Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

4º Trimestre de 2004

 

Título: Vem o fim, o fim vem — A doutrina das últimas coisas

Comentarista: Claudionor Corrêa de Andrade

 

 

Lição 11: O Julgamento Final

Data: 12 de Dezembro de 2004

 

TEXTO ÁUREO

 

Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos(At 17.31).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Que ninguém se iluda! O Julgamento Final não é uma hipótese. É algo já determinado por Deus, a fim de que a sua justiça seja plenamente notória, reconhecida e exercida em todo o Universo.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda - Jo 12.48

Os que rejeitam a Cristo serão réus no Juízo Final

 

 

Terça - Rm 2.16

Os segredos do coração serão julgados no Juízo Final

 

 

Quarta - 1Co 6.3

Os anjos maus serão julgados no Julgamento Final

 

 

Quinta - 2Tm 4.1

Os julgados no Julgamento Final

 

 

Sexta - 1Pe 4.5

Tudo esta preparado para o Julgamento Final

 

 

Sábado - Ap 20.4

A realidade do Julgamento Final

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Apocalipse 20.11-15.

 

11 - E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.

12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

13 - E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

14 - E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

15 - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

 

PONTO DE CONTATO

 

Professor, estamos próximo ao término do trimestre. Sua classe tem crescido na graça e no conhecimento conforme nos adverte a Bíblia? Como sua turma tem se comportado durante as lições? Estão motivados? Interessados? Estão participando ativamente por meio de perguntas e colocações. Faça uma avaliação! Elabore um questionário com perguntas sobre as lições anteriores. Recapitule. A recapitulação é sumamente importante para garantir o encadeamento de ideias e um elevado nível de retenção dos conteúdos de ensino. Quando pontos mais importantes são revistos, reforça-se o aprendizado de conceitos-chaves.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Distinguir os diversos tipos de julgamentos bíblicos.
  • Descrever os objetivos do Julgamento Final.
  • Citar os fundamentos do Julgamento Final.

 

SÍNTESE TEXTUAL

 

O vocábulo grego traduzido por “tribunal” no Novo Testamento é “ bema ”, cujo significado literal é “passo”, representando “uma medida pequena”. A expressão em Atos 7.5 “ bema podos ” traduzido por “julgarei” é no grego “o espaço de um pé”, referindo-se à plataforma oficial de onde se proferia discursos (At 12.21), juízos e sentenças (Jo 19.13), ou onde o réu comparecia (At 25.6). Portanto, a palavra se refere ao “tribunal” ou a um “trono de julgamento”. O Novo Testamento menciona três tipos de tribunais: humano (1 Co 4.3), de Cristo e de Deus (2 Co 5.10; Rm 14.10), bem como cinco categorias de julgamentos: das nações (Mt 25.31-40), de Israel (Ez 20.34-38; Ml 3.2-5), dos crentes nos céus (2 Co 5.10), dos anjos (1 Co 6.3; 2 Pe 2.4; Jd v.6) e do Grande Trono Branco (Ap 20.11-15). Neste último, serão julgados todos os homens não inscritos no Livro da Vida (Ap 20.12,15). Após o julgamento, o destino ou estado final destes são identificados como “fogo e tormento eterno”(Mt 25.41,46) e, “segunda morte” (Ap 21.8).

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

 

Professor, para esta aula sugerimos a utilização de um Quadro Didático que exponha os principais tipos de julgamentos mencionados na Bíblia. Desenhe o modelo abaixo num quadro-de-giz ou cartolina. Não faça letras muito pequenas. O tamanho deve ser proporcional à distância da qual o cartaz será lido.

 

 

COMENTÁRIO

 

introdução

 

Terminada a Segunda Guerra Mundial, os aliados reuniram-se na cidade alemã de Nuremberg, a fim de julgar os líderes nazistas por haverem estes cometido o mais hediondo crime contra a humanidade. Apesar de vários assessores de Hitler serem punidos com a morte, outros criminosos, igualmente culpáveis, conseguiram fugir ao julgamento, e refugiarem-se em confortáveis anonimatos.

No Julgamento Final, entretanto, ninguém escapará à justiça divina. Contra esta não há casuísmo nem brechas jurídicas. Os culpados serão, severamente, lançados no lago de fogo, onde serão atormentados pelos séculos dos séculos.

Nesta lição, estaremos considerando o Julgamento Final. Veremos por que este será instaurado e como atuará.

 

I. O JULGAMENTO FINAL

 

1. Definição. O Julgamento Final é a sessão judicial que terá lugar na consumação de todas as coisas temporais que, conduzido pelo Todo-Poderoso, retribuirá a cada criatura moral o que esta tiver cometido através do corpo durante a sua vida terrena.

