Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

3º Trimestre de 2008

 

Título: As doenças do nosso século — As curas que a Bíblia oferece

Comentarista: Wagner dos Santos Gaby

 

 

Lição 9: A sedução das drogas

Data: 31 de Agosto de 2008

 

TEXTO ÁUREO

 

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito(Ef 5.18).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Somente através da graça redentora de Cristo é que se pode viver sem os vícios que destroem o corpo, o templo do Espírito Santo.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — 1Co 6.19

Nosso corpo, templo do Espírito Santo

 

 

Terça — Ef 5.18

A embriaguez traz contenda

 

 

Quarta — 1Tm 3.3

O vício desabilita o crente ao ministério

 

 

Quinta — Pv 23.29-35

Os perigos e as tentações das drogas lícitas

 

 

Sexta — Jo 8.36

Jesus liberta das maldições dos vícios

 

 

Sábado — Pv 20.1

Não há sabedoria naqueles que buscam as drogas

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Provérbios 23.29-35.

 

29 — Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as pelejas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos?

30 — Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.

31 — Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.

32 — No seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará.

33 — Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.

34 — E serás como o que dorme no meio do mar e como o que dorme no topo do mastro

35 — e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-la outra vez.

 

INTERAÇÃO

 

Em Eclesiastes 8.1, o sábio Salomão afirmou: “A sabedoria do homem faz reluzir o seu rosto”. Quando o mestre é verdadeiramente sábio, a piedade e a esperança reluzem em seu rosto, contagiando todos os seus alunos. O professor sábio convence seus alunos por meio dos sonhos que os fazem sonhar. Nós, professores, somos geradores de sonhos, esperanças e amor pela vida. Muitos dependentes químicos vivem sem esperança porque não sonham mais. Nesta lição, mantenha acessa a chama da esperança no coração de seus alunos.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Descrever os princípios bíblicos contra o uso das drogas.
  • Explicar as razões pelas quais as pessoas se drogam.
  • Orientar outros a respeito da prevenção e tratamento das drogas.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Prezado professor, Jim Burns afirma que um dos métodos mais eficazes de se ajudar o jovem na questão das drogas e alcoolismo é dar-lhe a chance de ser educado e conversar sobre o tema nesta importante fase da vida. Ele ainda recomenda que o professor, enquanto ministra o tema para os alunos, conserve e reforce sempre o texto de 1Co 6.19,20. Esta é uma oportunidade, segundo o autor, de você educar, desafiar e encorajar os jovens a enxergar o que estão fazendo ao templo do Espírito Santo, quando introduzem em seus corpos substâncias nocivas. Ajude-os, diz Burns, a perceber como as drogas afetam física e espiritualmente a vida das pessoas.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Palavra Chave

Drogas: Medicamento ou substância entorpecente e alucinógena.

 

Apesar do sentido pejorativo, o termo “drogas” vem do grego pharmakeia, e significa farmácia, ou drogaria. Na Bíblia, a palavra está sempre associada à feitiçaria ou às atividades demoníacas. Há nas Escrituras várias referências que condenam os vícios e seus funestos resultados (Pv 20.1; 21.7; 31.4; Is 5.22; 28.7; Ef 5.18). Deus condena terminantemente todo tipo de vício, inclusive as drogas.

 

I. PRINCÍPIOS BÍBLICOS CONTRA O USO DAS DROGAS

 

1. Bebidas alcoólicas em geral. A Bíblia é categórica e irredutível: “Não vos embriagueis com vinho em que há contenda…” (Ef 5.18). Paulo, aqui, não se refere apenas ao efeito entorpecente do vinho, mas a embriaguez de modo geral provocada por qualquer tipo de bebida. Ele estava plenamente consciente de que o cristão jamais deve se embriagar. Trata-se de um princípio divino.

2. A abrangência do princípio. Se Efésios 5.18 se refere a um princípio bíblico geral contra as bebidas entorpecentes, podemos depreender que o mesmo texto também condena o uso desnecessário e abusivo de outras substâncias nocivas ao organismo.

 

SINOPSE DO TÓPICO (I)

 

Efésios 5.18 refere-se a um princípio bíblico geral contra as bebidas entorpecentes, estendendo-se também ao uso de qualquer substância nociva ao organismo.

