Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

1º Trimestre de 2007

 

Título: A Igreja e a sua missão

Comentarista: Elienai Cabral

 

 

Lição 3: Igreja, batismo e sua finalidade integradora

Data: 21 de Janeiro de 2007

 

TEXTO ÁUREO

 

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo(Mt 28.19).

 

VERDADE PRÁTICA

 

O batismo em água é uma ordenança de Cristo à Igreja, pela qual o crente dá testemunho público da sua fé em Cristo, como seu Salvador e Senhor.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda - At 2.38-41

Arrependimento, pré-requisito para o batismo

 

 

Terça - At 2.41

Ponto de partida para o crente integrar-se à igreja

 

 

Quarta - Rm 6.4-8

Identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo

 

 

Quinta - Cl 2.12

Símbolo do novo nascimento

 

 

Sexta - Mt 28.18,19

O batismo é efetuado em nome da Trindade

 

 

Sábado - At 16.33

O batismo é o testemunho público dos discípulos de Jesus

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Marcos 16.15,16; Atos 2.38,39,41,42; Romanos 6.3,4.

 

Marcos 16

15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

 

Atos 2

38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

39 - Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

41 - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.

42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

 

Romanos 6

3 - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

4 - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

 

INTERAÇÃO

 

Professor, você lembra quando e como foi o seu batismo em águas? E claro que sim! Seja em tanque batismal ou rio, seja em piscina ou mar, um dia descemos às águas enquanto a igreja engrandecia ao nome do Senhor. Naquele dia, fomos integrados à comunhão da igreja local com o objetivo de desfrutarmos de tudo que o Senhor nos concedeu como membros do Corpo de Cristo.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Definir o termo batismo.
  • Descrever a importância do batismo por imersão.
  • Explicar a fórmula do batismo.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Professor como ministrar um assunto que o aluno já compreende e, mesmo assim, torná-lo interessante? O educador David P. Ausubel, a partir do contexto escolar, desenvolveu a teoria da Aprendizagem Significativa. O educando aprende, de fato, quando uma nova informação ministrada pelo professor se relaciona de modo significativo com o conhecimento que o estudante já possui, produzindo uma transformação no conteúdo assimilado e naquele que o aluno já sabe. Essa forma de aprendizado se opõe à aprendizagem repetitiva, isto é, que não estabelece qualquer relação entre os conhecimentos prévios do aprendiz e o novo conteúdo apresentado. Saber que a classe já conhece o tema é um desafio ao professor que apenas transmite informações, mas, para o educador de formação continuada, gestor do conhecimento em sala de aula, é uma grande oportunidade para avançar e compartilhar novos conceitos e discussões. Portanto, faça uma exegese de Rm 6.2-11 e Cl 2.12,13, e relacione os conceitos teológicos ao conhecimento que o aluno já possui.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Palavra Chave

Batismo: O termo descreve diversos conceitos teológicos: Batismo em águas e com o Espírito Santo, batismo de arrependimento; batismo do Espírito.

 

Para constituir o seu povo na Terra, o Senhor Jesus estabeleceu a Igreja, o seu corpo místico (Ef 1.22,23). A Igreja do Senhor Jesus é composta de pessoas que se arrependeram de seus pecados e, pela fé, aceitaram a Jesus como seu único e suficiente Salvador. Entretanto, o sinal de ingresso e identificação do novo crente na igreja local é a sua obediência às ordenanças de Jesus à igreja: o batismo em águas e a Santa Ceia.

Estudaremos nesta lição a doutrina do batismo em água e a relação deste com a integração do crente à vida da igreja de Cristo.

 

I. O QUE É BATISMO

 

1. Sentido literal. Na língua original do Novo Testamento, o grego, a palavra batismo ( baptizō ) significa “imergir”, “mergulhar”. Vários textos do Novo Testamento mostram que o batismo era efetuado em águas abundantes de rios, lagos ou mares, ou algum outro local com água suficiente para imergir a pessoa que desejasse ser batizada. Jesus, quando dirigiu-se a João Batista para ser batizado, foi conduzido pelo profeta para dentro do rio Jordão (Mt 3.13-17; Mc 1.9-11; Lc 3.21,22; Jo 1.32-34). Nos Atos dos Apóstolos, que contém a história inicial da igreja, o mesmo procedimento do batismo por imersão é registrado em diversas passagens: At 2.41; At 8.36-39; 9.18.