2. No Antigo Testamento. Embora seja o Julgamento Final tratado, implicitamente, do primeiro ao último livro do Antigo Testamento, foi o profeta Daniel que discorreu, de forma mais explícita, acerca deste ato que haverá de realçar a supremacia e a singularidade da justiça divina: “Naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente” (Dn 12.1-3).

3. No Novo Testamento. No Sermão Profético, o Senhor deixa bem claro que o Julgamento Final não é uma mera hipótese; é uma realidade: “E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas” (Mt 25.31-41).

Paulo, Pedro e João tratam do Julgamento Final como algo integrante do plano redentivo de Deus. Na presente era, o Todo-Poderoso, através de seu Filho, oferece gratuitamente a salvação a todos os que creem, mas, na vindoura, haverá de condenar a quantos rejeitaram o Senhor Jesus e a graciosa salvação que ele consumou na cruz (2 Tm 4.1; 1 Pe 4.5; Ap 20.4).

4. Nosso Credo. O Credo das Assembleias de Deus no Brasil afirma de forma bem clara e irrespondível: “Cremos no Juízo Vindouro que justificará os fiéis e condenará os infiéis”.

 

II. OBJETIVOS DO JULGAMENTO FINAL

 

Tem o Julgamento Final vários objetivos conforme revelam-nos as Sagradas Escrituras:

1. Mostrar que a justiça de Deus deve ser observada e acatada por todos. Quando intercedia por Sodoma e Gomorra, indaga Abraão ao Senhor: “Não faria justiça o Juiz de toda a terra?” (Gn 18.25). Esta mesma pergunta é feita ainda hoje por milhões de seres humanos inconformados com a situação a que este mundo chegou. No Julgamento Final, contudo, mostrará Deus que a sua justiça haverá de prevalecer de forma absoluta tanto sobre os vivos como sobre os que já tiverem morrido. Nosso Deus não compactua com a impunidade.

2. Punir os que rejeitaram a Cristo Jesus e sua tão grande salvação. Os que aceitam a Cristo Jesus são automaticamente justificados pela fé diante de Deus. Todavia, aqueles que rejeitam a sua justiça, hão de ser lançados no lago de fogo (Ap 20.15; Mt 25.41). Jamais entraremos nos céus fiados em nossa justiça que, aos olhos de Deus, não passa de trapos de imundície (Is 64.6).

3. Destruir a personificação do mal. Afirma Paulo aos irmãos de Corinto que iremos julgar os anjos: “Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” (1 Co 6.3). O apóstolo refere-se, logicamente, aos anjos que acompanharam o ungido querubim em sua estúpida rebelião contra Deus; aos tais reservou o Senhor o lago de fogo (Mt 25.41). E, assim, estará sendo destruída, de uma vez por todas, a personificação do mal. Aliás, o Diabo há de ser lançado no eterno tormento antes mesmo da instauração do Julgamento Final (Ap 20.10-12).

 

III. OS FUNDAMENTOS DO JULGAMENTO FINAL

 

Se os falhos e imperfeitos julgamentos humanos têm os seus fundamentos, o que não diremos do Julgamento Final que será efetuado pelo justíssimo Deus. Vejamos, pois, em que consistem os fundamentos do Julgamento Final.

1. A natureza justa e santa de Deus. Em sua primeira carta, João oferece-nos uma das mais belas definições essenciais do Todo-Poderoso: “Deus é amor” (1 Jo 4.8). Contudo, não podemos esquecer-nos de que Deus possui uma natureza santa e justa. Todas as vezes que a sua santidade é ferida, sua justiça reclama, de imediato, uma reparação. Por conseguinte, estes dois atributos de Deus: a justiça e a santidade acham-se a fundamentar o Julgamento Final. Neste, todos os que porfiaram em menosprezar a santidade de Deus terão de se haver ante a sua justiça (Rm 2.5-10).

2. A Palavra de Deus. Além da natureza santa e justa de Deus, o Julgamento Final terá como fundamento a Palavra de Deus. Os que hoje a desprezam, serão por ela julgados conforme realçou o Senhor Jesus Cristo: “Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia” (Jo 12.48).

3. A consciência das criaturas morais. Os impenitentes também serão julgados por sua própria consciência que, embora falha, não deixa de ser um dos fundamentos do Julgamento Final: “Os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os” (Rm 2.15). A lei moral divina acha-se gravada na consciência de todo o ser humano. É um dos “livros” a ser aberto no dia do juízo (Ap 20.12).

