Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

3º Trimestre de 2007

 

Título: A busca do caráter cristão

Comentarista: Eliezer de Lira e Silva

 

 

Lição 6: Noé, um homem justo e incorruptível

Data: 12 de Agosto de 2007

 

TEXTO ÁUREO

 

Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo(Fp 2.15).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Todo cristão deve influenciar a sociedade em que vive, por meio de atitudes que enalteçam o nome do Senhor.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda - Fp 2.5-8

Jesus - o modelo bíblico de obediência

 

 

Terça - 1Ts 5.18

A gratidão fortalece o vínculo do crente com Deus

 

 

Quarta - 2Pe 4.4,5

Noé, pregoeiro da justiça

 

 

Quinta - 1Co 15.54

O crente deve anelar pela incorruptibilidade

 

 

Sexta - Gn 7.5

Obediência - princípio observado pelo crente vitorioso

 

 

Sábado - Gn 7.7; Hb 11.7

A obediência e a fé preservam a vida

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Gênesis 6.1-12.

 

1 - E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,

2 - viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

3 - Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

4 - Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antigüidade, os varões de fama.

5 - E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

6 - Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.

7 - E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até o animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

8 - Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.

9 - Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus.

10 - E gerou Noé três filhos: Sem, Cam e Jafé.

11 - A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.

12 - E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

 

INTERAÇÃO

 

Prezado professor, enfatize nesta lição não apenas a integridade de Noé e a vileza da geração de seu tempo, mas também a necessidade de andarmos com Deus para sermos salvos da ira vindoura. Você tem ensinado que a vinda de Jesus está á porta? Lembre-se de que Noé anunciou o dilúvio por quase um século. Muitos zombaram... “até ao dia em que Noé entrou na arca” (Mt 24.38; Hb 11.7). Por essa razão, Noé fora varão justo e reto em suas gerações. Ele andava com Deus e aguardava a salvação do Senhor (Gn 6.9).

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Descrever o contexto degenerado do tempo de Noé.
  • Comparar os dias de Noé com os atuais.
  • Aspirar uma vida santa e justa.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Professor, para esta aula, faça uma tabela que apresente aos alunos as principais características do patriarca Noé. Observe, abaixo, a relação entre o caráter e a espiritualidade. A integridade está relacionada ao “andar com Deus”, enquanto a submissão à “dependência de Deus”. Ressalte que Noé era íntegro porque andava com Deus, e andava com Deus porque era íntegro. Ele era obediente porque dependia de Deus e, por depender de Deus, era obediente. Leia Hb 11.7 e 2 Pe 2.5, a fim de explicar as ocupações de Noé.

 

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Palavra Chave

Justo: Virtude mediante a qual a pessoa vive conforme à justiça, seja divina ou humana.

 

Noé manteve-se íntegro, justo e temente a Deus mesmo diante de uma sociedade corrompida e violenta (Gn 6.9-12). Na sociedade pós-moderna, onde a injustiça, imoralidade, violência, e o desprezo total pelo ser humano imperam, o testemunho desse patriarca nos ensina que Deus sempre recompensa aqueles que procuram viver dentro dos padrões éticos e morais de sua Palavra.

 

I. CONTEXTO SOCIAL DO TEMPO DE NOÉ

 

1. Degeneração moral. O pecado original contaminou toda a raça humana. Paulo, no primeiro capítulo da epístola aos Romanos, enfatiza o estado deplorável do homem sem Deus em todas as épocas (Rm 1.18-32; 3.23). Nos dias de Noé a situação era muito grave (Gn 6.11,12). Os homens viviam alienados de Deus, sem padrões éticos e morais, sem amor, presunçosos, violentos... Sua maldade e degeneração eram tais que o Senhor decidiu destruir toda a humanidade (Gn 6.7,13).

2. Homens voltados para Deus. Desde o princípio da raça humana homens e mulheres têm reconhecido seu estado de pecado e sua incapacidade de libertar-se sem a ajuda divina (Gn 4.26). Eles recorrem ao Todo-Poderoso em busca de misericórdia, com esperança de serem perdoados e restaurados. Há na Bíblia vários exemplos de pessoas que mantiveram uma vida santa diante de Deus e da sociedade ímpia na qual viveram: Abraão (Gn 12.1,4); Jó (Jó 1.1); Eliseu (2 Rs 4.9); Daniel (Dn 1.8); a igreja de Filadélfia (Ap 3.8,10); e o próprio Noé.