 

II. POR QUE AS PESSOAS SE DROGAM?

 

1. Razões alegadas pelos viciados. Segundo o Pastor David Wilkerson, fundador do Centro Desafio Jovem de Nova Iorque, E.U.A., há muitas razões pelas quais os jovens usam drogas. Vejamos: a) Como símbolo de independência; b) Para fugir da infelicidade no lar; c) Por curiosidade; d) Para ser aceito num grupo de jovens mais “avançados”; e) Por causa da influência do grupo; f) Fuga de problemas emocionais; g) Por medo de ser tachado de covarde por seus “amigos”. As drogas se apresentam como uma ilusória “válvula de escape”, mas as suas consequências são fatais (Pv 23.29-35; 1Co 3.17).

2. Os ardis de Satanás. O Diabo sempre teve interesse em devorar a juventude através de seus ardis (1Pe 5.8). Os jovens devem dizer não às drogas e, consequentemente, a Satanás. É bastante oportuna a advertência de Salomão em Ec 12.1.

 

SINOPSE DO TÓPICO (II)

 

São algumas razões pelas quais as pessoas se drogam: a fuga da infelicidade no lar e dos problemas emocionais e a curiosidade.

 

III. PORQUE A BÍBLIA CONDENA AS DROGAS?

 

1. Porque é um pecado contra o corpo. Assim como a prostituição é um pecado deliberado contra o corpo (1Co 6.18-20), também o são as drogas (1Co 3.17). Muitos dizem que têm o direito de fazer o que quiserem com seu corpo. Embora pensem que isso seja liberdade, de fato estão escravizados por seus próprios desejos. Quando nos tornamos cristãos, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Sendo assim, nosso corpo não mais nos pertence. É propriedade do Criador, e não podemos violar os padrões de vida estabelecidos por Ele.

2. Porque causam sofrimento ao usuário e ao próximo. Apesar de o viciado ser o principal prejudicado pelas drogas (Pv 5.22,23), os familiares sofrem bastante com a situação. Além do cuidado natural, a família acaba gastando o que tem e o que não tem com dispendiosos tratamentos. Há viciados que roubam dinheiro e objetos de casa para trocar por drogas. Outros se tornam agressivos (Pv 4.17; 23.29-35) ou deixam de trabalhar e sustentar a família. Pior ainda, há os que entram para o mundo do crime (Pv 20.1).

3. Porque sustentam o mundo do crime. As drogas movimentam um gigantesco esquema de atividades ilícitas que envolvem desde o contrabando até formas cruéis de assassinatos, corrupção e abuso de poder. E quem sustenta tudo isso é o usuário de drogas (Is 55.2).

4. Porque afastam o homem de Deus. É incontestável o fato de que as drogas afastam o homem dos caminhos do Senhor (1Co 6.10; Gl 5.21; 1Pe 4.3).

 

SINOPSE DO TÓPICO (III)

 

A Bíblia condena o uso de drogas porque além de ser um pecado contra o corpo, as drogas afastam o homem de Deus.

 

IV. VIVENDO SEM DROGAS

 

1. A prevenção. O que devemos fazer para alertar as pessoas sobre o perigo do vício das drogas?

a) Mostrar os exemplos negativos. Precisamos mostrar aos jovens a situação e o sofrimento de quem já está enfrentando o problema, direta ou indiretamente (Pv 4.14-17; 5.22,23).

b) Ensinar os princípios da Palavra de Deus. Um jovem bem instruído nos caminhos do Senhor rejeitará o vício mais facilmente (Pv 3.1-8; 4.23-27).

c) Mostrar as advertências da Palavra de Deus. Em Provérbios 23.29-35 a Palavra nos adverte claramente sobre o perigo das bebidas alcoólicas. O texto fala do efeito da bebida que é comparado à picada de uma serpente que envenena sua vítima. Os efeitos do álcool, e das drogas de modo geral, são demoníacos e destruidores (Pv 23.29,33,34,35).

2. O tratamento.

a) Tratamento espiritual. Não há como livrar uma pessoa das drogas sem antes cuidar de sua vida espiritual.

b) Tratamento convencional. Em muitos casos, o viciado precisa ser levado para uma clínica especializada a fim de ser desintoxicado (Mt 9.12). Há muitas igrejas que mantêm centros de recuperação de viciados.

c) Cuidado constante. Às vezes, mesmo após deixar o vício, alguns, infelizmente, retornam a ele (Pv 26.11; 2Pe 2.22). Não são poucos os casos de “ex-viciados” que vêm para a igreja, se casam com moças crentes e até são aceitos no quadro de obreiros, mas, tempos depois, abandonam a família e a igreja para retornar às drogas. Alguns têm um fim trágico.

