Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

2º Trimestre de 2007

 

Título: Tempos Trabalhosos - Como enfrentar os desafios deste século

Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima

 

 

Lição 2: Os efeitos do mundanismo na família

Data: 15 de Abril de 2007

 

TEXTO ÁUREO

 

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR(Js 24.15).

 

VERDADE PRÁTICA

 

A vida moderna proporciona conforto e oportunidades materiais, mas não podemos ignorar as armadilhas contra a vida espiritual da família cristã.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda - Gn 2.24

A união indispensável no lar

 

 

Terça - Lv 18.22; 20.13

União humana abominável

 

 

Quarta - Gn 3.8

Deus presente no primeiro lar

 

 

Quinta - Gn 3.12,13

Desunião e desconfiança conjugal

 

 

Sexta - Ef 5.25; Tt 2.4

O indispensável amor na família

 

 

Sábado - Dt 11.19,20

O valor da Palavra de Deus no lar

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Gênesis 2.18,21-24.

 

18 - E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

21 - Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.

22 - E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.

23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

 

INTERAÇÃO

 

Professor, nesta lição, você ensinará a respeito da família no contexto cristão e secular. Procure ministrar o tema conforme as peculiaridades de sua classe. Caso você lecione para uma turma de jovens casais ou de cônjuges mais experientes, não há necessidade de adaptar a lição à experiência e ao contexto deles. Alguns assuntos, no entanto, precisam ser adaptados à realidade dos jovens solteiros. Procure harmonizar os tópicos que tratam do relacionamento entre os casais para temas relacionados á fase inicial do casamento (namoro, noivado), ou conforme a realidade e necessidade da classe.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Descrever a origem divina da família.
  • Explicar os principais ataques contra o casamento.
  • Enumerar as formas iníquas de uniões.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Professor, use um recurso didático que auxilie o aluno no exercício da criatividade, da síntese, sensibilidade e domínio da leitura e escrita. Antes, porém, uma pergunta: “Você sabe o que é letramento”? Não? Letramento é tanto um resultado quanto um estado. É o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita e, também, a condição que adquire um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais. É mais do que saber ler e escrever. Portanto, caso seja possível, avalie às condições de letramento de seus alunos. Distribua uma folha para cada aluno, a fim de que desenvolvam o tema: A família cristã que desejamos . Depois de concluído, ministre a lição. Leve o material para casa e analise as aspirações de seus educandos.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Palavra Chave

Família: Comunidade constituída por um homem e uma mulher, unidos por laço matrimonial, e pelos filhos nascidos dessa união.

 

O Diabo sempre intentou destruir a família (1 Pe 5.8). Entretanto, Deus tem colocado à disposição do crente um verdadeiro arsenal do Espírito Santo através da Bíblia Sagrada: a oração, o jejum, a leitura bíblica, o poder do sangue de Cristo e a comunhão com o Espírito Santo; são armas poderosas que devemos utilizar para combater o Maligno em sua fúria contra a família (2 Co 10.4,5; Ap 12.11; 2 Ts 3.3; 1 Jo 2.13,14).

Nesta lição, apresentaremos algumas maneiras pelas quais podemos vencer esta luta.

 

I. O CASAMENTO, O LAR E A FAMÍLIA

 

1. Origem do casamento. Deus viu que a solidão não seria boa para o homem (Sl 68.6; 113.9). Por isso, fez-lhe uma adjutora para viver em sua companhia (Gn 2.18,21-23). Deus uniu o homem à sua mulher, a fim de serem “uma só carne” (Gn 2.24). Portanto, a união conjugal tem de ser monogâmica, heterossexual e indissolúvel. Ou seja: o casamento bíblico é a união de um homem com uma mulher até que a morte os separe. Fora disso, qualquer tipo de união conjugal é “abominação ao Senhor” (Lv 18.22; 20.13; Rm 1.27; 1 Co 6.10).

2. Origem da família. Antes de estabelecer a Igreja, Deus criou a família e determinou regras para o seu desenvolvimento. Embora o Criador haja destinado apenas uma mulher para o homem, o pecado levou o ser humano à poligamia, à fornicação e ao adultério, ignorando o padrão da vida conjugal estabelecido por Deus (Gn 2.24; 4.1).

3. Origem do lar. O primeiro lar foi formado por Deus. Neste lar havia amor, paz, saúde e alegria (Gn 2.25). Até o trabalho era realizado sem estresse (Gn 2.5,15). O mais importante, porém, era a presença de Deus (Gn 3.8a). Sendo esta também indispensável ao lar cristão, deve ser buscada e cultivada por todos os membros da família.

 

SINOPSE DO TÓPICO (I)

 

O casamento monogâmico, o lar e a família são projetos divinos estabelecidos para a felicidade da humanidade.

 

II. OS ATAQUES CONTRA O CASAMENTO

 

1. O ataque no Éden. O primeiro ataque ao casamento ocorreu no Éden. Daquele episódio, surgiu a inclinação inata do ser humano para pecar, trazendo como consequências a iniquidade, as doenças, o envelhecimento e a morte física e espiritual.

