Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

1º Trimestre de 2009

 

Título: Livro de Josué — As conquistas e as promessas do povo de Deus

Comentarista: Elienai Cabral

 

 

Lição 2: Josué assume a liderança de Israel

Data: 11 de Janeiro de 2009

 

TEXTO ÁUREO

 

Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o SENHOR, teu Deus é contigo, por onde quer que andares(Js 1.9).

 

VERDADE PRÁTICA

 

As conquistas de um autêntico líder são impelidas por ações que demonstram sabedoria, coragem, determinação e convicção.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — Js 1.3,4

Os limites da Terra Prometida

 

 

Terça — Js 1.5-9

O incentivo à conquista

 

 

Quarta — Js 1.8

O segredo da vitória

 

 

Quinta — Js 3.5

O requisito para a conquista

 

 

Sexta — Js 4.1-24

Os memoriais da conquista

 

 

Sábado — Js 13.1

A conquista incompleta

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Josué 1.1-3,5,7-9.

 

1 — E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

2 — Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

3 — Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

5 — Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

7 — Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

8 — Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.

9 — Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.

 

INTERAÇÃO

 

Estimado professor, leia o primeiro capítulo do livro de Josué até que tenha plena compreensão do seu conteúdo. Perceba as notas geográficas (vv.2,4,11,14,15), patronímicas (v.12), exortativas (vv.5-9,18), e temporais (v.11). Observe a tensão entre passado (vv.1,2,5,13-15), presente (v.16), e futuro (vv.17,18). Veja que no primeiro parágrafo (vv.1-9), Deus fala com Josué, mas no segundo (vv.10-18), Josué fala com o povo. Note o pronome na primeira pessoa “teu Deus” (vv.9,17), em contraste com o possessivo na segunda pessoa “vosso Deus” (vv.10,13,15). Verifique o emprego do nome divino Yahweh nos vv.1,13,15, e depois o mesmo nome composto, Yahweh Eloheka, nos vv.9,17 (Dt 16.1). Não se esqueça do contexto histórico e literário descritos nos livros de Números e Deuteronômio e, de fazer uma aplicação devocional deste precioso capítulo. Deus o abençoe.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Traçar no mapa os limites de Canaã.
  • Entender a estrutura do capítulo 1.
  • Descrever a missão dos espias.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Em Nm 13.1-32 (ver Dt 1.22) doze espias são enviados à Canaã. Agora, no capítulo 2 de Josué (tópico III), apenas dois espias são mandados a Jericó. Começa, portanto, os preparativos para a ocupação da Palestina. Mas, o caro professor sabe como estava dividido o território de Canaã? Abaixo você encontrará um mapa da Palestina antes da conquista. Apresente aos alunos e faça uma breve descrição desses povos.

 

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Palavra Chave

Preparação: O povo de Israel prepara-se para ocupar a Palestina.

 

Para tornar-se um grande líder, a serviço de Deus, Josué teve de ser trabalhado ao longo de muitos anos. A primeira vez que a Bíblia o menciona, ele era tão somente um israelita que sonhava com a libertação de seu povo. Todavia, o Eterno viu naquele jovem um comandante capaz de conduzir Israel com segurança à Terra Prometida. O trabalho pesado, o sofrimento e as vicissitudes da sua vida de escravo proporcionaram-lhe as qualidades necessárias à liderança eficaz.

Após o êxodo do Egito, Josué tornou-se um fiel servidor de Moisés. Sua eficiente liderança sobre Israel somente seria demonstrada mais tarde, quando estivesse completamente preparado pelo Senhor.

 

I — A ORDEM DIVINA PARA A CONQUISTA DA TERRA

 

1. Deus ordena a travessia do Jordão (1.2). O intento divino de libertar Israel não foi afetado com a morte de Moisés. Deus levantou Josué justamente para dar prosseguimento a esse grandioso projeto. Entrar em Canaã era uma ordem que deveria ser cumprida à risca. Nenhum obstáculo poderia ser colocado à frente dessa meta divina. Deus já havia prometido a Abraão (Gn 12.7; 17.8), e suas promessas são infalíveis.