2. O sentido litúrgico. O Novo Testamento estabelece apenas duas ordenanças que, embora não salvem, testemunham da graciosa salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Essas ordenanças são também símbolos que expressam a nossa fé e comunhão com Cristo, a saber: o batismo em águas por imersão e a Santa Ceia. Essas duas instituições são chamadas pela igreja de ordenanças, porque foram ordenadas por Jesus (Mt 28.19; 26.26-28; Mc 16.16). Os discípulos cumpriram a ordem do Senhor Jesus, batizando os novos crentes, conforme o mandamento de Cristo (Mc 16.20; At 2.41; 8.12,13,36-39; 10.47).

 

 

SINOPSE DO TÓPICO (I)

 

O batismo em águas é tanto um conceito como um ato litúrgico. Como conceito, significa imergir, mergulhar, mas como um ato litúrgico, representa os símbolos que expressam a nossa fé e comunhão com Cristo (Cl 2.12; Rm 6.4).

 

 

II. A IMPORTÂNCIA DO BATISMO POR IMERSÃO

 

O batismo cristão não salva, não lava pecados e não complementa a salvação. Somente a obra expiatória de Cristo consumada no Calvário salva e purifica o pecador de seus pecados (Hb 2.17; Ef 1.7; 1Co 15.3). No entanto, o batismo em água por imersão é um testemunho público da nova vida em Cristo assumida pelo batizando.

1. A forma do batismo. Ao tratar do batismo, a Bíblia é incisiva ao demonstrar que o convertido deve ser imerso na água (At 8.36) como um sinal físico e visível de sua fé. Portanto, o batismo além de requerer muita água (Jo 3.23), também condiciona que, tanto o que batiza, o oficiante, quanto o batizando, o candidato, desçam à água (At 8.38). A linguagem bíblica empregada na simbologia do batismo em Romanos 6.4 e Colossenses 2.12 implica imersão total.

2. A autoridade para batizar e a fórmula do batismo. Muitos não percebem estes dois fatos da doutrina do batismo e trabalham de forma errada.

a) Autoridade. A ordem divina para batizar, bem como a fórmula do batismo, temo-las a partir de Mateus 28.19: “Batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. O “nome”, de acordo com a cultura hebraica, está relacionado com “autoridade concedida”, como ocorre até hoje no dia-a-dia. “Em nome” fala-nos do direito concedido por Jesus aos seus ministros para efetuarem o batismo de acordo com a ordenança divina. Os textos de At 2.38; 8.16; 10.48 e 19.5 enfatizam a autoridade para batizar “em nome de Jesus”.

b) A fórmula. Ainda em Mateus 28.19, encontramos a fórmula do batismo na expressão: “do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, pois a salvação procede do Pai que a planejou; do Filho, que a consumou; e do Espírito Santo que tanto efetuou a encarnação do Filho, como também aplica a salvação ao homem. A fórmula tríplice do batismo é uma maneira de ressaltar a Santíssima Trindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. No entanto, os unitaristas deturpam e negam a doutrina da Trindade de Deus. As Escrituras, porém, ensinam que Deus é uno e ao mesmo tempo triúno, isto é, Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo.

 

 

SINOPSE DO TÓPICO (II)

 

No contexto do Novo Testamento, o batismo em águas é realizado por imersão (forma), na autoridade triúnado Pai, Filho e Espírito Santo.

 

 

III. AÇÃO INTEGRADORA DO BATISMO NA VIDA DA IGREJA

 

1. A prática do batismo no início da igreja. O dia de Pentecostes, com o derramamento inicial do Espírito Santo na vida dos discípulos de Jesus, assinalou também o nascimento da Igreja depois da pregação de Pedro, quando, naquele mesmo dia, foram batizadas quase três mil pessoas que se agregaram a nova igreja (At 2.37-41). No entanto, o batismo em águas não é pré-requisito para receber o batismo com o Espírito Santo. Na casa de Cornélio, toda a sua família foi cheia do Espírito e falou em outras línguas e, a seguir, foi batizada em água (At 10.44-48). Naturalmente, uma pessoa que aceita a Cristo como seu Salvador e Senhor não deve ficar alheia à vida da igreja e ao batismo em água. Este, além de ser uma ordenança, objetiva integrar o crente ao Corpo de Cristo (At 2.41).

2. As realidades espirituais figuradas no batismo. O batismo em água é uma identificação pública do crente com Cristo, o seu Salvador, em que:

a) A descida do candidato às águas fala da nossa morte com Cristo;

b) A imersão nas águas está relacionada com o nosso sepultamento com Cristo;

c) O levantamento das águas representa a nossa ressurreição com Cristo em novidade de vida (Rm 6.3,4).

 

 

SINOPSE DO TÓPICO (III)

 

Um dos propósitos do batismo em águas é simbolizar a morte, sepultamento e ressurreição do novo crente e sua nova vida em Cristo.

