica é ‘remover ou arrebatar repentinamente’. É uma palavra usada pelos escritores do Novo Testamento em referência a roubo ou saque (Mt 11.12; 12.29) ou remoção (Jo 6.15; At 8.39; Jo 10.12,28,29).

O Novo Testamento emprega um terceiro uso. cujo enfoque aponta para o fato de sermos levados para o céu. A palavra descreve a experiência do ‘terceiro céu’ de Paulo (2Co 12.2,4) e a ascensão de Cristo ao céu (Ap 12.5). Obviamente, harpazo é a palavra perfeita para descrever Deus repentinamente tomando a Igreja da Terra e levando para o Céu na primeira parte da segunda vinda de Cristo.

O Arrebatamento é frequentemente referido como ‘a bem-aventurada esperança’ (Tt 2.13), porque concede segurança aos crentes que estão preocupados com a Tributação, e oferece consolação aos que anseiam reunir-se com seus entes queridos que partiram, compartilhando a mesma fé em Cristo” (LAHAYE, Tim (Ed.). Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.83).