Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

4º Trimestre de 2004

 

Título: Vem o fim, o fim vem — A doutrina das últimas coisas

Comentarista: Claudionor Corrêa de Andrade

 

 

Lição 8: A Grande Tribulação

Data: 21 de Novembro de 2004

 

TEXTO ÁUREO

 

Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais(Mt 24.21).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Só há um meio de se escapar da Grande Tribulação: manter-se fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo, aguardando fielmente o seu retorno.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda - Mt 24.21

A Grande Tribulação será um fato, não uma possibilidade

 

 

Terça - Lc 21.23

A Grande Tribulação será um período de ira

 

 

Quarta - Ap 3.10

A Grande Tribulação não alcançará os crentes

 

 

Quinta - Ez 30.3

A Grande Tribulação será o Dia do Senhor

 

 

Sexta - Jr 30.7

A Grande Tribulação será a angústia do Jacó

 

 

Sábado - Mt 24.29

A Grande Tribulação será seguida de fatos extraordinários

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Apocalipse 6.1-8.

 

1 - E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei e ouvi um dos quatro animais, que dizia, como em voz de trovão: Vem e vê!

2 - E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer.

3 - E havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem e vê!

4 - E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.

5 - E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi o terceiro animal, dizendo: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo preto; e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.

6 - E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro; e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.

7 - E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem e vê!

8 - E olhei, e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

 

PONTO DE CONTATO

 

Inicie a aula perguntando a seus alunos o que sabem acerca do “Holocausto”. Incentive-os a contar o que leram ou ouviram a respeito desse triste e vergonhoso episódio da História recente da humanidade. Após colher algumas informações, compare-as com o conteúdo da lição. Diga a seus alunos que a Grande Tribulação não é para a Igreja, mas para os judeus e gentios. Nesse período, sob o comando do Anticristo, o anti-semitismo assumirá formas mais rígidas e perversas. Ore ao final da aula pela conversão de Israel à Cristo.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Definir o significado de Grande Tribulação.
  • Descrever as quatro fases da Grande Tribulação.
  • Apontar os objetivos da Grande Tribulação.

 

SÍNTESE TEXTUAL

 

A Grande Tribulação será após o arrebatamento da Igreja. Não há qualquer base bíblica que fundamente a ideia de que a Igreja passará por aqueles tenebrosos e angustiantes dias. Segundo a visão pré-tribulacionista, a Igreja, tanto os santos que agora dormem no Senhor, quanto os que estiverem vivos na ocasião do arrebatamento, serão retirados da terra “antes” de se iniciar a 70ª Semana de Daniel. Entretanto, alguns negam esta realidade, são: os mesotribulacionistas (acreditam que a Igreja será arrebatada no final do primeiro período da Tribulação); e os pós-tribulacionistas (que admitem a passagem da Igreja pela Grande Tribulação, sendo arrebatada na manifestação de Jesus em Glória). A Igreja de Cristo está isenta deste período profético pelas seguintes razões: Ela será arrebatada antes (2 Ts 2.3,6-8); é a Noiva do Cordeiro, não será maculada (2 Co 11.2); é luz e sal da terra, não ficará nas trevas espirituais (Mt 5.13,14); é santa, não sofrerá nas mãos do iníquo (2 Ts 2.8); tem o penhor e o selo do Espírito Santo (Ef 1.13,14); e guarda com paciência a Palavra de Deus (Ap 3.10).

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

 

Professor, para esta lição, usaremos um tipo de gráfico denominado Efeito Global. Esse recurso é usado quando se deseja apresentar a relação de diversos fatores com um mesmo tema. Na lição, temos um evento mundial, a “Grande Tribulação”, e, vários assuntos vinculados ao mesmo. O gráfico abaixo demonstra essa correspondência. Trata-se de um excelente recurso para sintetizar a lição.

 

 

COMENTÁRIO

 

introdução

 

Os profetas e apóstolos discorreram de tal forma sobre a Grande Tribulação, que basta uma leitura de seus escritos para conscientizar-nos de sua realidade escatológica. Haja vista o livro de Sofonias que, em termos proporcionais, foi o autor sagrado que mais tratou deste importante tema.

A Grande Tribulação é o “dia do Senhor”, no qual Deus entrará em juízo com um mundo altivo, rebelde e impenitente (Is 13.9-11; Ml 4.1).

Tendo como base as Sagradas Escrituras, observemos, como poderemos definir esta tão importante doutrina.