2. Formas iníquas de união. Nestes dias trabalhosos e difíceis, os ataques (e como sempre disfarçados e “justificados”) contra o casamento são os mais diversos. O que dizer do divórcio? Ou do casamento homossexual (Lv 18.22; 20.13; 1 Co 6.9-10; 1 Tm 1.10). Quem assim procede, sofrerá o juízo divino (Gn 19.5,24; 1 Rs 14.24; Rm 1.26; Hb 13.4; Jd v.7; Gl 6.7). O homossexualismo é um ataque frontal ao casamento.

A Igreja do Senhor Jesus, como “coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15), não pode deixar de protestar contra tais coisas. O matrimônio deve ser valorizado conforme recomenda a Palavra de Deus (Hb 13.4a).

 

SINOPSE DO TÓPICO (II)

 

Os ataques contra o casamento iniciaram no Éden e, desde então, não têm cessado: homossexualidade, divórcio. A igreja, porém, deve protestar contra tais coisas.

 

III. OS ATAQUES CONTRA A FAMÍLIA

 

1. O primeiro ataque da serpente à instituição familiar. No Éden, o Diabo atacou frontalmente o casamento e a família. Por causa do pecado, o primeiro casal foi expulso do jardim (Gn 3.23,24), gerando uma série de males entre os quais o assassinato de Abel (Gn 4.2-8). O pecado transtornou, profanou e perverteu o ser humano (Rm 7.8-24).

2. Ataques à família. Ao longo dos tempos, o inimigo vem atacando continuamente à família de diversas maneiras:

a) Infidelidade conjugal. A vontade de Deus é que os cônjuges se amem mutuamente (Ef 5.25; Tt 2.4). Temos de fugir da infidelidade (1 Co 6.18a). O começo pode ser um olhar, uma conversa, levando em seguida à consumação do pecado. Para evitar a infidelidade conjugal, os cônjuges podem adotar medidas simples, mas eficazes, sempre com a graça de Deus:

     Buscar a Deus em oração. Orando juntos, diária e constantemente, o casal fortalece os laços espirituais e conjugais (Mt 26.41);

     Ler a Bíblia diariamente. É indispensável ao casal ler a Bíblia todos os dias. Alguns dizem que não há tempo, mas a verdade inconteste é que “há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1);

     O esposo deve dar prioridade à sua esposa. Volte a cultivar o carinho, o afeto, e a expressão do amor conjugal para com a mulher de sua mocidade (Ef 5.25-28).

     A esposa deve dar prioridade a seu esposo (Ef 5.33). A mulher cristã, com prudência e amor, torna-se um esteio contra a infidelidade conjugal. Buscando a sabedoria divina, ela haverá de preencher as necessidades emocionais e afetivas de seu cônjuge.

b) A ausência de Deus no lar. Nada pode preencher a falta de Deus no lar, a não ser o próprio Deus. A ausência de Deus no lar é a causa de alguns problemas que afetam o casamento e a família como um todo. Como vencer esse terrível inimigo?

     Cada membro da família, a partir do casal, deve tomar a decisão de servirão Senhor, sem nunca descuidar-se do culto doméstico. Faça como Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Além disso, frequente a igreja juntamente com o seu cônjuge e filhos.

     Levar a família a valorizar a igreja local (Sl 122.1; 27.4; 84.10; Ec 5.1). É importante que os pais dêem exemplo aos filhos, não apenas mandando-os para a igreja, mas indo com eles à casa do Senhor. Incentive-os a tomar parte nas atividades da igreja local.

 

SINOPSE DO TÓPICO (III)

 

Os cônjuges podem neutralizara infidelidade conjugal por meio da oração, da leitura das Escrituras, do respeito e amor recíprocos.

 

IV. FORTALECENDO O LAR CONTRA OS ATAQUES DO MAL

 

1. Os ataques modernos à família e como vencê-los. Conforme já dissemos, são muitos os ataques à família nos dias atuais.

a) A inversão de valores. A família está sendo destruída por novelas iníquas, escritas e produzidas por pessoas distanciadas dos valores legitimamente cristãos, e pelas publicações que zombam da Palavra de Deus (Is 5.20).

b) A tecnologia como instrumento do mal. A televisão e a internet, por exemplo, vêm sendo traiçoeiramente usados pelo Diabo para contaminar preciosas vidas. A Igreja do Senhor Jesus precisa, no poder do Espírito Santo, reagir contra o uso inadequado e pecaminoso desses meios de comunicação em massa. Se não reagirmos, a família cristã sofrerá pesadas consequências.

2. É necessário tomar posição. Josué afirmou: “... porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). A maior parte dos ataques contra a família tem sucesso, porque os responsáveis pelos lares cristãos não tomam diante de Deus, uma posição firme e corajosa contra essa perversa inversão de valores (Ef 6.4b; Dt 22.8).