 

SINOPSE DO TÓPICO (I)

 

A sociedade do tempo de Noé era perversa, degenerada e violenta. Porém, Noé e sua família guardavam-se da corrupção moral de seu tempo.

 

II. ASPECTOS DO CARÁTER DE NOÉ

 

1. Noé, um homem íntegro (v.9). A despeito da tamanha maldade que assolava o mundo naqueles dias (Gn 6.12), Noé decidira permanecer fiel ao seu Criador. Mesmo não sabendo como agradá-Lo, por não ter a quem imitar, o patriarca afastou-se da corrupção, permanecendo íntegro moral e espiritualmente (Gn 6.9). Por sua retidão, afirma a Bíblia, achou graça diante do Altíssimo (Gn 8.21). Assim como Jó (Jó 1.1), Noé foi diferente de todos os homens de seu tempo.

Nestes dias de tantas mazelas e iniquidades, urge vivermos em santidade para que sejamos irrepreensíveis (Fp 2.1 5). A experiência de Noé nos ensina que o modelo bíblico para a vida cristã não depende de critérios humanos. O crente deve ter uma vida exemplar (1 Tm 4.12; Tt 2.7), baseada na excelência do caráter de nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 13.15).

2. Noé, um servo que andava com Deus (v.9). Noé confiava integralmente em Deus e vivia em plena comunhão com Ele. Por andar com o Senhor, fora agraciado com a revelação do plano divino (Gn 6.14-17). Deus fez com que Noé e sua família entrassem na arca, salvando-os do grande dilúvio (Gn 7.23). Ao baixar as águas, o Senhor confiou ao patriarca toda a obra de suas mãos (Gn 9.3), e estabeleceu com ele uma nova aliança (Gn 9.9). Os pactos estabelecidos entre Deus e o homem são resultados da aproximação e do compromisso do homem com Deus.

3. Noé, um servo obediente. A Bíblia afirma a obediência de Noé a Deus em diversas partes do livro de Gênesis (6.22; 7.5-7,9,13,16). Uma das características mais marcantes do líder é sua capacidade de ser liderado. Quem não sabe obedecer nunca será exemplo para os que estão sob sua liderança.

Os filhos de Noé o respeitavam porque tinham nele o modelo da obediência. Apesar de não ter um padrão escrito a observar, Noé creu piamente no Senhor, tornando-se um herói da fé (Hb 11.7). Jesus deixou claro que andar com Ele implica obedecê-Lo incondicionalmente. Somente os que lhe obedecem são realmente seus amigos (Jo 15.14). A estes é dado o privilégio de conhecer os desígnios de Deus (Jo 15.15).

4. Noé, um homem dependente de Deus. Até que ouvisse a voz do Eterno, Noé não ousou sair da arca (Gn 8.13-19). Isto demonstra total dependência de Deus. O Senhor fechara a porta da arca por fora, portanto, só Ele deveria abri-la (Gn 7.16). A sujeição a Deus deve fazer parte do caráter de todo o homem que deseja agradá-Lo (Fp 2.5-8; Mt 26.39,42).

5. Noé, um servo grato. Ao sair da arca, Noé edificou um altar ao Senhor e ofereceu-lhe um sacrifício pelo livramento que recebera (Gn 8.20). Os homens de Deus, em todas as épocas, são convocados a louvá-Lo e agradecer-Lhe por tudo, sempre (Ef 5.20; 1 Ts 5.18).

 

SINOPSE DO TÓPICO (II)

 

A despeito da maldade que assolava a sociedade, Noé era um homem íntegro, obediente, grato e que andava com Deus.

 

III. FAZENDO A DIFERENÇA EM NOSSOS DIAS

 

1. Um homem diferente. Como nos dias de Noé, Deus continua buscando homens que façam a diferença: na família, no trabalho, na sociedade, em todo lugar. Servos íntegros e obedientes (Cl 3.5-10), que tragam nova vida e esperança para os que o cercam.

2. Os nossos dias. Não podemos esperar, neste mundo de pecados, tempos fáceis para nos firmarmos como autênticos cristãos. Jesus advertiu a seus discípulos dizendo que neste mundo teriam aflições (Jo 16.33). Também afirmou que eles não pertenciam mais a este mundo (Jo 17.14), uma vez que sua natureza e cidadania contrariavam este século. É por isso que somos conclamados pelo Senhor a estampar aqui nossa diferença a fim de que o nome de Jesus seja glorificado (Mt 5.16).