 

I. O QUE É A GRANDE TRIBULAÇÃO

 

1. Definição. A Grande Tribulação é o período de maior angústia da história humana, em que os ímpios serão obrigados a reconhecer quão terrível é cair nas mãos do Deus vivo. Na língua hebraica, a palavra angústia é particularmente forte: tsará , que significa, ainda, necessidade e esposa rival. Evoca este termo as contendas que havia, por exemplo, entre Penina e Ana, que levaram esta a uma aflição quase que indescritível (1 Sm 1.15).

A Grande Tribulação recebe, outrossim, as seguintes denominações na Bíblia Sagrada:

a) Dia do Senhor. “O grande dia do Senhor está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do Senhor; amargamente clamará ali o homem poderoso” (Sf 1.14).

b) Dia da Angústia de Jacó. “Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela” (Jr 30.7).

c) Ira do Cordeiro. “E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Ap 6.15-17).

 

II. QUANDO TERÁ INÍCIO A GRANDE TRIBULAÇÃO

 

A Bíblia é clara a respeito da Grande Tribulação, que terá início:

1. Após o arrebatamento da Igreja. “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap 3.10). Logo: a Igreja de Cristo não terá de experimentar a Grande Tribulação. Neste período, estaremos recebendo nossos galardões consoante ao trabalho que executamos na expansão do Reino de Deus. A promessa de Jesus à sua Igreja é a de preservá-la desse sofrimento (1 Ts 1.10; 5.9; Lc 21.35,36).

2. Na metade da 70ª Semana de Daniel. “E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador” (Dn 9.27).

A 70ª Semana de Daniel pode ser dividida em duas metades distintas.

a) A primeira metade da semana será marcada pelo reinado absoluto do Anticristo que, assentado no Santo Templo em Jerusalém, será aceito tanto pelos judeus quanto pelos gentios. Aqueles, tê-lo-ão como o seu messias; estes, como o seu salvador. Essas duas metades da semana profética de Dn 9.27 são mencionadas diversas vezes em Ap 11.2,3; 12.6,14; 13.5.

b) A Segunda metade será ocupada pela Grande Tribulação propriamente dita: “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão” (1 Ts 5.3).

 

III. QUAL O OBJETIVO DA GRANDE TRIBULAÇÃO

 

A Grande Tribulação será deflagrada, visando a aplicação dos juízos divinos sobre a terra e a reconciliação de Israel com o seu verdadeiro Messias. Ela também possui como objetivos:

1. Levar os homens a se arrependerem de seus pecados. “E, por causa das suas dores e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu e não se arrependeram das suas obras” (Ap 16.11).

2. Destruir o império do Anticristo. “E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam a língua de dor” (Ap 16.10).

3. Desestabilizar o atual sistema mundial. “Estavas vendo isso, quando uma pedra foi cortada, sem mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o cobre, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra que feriu a estátua se fez um grande monte e encheu toda a terra” (Dn 2.34,35).

4. Implantar o reino de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre” (Dn 2.44).

 

IV. QUEM PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO

 

Há dois grupos distintos que passarão pela Grande Tribulação:

1. Os judeus que não tiverem aceitado a Cristo. “Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela” (Jr 30.1-7). Leia também Apocalipse 12.1-7. Nesta passagem, Israel é tipificado pela mulher que, perseguida pelo dragão, vai procurar refúgio no deserto. E o dragão, que é o próprio Diabo, buscando sempre arruinar os planos de Deus, sai para fazer guerra aos descendentes da mulher que se acham espalhados pelo mundo.

2. Os gentios. “Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos” (Ap 7.9,13,14). Nesta passagem, somos apresentados aos gentios que serão salvos durante a Grande Tribulação.

 

V. AS QUATRO FASES DA GRANDE TRIBULAÇÃO

 

Durante a 70ª Semana de Daniel, na qual situa-se a Grande Tribulação, haverá quatro fases distintas:

1. A falsa paz oferecida pelo Anticristo. “E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer” (Ap 6.2).

Não podemos confundir este cavaleiro com o Senhor Jesus Cristo que, em Apocalipse 19.11, aparece gloriosamente, voltando à terra para implantar o Reino de Deus (Ap 19.11). A paz a ser oferecida pelo Anticristo é ilusória e passageira (1 Ts 5.3).

2. A guerra. “E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada” (Ap 6.4).

3. A fome. “E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi o terceiro animal, dizendo: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo preto; e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro; e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho” (Ap 6.5,6).