 

SINOPSE DO TÓPICO (IV)

 

Para alertar as pessoas sobre o perigo do vício, é necessário: mostrar os exemplos negativos, ensinar os princípios e as advertências da Palavra de Deus.

 

CONCLUSÃO

 

Somente através da graça redentora de Cristo é que se pode viver sem drogas ou qualquer tipo de vício que ofenda aos homens e a Deus (At 24.16). Caso você tenha problemas com drogas ou conviva com algum viciado em sua família, o Todo-Poderoso pode libertá-lo agora mesmo! (Jo 8.32; 16.24; Sl 37.5).

 

VOCABULÁRIO

 

Entorpecente: Substância tóxica que produz estado agradável de embriaguez, e a que o organismo se habitua, vindo a tolerar doses grandes, mas que provocam a necessidade de seu uso, o qual acarreta progressivas perturbações físicas e morais.
Pejorativo: Diz-se de vocábulo que adquiriu ou tende a adquirir significação torpe, obscena, ou só desagradável.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

BURNS, J. Uma palavra sobre sexo, drogas & rock'n' roll. RJ: CPAD, 1997.

 

EXERCÍCIOS

 

1. Explique o princípio bíblico sobre as drogas em Ef 5.18.

R. Efésios 5.18 refere-se a um princípio bíblico geral contra as bebidas entorpecentes, estendendo-se também ao uso de qualquer substância nociva ao organismo.

 

2. Cite três razões pelas quais as pessoas se drogam.

R. A fuga da infelicidade no lar e dos problemas emocionais e a curiosidade.

 

3. Porque a Bíblia condena as drogas?

R. Porque além de ser um pecado contra o corpo, as drogas afastam o homem de Deus.

 

4. O que devemos fazer para alertar as pessoas sobre o perigo do vício das drogas?

R. Mostrar os exemplos negativos, ensinar os princípios e as advertências da Palavra de Deus.

 

5. O que pode ser feito para ajudar as pessoas a se livrarem das drogas?

R. Tratar da vida espiritual do drogado; levá-lo as clínicas especializadas e cuidar constantemente.

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

 

Subsídio Pastoral

 

“Por que os adolescentes abusam das drogas e do álcool?

Drogas e álcool proporcionam uma falsa sensação de alívio. Na maioria das vezes são usados para sufocar mágoas. Segundo, drogas e álcool são tão atraentes aos jovens (e adultos) porque estes trabalham o tempo todo. Drogas e álcool são dignos de confiança enquanto famílias e amigos, infelizmente, nem sempre são fidedignos. Se um jovem está em conflito, preocupado com a família, com uma classificação, com o rompimento de um namoro ou outro problema qualquer, pode usar, temporariamente, drogas ou álcool. É simplesmente isto: drogas os fazem sentir-se bem, e elas agitam. Estes dois fatos são absolutamente indispensáveis para se entender a inacreditável atração por algo tão nocivo e o grande número de viciados e dependentes.

O que acontece quando adolescentes usam drogas ou álcool? Perdem o domínio sobre o stress. A partir do momento em que passam a ingerir substâncias químicas, interrompem o aprendizado de como combater o stress. Facilmente se tornam alcoólatras ou usuários de drogas. A parte mais difícil é ajudá-los a readquirir o controle sobre os stress e ensiná-los a lidar com seus problemas de um modo que não seja bebendo ou se drogando”.

(BURNS, J. Uma palavra sobre sexo, drogas & rock'n' roll. RJ: CPAD, 1997, p.75).

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

A Bíblia é muito clara quanto aos tóxicos. Ela expressa claramente à vontade de Deus em relação a nossa vida, ao mesmo tempo em que trata do problema das drogas: “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus” (Ef 5.18 — NTLH). A porta de entrada para o consumo dos tóxicos mais fortes é a utilização daquelas drogas consideradas mais leves, como o fumo e o álcool. Evitando as mais leves, você, com certeza, manter-se-á longe das mais fortes. A orientação das Escrituras é que você, em vez de se embriagar com as bebidas que trazem desgraças, seja cheio do Espírito Santo, que traz alegria. Você é batizado com o Espírito Santo? Se você não é, busque agora mesmo essa gloriosa dose de poder e alegria espiritual. Se você for controlado por Deus, jamais satisfará os desejos pecaminosos: “Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês” (Rm 8.9 — NTLH).

 

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)