 

 

CONCLUSÃO

 

O batismo em água é a porta de entrada para agregar-se à igreja visível, terrena e local. Portanto, é indispensável que todo convertido a Cristo seja assim batizado e integrado à vida da igreja cristã local. O batismo não salva, no entanto, todos os que crêem em Jesus para sua salvação pessoal desejam descer às águas batismais em cumprimento ao mandato de Jesus (Mc 16.16).

 

VOCABULÁRIO

 

Alheio: Que não é nosso; que pertence a outrem.
Consumado: Acabado, perfeito.
Místico: Misterioso e espiritualmente alegórico ou figurado.
Oficiante: Oficiador, celebrante.
Unitarismo: Seita protestante do séc. XVI, que negava o dogma da Trindade, reconhecendo em Deus uma só pessoa.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

MENZIES, W. W.; HORTON, S. M. Doutrinas bíblicas: os fundamentos da nossa fé. 5.ed., RJ: CPAD, 2005.

 

EXERCÍCIOS

 

1. Qual o sentido literal da palavra “batismo”?

R. A palavra batismo (baptizō) significa “imergir”, “mergulhar”.

 

2. O que são as ordenanças do batismo em águas e da Ceia do Senhor?

R. São também símbolos que expressam a nossa fé e comunhão com Cristo.

 

3. Qual a forma bíblica do batismo em águas?

R. Imersão na água (At 8.36) como um sinal físico e visível da fé.

 

4. Qual a fórmula do batismo em águas de acordo com Mt 28.19?

R. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

 

5. Quais as realidades espirituais figuradas pelo batismo em águas?

R. Morte, sepultamento e ressurreição do novo crente.

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

 

Subsídio Teológico

 

“O significado do Batismo

1. É um símbolo. O batismo é um símbolo da nossa identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (Rm 6.3,4). Assim como Jesus morreu, também morremos para o mundo (Gl 2.20; Cl 3.3) e somos ‘sepultados’ pelo batismo, para que, juntamente com Ele, venhamos a ressuscitar em ‘novidade de vida’ (Rm 6.5; Cl 2.12).

2. É uma confissão. O batismo é também um ato de confissão da nossa fé em Jesus, pois, por intermédio desta, morremos para o mundo, a fim de pertencermos a Jesus (Gl 3.27; 1Pe 3.18). O batismo se torna para o crente um verdadeiro limite entre o Reino de Deus e o mundo, como o mar Vermelho foi o limite entre a terra da escravidão (o Egito) e o caminho para a nova vida (Canaã - 1Co 10.2).

3. É uma ordem. Jesus ordenou, e queremos obedecê-lO. Jesus é o nosso exemplo em tudo (1Pe 2.21 ; Jo 13.15), e Ele foi batizado para cumprir toda a justiça de Deus (Mt 3.21). Assim, também queremos seguir as suas pisadas (1Pe 3.21; Sl 85.13).

4. É uma bênção. É um ato em que Jesus opera na vida daquele que se submete a Ele, abençoando-o e confirmando a sua fé na Palavra. Não é, como alguns afirmam, um ato mágico que, apenas pela ministração, traz efeitos para a vida espiritual. A salvação é um dom de Deus (Rm 6.23). Porém, Deus proporciona, mediante o batismo, ricas bênçãos que aperfeiçoam a salvação recebida”.

(BERGSTÉN. E. Teologia sistemática. 4.ed., RJ: CPAD, 2005, p.244-5.)

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

A figura do batismo em águas ilustra a nossa plena identificação com Cristo. Somente aquele que experimentou a regeneração efetuada pelo Espírito Santo provou o que o símbolo representa - a plena identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo.

O batismo não salva o crente, no entanto, todos os que crêem em Jesus para sua salvação pessoal, desejam descer às águas batismais em cumprimento ao mandato de Cristo Jesus.

O batismo no Espírito Santo é uma iniciativa divina. Jesus é quem decide a hora e o lugar para o crente ser batizado no Espírito Santo. Entretanto, o batismo em águas é uma decisão pessoal do cristão. Somente o crente, ele ou ela, é que decide quando batizar-se.

Alguns crentes ainda não foram batizados, muito embora estejam a tanto tempo na igreja. O que falta? Certeza de que é um salvo ou salva em Cristo? Medo de comprometer-se com a doutrina da igreja? Ainda não nasceram de novo? Não sabemos ao certo. Mas todo crente verdadeiramente convicto de todas as promessas de Deus para a sua vida, se ainda não foi batizado, aguarda com expectativa o momento para testemunhar publicamente de sua fé em Cristo.