3. É necessário temer a Deus e andar nos seus caminhos. “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!” (Sl 128.1). As promessas de que trata o salmo são bênçãos extraordinárias sobre a família, incluindo o líder, a esposa, os filhos e os filhos destes conforme promete Deus. Mas há um preço a pagar: Deus exige santidade no lar de quem lhe professa o nome (Hb 12.14; 1 Pe 1.15).

4. É necessário edificar a casa sobre a Rocha (Mt 7.24; Sl 127.1). Edificar a casa “sobre a rocha” é edificar o casamento, o lar e a família, sobre Cristo Jesus, que é a “a pedra”, ou a rocha dos séculos (Mt 21.42; Lc 20.17; 1 Pe 2.7). Muitos crentes edificam sua casa sobre a areia (Mt 7.27), e amargam as consequências. Como está você construindo o seu lar?

 

SINOPSE DO TÓPICO (IV)

 

Para vencer os ataques contra a família é necessário temer a Deus, andar em seus caminhos e edificar a casa sobre a Rocha.

 

CONCLUSÃO

 

Hoje, mais do que nunca, é necessário manter a família nos padrões estabelecidos por Cristo. Quando tomamos uma firme posição de manter o nosso lar na Palavra de Deus, como o fez Josué (24.15), certamente levaremos a nossa família a entrar na Arca, que é Cristo (Gn 7).

 

VOCABULÁRIO

 

Adjutora: Aquela que ajuda ou auxilia; ajudante.
Cônjuge: Cada uma das pessoas ligadas pelo casamento em relação à outra.
Inconteste: Que não é contestável; indiscutível.
Incubar: Possuir em estado latente; interiorizado; premeditar, planejar.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

BENTHO, E. C. A família no Antigo Testamento: história e sociologia. RJ: CPAD, 2006.

 

EXERCÍCIOS

 

1. Qual a forma de união conjugal aprovada por Deus?

R. A união heterossexual.

 

2. Como Deus vê a união homossexual?

R. Abominação ao Senhor.

 

3. Qual a atitude que se espera da igreja como "coluna da verdade"?

R. Protestar contra as formas iníquas de união.

 

4. Quais as medidas que os cônjuges podem adotar para evitar a infidelidade conjugal?

R. Buscar juntos a Deus em oração; ler a Bíblia; os cônjuges devem dar prioridade um ao outro.

 

5. Como podemos fortalecer o lar contra os ataques do mal?

R. Tomando posição; temendo a Deus e andando em seus caminhos.

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

 

Subsídio Teológico

 

“Família, Centro de Comunhão

Deus é quem decidiu criar a família. Esta foi formada para ser um centro de comunhão e cooperação entre os cônjuges. Um núcleo por meio do qual as bênçãos divinas fluiriam e se espalhariam sobre a terra (Gn 1.28). Não era parte do projeto célico que o homem vivesse só, sem ninguém ao seu lado para compartilhar tudo o que era e tudo o que recebeu da parte de Deus.

O homem sente-se pessoa não apenas pelo que é, mas também quando vê o seu reflexo no outro que lhe é semelhante. Portanto, a sentença divina ecoada nos umbrais eternos expressa o amor e o cuidado celeste com a vida afetiva do homem. Para Deus, ‘não é bom que o homem esteja só’ [...] A solidão é um agravo à saúde psicofísica da criatura humana e, por mais esta razão, Deus não deixaria a criatura feita à sua imagem sem um semelhante para comungar [...]

Homem e mulher fazem, portanto, parte do mesmo projeto celífluo. Sentem-se tão necessários à existência do outro quanto dependem individualmente do ar que respiram. Esta interdependência é inerente à formação espiritual e moral do próprio ser. Faz parte do mistério, da teia de encontros e desencontros, de fluxo e refluxo que cercam a união entre homem e mulher. A união conjugal, portanto, antes de ser um contrato jurídico, era um ato de amor, companheirismo e cumplicidade em que as principais necessidades humanas eram plenamente satisfeitas”.

(BENTHO, E. C. A família no Antigo Testamento: história e sociologia. RJ: CPAD, 2006, p.24-5.)

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

Todo verdadeiro cristão está biblicamente comprometido com a integridade e a felicidade da família. É a vontade de Deus que a família seja preservada das malévolas influências culturais, sociais, políticas e filosóficas de uma sociedade secular, atéia e anticristã. É necessário que Deus e as Escrituras sejam o centro da família. É essencial que cada um dos membros familiares reconheça que o lar somente é cristocêntrico, quando as decisões domésticas consideram a vontade de Cristo e os ensinos das Escrituras. Às vezes, não buscamos a vontade de Deus para as decisões que desejamos assumir a respeito de certos assuntos familiares, e, depois, desejamos que Ele nos socorra das ações equivocadas que adotamos. Quão maravilhoso é ouvirmos as Escrituras e seguirmos a vontade de Cristo para a família! Portanto, antes de agir, ore! Antes de decidir, leia as Escrituras!