Numa sociedade desonesta, violenta e corrompida, que repele e despreza qualquer tipo de autoridade, o cristão deve demonstrar que é diferente, ética e moralmente. Assim como Noé foi justo e temente a Deus diante de uma população corrupta, é possível ao crente, nesta dispensação do Espírito, viver para Deus e servi-Lo com integridade, refletindo o caráter de Cristo (2 Co 5.17; Tt 2.12; Fp 2.15; 2 Tm 3.9,10,13,14).

 

SINOPSE DO TÓPICO (III)

 

Assim como nos dias de Noé, o Senhor continua buscando homens que façam a diferença na sociedade em que vivem.

 

CONCLUSÃO

 

Por meio da vida de Noé, aprendemos que mesmo diante de uma geração decaída, temos de nos tornar modelos de comportamentos éticos e morais. Nossa maior responsabilidade é mostrar à humanidade a integridade e beleza do caráter de nosso Senhor Jesus Cristo. Isso é ser cristão!

 

VOCABULÁRIO

 

Alienar: Desviar, afastar.
Incorruptibilidade: Qualidade ou caráter de incorruptível.
Piamente: Piedosamente; piedoso, devoto.
Urgir: Ser urgente; ser necessário sem demora; instar.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

KENDR1CK, M. 365 lições de vida extraída de personagens da Bíblia. RJ: CPAD, 1999.

 

EXERCÍCIOS

 

1. Descreva a situação espiritual da humanidade nos tempos de Noé.

R. (Livre) Os homens viviam alienados de Deus, sem padrões éticos e morais, sem amor, presunçosos, violentos.

 

2. Cite quatro exemplos de pessoas que mantiveram uma vida santa diante de Deus e da sociedade ímpia na qual viviam.

R. Abraão (Gn 12.1,4); Jó (Jó 1.1); Eliseu (2 Rs 4.9); Daniel (Dn 1.8).

 

3. Comente a respeito do caráter de Noé.

R. (Livre). Noé era um homem íntegro, que andava com Deus, obediente, dependente de Deus e grato a Ele.

 

4. O que Deus continua buscando nos dias de hoje?

R. Homens que façam a diferença: na família, no trabalho, na sociedade, em todo lugar. Servos íntegros e obedientes.

 

5. Qual deve ser o comportamento do cristão numa sociedade desonesta?

R. O cristão deve demonstrar que é diferente, seja na ética ou moralmente.

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

 

Subsídio Devocional

 

“Uma reputação justa

Contra o pano de fundo de uma cultura escurecida pelo mal, Noé viveu uma vida exemplar e brilhante. Ele foi o único seguidor de Deus em sua geração, e assim sua família foi escolhida por Deus para sobreviver ao dilúvio. De certo modo, ele tornou-se o segundo pai da raça humana. Ao concluir a construção do bote gigante que os levaria através das águas do juízo divino, Noé demonstrou fidelidade, obediência e paciência (a tarefa levou cem anos!). A Segunda Carta de Pedro 2.5 também chama Noé de ‘pregador da justiça’, implicando que ele avisou seus amigos e vizinhos sobre a catástrofe vindoura.

Noé não era perfeito. Ele demonstrou falta de autocontrole posteriormente, quando ficou bêbado com o vinho de sua própria videira. E, ainda assim, quando a Escritura resume sua vida, Noé é chamado de homem justo que andou com Deus - em agudo contraste aos outros dos seus dias.

Se alguém hoje fosse resumir sua vida numa frase ou duas, o que ele ou ela diria sobre você? Qual é a sua reputação? O que o faz conhecido? Se você realmente leva a sério a vontade de viver de uma forma que agrade a Deus, deve fazer essas perguntas a um amigo de confiança. As respostas podem surpreendê-lo ou até ferir seus sentimentos, mas também lhe darão algumas idéias claras sobre que áreas da sua vida precisam de mudança.

A forma como você vive determinará como você será lembrado.”.

(KENDRICK, M. 365 lições de vida extraída de personagens da Bíblia. RJ: CPAD, 1999, p.10.)

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

“Noé era varão justo e reto em suas gerações; Ele andava com Deus”. Que síntese mais sublime! Toda a vida de um homem resumida em uma pequena frase! Muito tempo depois, o autor da Epístola aos Hebreus escreveu: “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hb 11.7; 2 Pe 2.5). Outro resumo memorável! Noé fora profeta, exímio engenheiro náutico, pregoeiro da justiça e herdeiro da fé.

Se você deseja ser lembrado com frases sublimes e memoráveis, como as de Noé, faça, agora, de sua vida um testemunho inabalável de fé, justiça e retidão. O que será dito de você amanhã está subordinado ao que você é e faz hoje.

 

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)