4. A morte. “E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra” (Ap 6.7,8).

Os quatro primeiros selos do Apocalipse são uma admirável síntese do que ocorrerá durante a Grande Tribulação. Em primeiro lugar, há a falsa paz oferecida pelo Anticristo. Paz esta, aliás, que, por ser estabelecida com base na injustiça, acabará por gerar guerras e desinteligências entre as nações. Como acontece em períodos de conflagrações, os conflitos armados trarão a fome que, por seu turno, haverá de gerar epidemias e pestilências.

 

VI. HAVERÁ SALVAÇÃO DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO

 

Quando se estuda a Grande Tribulação, a pergunta é inevitável: haverá salvação neste período? O livro do Apocalipse mostra dois grupos distintos de salvos: os israelitas e os gentios (Ap 7.4-14). Isto significa que, apesar da oposição do Anticristo, a Bíblia continuará a ser divulgada em escala mundial. Enganam-se, portanto, os que afirmam que, após o arrebatamento da Igreja, as Sagradas Escrituras perderão a sua inspiração sobrenatural e única. Tal ensinamento não conta com qualquer respaldo bíblico. Afirma o profeta Isaías: “Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente” (Is 40.8).

 

CONCLUSÃO

 

Estejamos devidamente apercebidos, a fim de que não sejamos pegos de surpresa no arrebatamento da Igreja. Os que não subirem, terão de enfrentar a ira do Cordeiro. Infelizmente, muitos são os que se acham adormecidos espiritualmente. É hora de despertar deste sono! Caso contrário, como haveremos de escapar dos horrores da Grande Tribulação?

Senhor, não permitas que sejamos dominados pela sonolência espiritual. Queremos estar apercebidos, a fim de que, naquele grande dia, possamos estar para sempre contigo. Amém!

 

VOCABULÁRIO

 

Conflagração: Conflitos; em guerra.
Deflagrada: Que deflagra, irrompe, aparece ou surge.
Desinteligência: Divergência; inimizade.
Epidemia: Doença que ataca muitas pessoas da mesma região ao mesmo tempo.
Inspiração: Ação divina sobre os sacros escritores em virtude do qual seus escritos são produtos da vontade divina, constituindo-se regra de fé e prática.
Proporcional: Relação quantitativa entre o volume do livro e suas profecias.
Vestes brancas: Símbolo da justiça, retidão e santidade dos justos.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

MENZIES, W. W.; HORTON, S. M. Doutrinas bíblicas: Uma perspectiva Pentecostal. CPAD, 1995.

 

EXERCÍCIOS

 

1. O que é a Grande Tribulação?

R. É o período de maior angústia da história humana, em que os ímpios serão obrigados a reconhecer quão terrível é cair nas mãos do Deus vivo.

 

2. Quando terá início a Grande Tribulação?

R. Após o arrebatamento da Igreja e na metade da 70ª Semana de Daniel.

 

3. Qual o objetivo da Grande Tribulação?

R. Levar os homens a se arrependerem de seus pecados; destruir o império do Anticristo; desestabilizar o atual sistema mundial e implantar o reino de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

4. Quais as quatro fases da Grande Tribulação?

R. A falsa paz oferecida pelo Anticristo; a guerra; a fome; e a morte.

 

5. A Igreja passará pela Grande Tribulação?

R. Não.

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

 

Subsídio Teológico

 

“Após o arrebatamento, haverá um tempo de terrível tribulação e angústia predito pelos profetas do Antigo Testamento. Daniel refere-se a uma tribulação jamais dantes experimentada (Dn 12.1). Mateus 24.21-29 descreve-a como a Grande tribulação. E Apocalipse 3.10 descreve-a como ‘a hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra’. Jeremias, por sua vez, predisse que essas trevas seriam o ‘tempo de angústia para Jacó’ (Jr 30.4-7). Tanto Isaías quanto Zacarias falaram acerca desta indignação de Deus contra os habitantes da terra (Is 24.17-21 e Zc 14.1-3).

Quando terá início a Grande Tribulação?

Mateus 24.30 localiza a Grande tribulação como tendo lugar por ocasião do glorioso retorno de Cristo. É evidente, pois, que a tribulação ocorra entre o arrebatamento e a revelação de Cristo. Temos outras garantias de que o arrebatamento, realmente, ocorrerá antes da tribulação (1 Ts 5.9-11).

[...] Fica evidente, pois, que nenhuma parte da Igreja de Cristo será deixada na terra para sofrer os julgamentos de Deus durante a tribulação” (MENZIES, W. W.; HORTON, S. M. Doutrinas bíblicas: Uma perspectiva pentecostal. RJ: CPAD, 1995, pp.232-3).