 

IV. COMO SE DARÁ O JULGAMENTO FINAL

 

O Julgamento Final terá início logo após o Milênio. O Apocalipse mostra que, terminados os mil anos, Satanás será temporariamente solto, e sairá a seduzir as nações, buscando induzi-las a se revoltarem contra o Cristo de Deus. Mas eis que sairá fogo do céu, e destruirá por completo os que se houverem levantado contra o Senhor (Ap 20.7-10).

Em seguida, terá início o Julgamento Final, que o Livro de Apocalipse descreve de forma vívida:

“E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Ap 20.11-15).

 

CONCLUSÃO

 

Hoje, através de Cristo Jesus, somos justificados por Deus. A partir do momento em que, pela fé, recebemos a Jesus como o nosso único e suficiente Salvador, passamos a ser vistos por Deus como se jamais tivéssemos cometido qualquer pecado; passamos a ser vistos como santos.

Se você ainda não recebeu a Jesus, faça-o agora mesmo! Somente Ele pode justificar-nos.

Querido Jesus, agradecemos-te, porque morreste na cruz, para que fôssemos plenamente justificados. E, agora, com base no teu precioso sangue, nenhuma condenação pesa sobre nós. Como a tua graça é maravilhosa! Tu nos livraste da ira vindoura.

 

VOCABULÁRIO

 

Anonimato: Pessoa que oculta o seu nome; que vive sem ser reconhecido publicamente.
Casuísmo: Medida que, no campo do direito e da moral, beneficia algumas pessoas ou situações, sem aplicação de preceitos gerais.
Impunidade: Estado de quem ficou sem punição.
Irrespondível: Que não há resposta ou réplica; irrefutável.
Porfiar: Contender; rivalizar; discutir; disputar.
Sermão Profético: Conjunto de ensinos de Cristo que tratam do final dos tempos.
Trapos de Imundície: Expressão branda, do original hebraico, cujo sentido denota que a justiça do melhor pecador é desprezível diante de Deus (Lv 15.19-24).

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. (eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. CPAD, 2003.
COHEN, A. C. Estudos sobre o Apocalipse: Um comentário versículo por versículo. CPAD, 2001.
HORTON, S. M. Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer. CPAD, 2001.

 

EXERCÍCIOS

 

1. O que é o Julgamento Final?

R. É a sessão judicial que terá lugar na consumação de todas as coisas temporais que, conduzida pelo Todo-Poderoso, retribuirá a cada criatura moral o que tiver cometido através do corpo durante a sua vida terrena.

 

2. Quando se dará o Julgamento Final?

R. Logo após o Milênio, depois de Satanás ser destruído pelo Senhor.

 

3. Quais os objetivos do Julgamento Final?

R. Mostrar que a justiça de Deus deve ser observada e acatada por todos, punir os que rejeitaram a Cristo Jesus e sua tão grande salvação, e destruir a personificação do mal.

 

4. Quais os fundamentos do Julgamento Final?

R. A natureza justa e santa de Deus, a Palavra de Deus e a consciência das criaturas morais.

 

5. Que evento ocorrerá antes do Julgamento Final?

R. O Milênio.

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

 

Subsidio Teológico

 

“Este será o grande dia: o Juiz, o Senhor Jesus Cristo, vestido de majestade e terror. As pessoas que serão julgadas são os mortos, pequenos e grandes, jovens e velhos; altos e baixos; ricos e pobres. Ninguém é tão vil que não tenha talentos dos quais deverá prestar contas; e ninguém é tão grande que possa se livrar da prestação de contas; não somente os que estiverem vivos quando Cristo vier, mas todos os mortos também. Há um livro de memórias para o bem e o mal; o livro da consciência dos pecadores, mesmo que antes secreto, então será aberto. Cada homem recordará todos os seus atos passados, ainda que muitos os tenham esquecido há muito tempo. Outro livro será aberto, o livro das Escrituras, a regra da vida; representa o conhecimento do Senhor sobre o seu povo e suas declarações de arrependimento, a fé e as boas obras deles, mostrando as bênçãos do novo pacto. Os homens serão condenados ou justificados pelas suas obras; Ele provará seus princípios por suas práticas... Esta é a segunda morte, a separação final entre os pecadores e Deus. Que o nosso grande desejo seja observar se as nossas Bíblias nos justificam ou nos condenam agora; Cristo julgará os segredos de todos os homens conforme o Evangelho. Quem habitará com as chamas devoradoras?” (HENRY, M. Comentário Bíblico de Matthew Henry. 3 ed., RJ: CPAD, 2003, pp.1113-4).