Deus nunca se prendeu a uma única pessoa a fim de cumprir seus eternos propósitos, mas os executa plenamente com os que se dispõem a cumprir sua Palavra. Ele advertira a Josué que não tivesse medo e passasse para o outro lado do Jordão, pois estaria com ele em todo o tempo.

O Jordão nesta época estava transbordando, o que se constituía obstáculo ainda maior. Todavia, Josué não temeu; enfrentou o desafio com fé e coragem, porque já havia presenciado outros extraordinários milagres operados pelo Senhor.

2. Deus dá a Josué o mapa da Terra Prometida (1.4). Segundo estudiosos, esta nova terra era delimitada pelo deserto, ao sul e ao leste. Nos lados leste e oeste aparecem as fronteiras setentrionais, “o Líbano e o Eufrates”. O Mar Grande, mais conhecido como Mediterrâneo, é o que marca a fronteira ocidental daquela terra. O texto fala da “terra dos heteus”, que inclui uma grande porção da Ásia Menor. Em razão de sua infidelidade e desobediência, até o dia de hoje, a Terra Prometida não foi plenamente conquistada pelos hebreus (Js 13.1). Entretanto, Deus não desistiu de seu povo. Todas as promessas feitas a Abraão e a Moisés serão cumpridas, independente da incredulidade de muitos.

3. Deus revela a Josué o segredo da conquista (1.5-9). Quanto ao cumprimento da sua promessa, Deus asseverou a Josué “como fui com Moisés, assim serei contigo” (1.5). Essa era a garantia que ele precisava; afinal Moisés fora invencível diante de todas as adversidades e provações. Porém, o Senhor queria que Josué cumprisse todas as suas ordens entregues por Moisés, sem se desviar “nem para a direita nem para a esquerda” (1.7); deveria manter-se fiel aos objetivos do Eterno. Por último, para evitar a superficialidade e o esquecimento, o novo líder deveria meditar no livro da Lei “dia e noite” (1.8). A vitória só seria plena se toda estratégia divina fosse obedecida por Josué e por todo o povo de Israel. A Palavra de Deus teria de ser cumprida cabalmente: “Não to mandei eu?” (1.9).

 

SINOPSE DO TÓPICO (I)

 

Deus ordenou a travessia do Jordão, informando os limites da terra a ser conquistada, e revelando o segredo da conquista.

 

II — A PREPARAÇÃO DO POVO PARA ATRAVESSAR O JORDÃO

 

1. Josué deveria executar o plano revelado por Deus (1.4,10-13). Transpor o Jordão era o firme propósito de Deus. Do outro lado estava a terra da promessa divina. Josué teria de agir com fé em Deus, vigor e determinação. E foi exatamente o que fez: reuniu seus principais auxiliares e ordenou-lhes que instruíssem ao povo, preparando-o para a grande jornada (vv.10,11). Todos deveriam estar devidamente prontos para quaisquer circunstâncias.

Para alcançarem a bênção, eram-lhes indispensáveis: coragem, ação e genuína fé em Deus (Tg 2.17).

2. Josué ordena ao povo que se prepare (1.10-13). Todos deveriam estar convictos de que Deus lhes entregaria aquelas terras. Josué também precisava da confiança do povo (vv.16-18). Ele sabia que um líder não subsistiria sem o apoio de seus liderados, e que sua liderança precisava ser reconhecida publicamente: “Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos” (1.16). Por meio de seus subordinados diretos, Josué deu todas as instruções ao povo: “Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que tomeis posse da terra que vos dá o SENHOR, vosso Deus, para que a possuais” (v.11).

3. Josué reúne os homens de guerra (1.14,15). Na caminhada para a Terra Prometida, Israel deparou-se, inevitavelmente, com diversos povos pagãos e adversários, que não se renderam facilmente (Dt 7.1-6). Na caminhada para a Canaã celestial, a Igreja de Cristo precisa de pastores e líderes espirituais dados por Deus e capacitados para orientá-la no combate contra ferozes inimigos, que farão de tudo para impedir sua vitória aqui e triunfo final na Vinda de Cristo.

 

SINOPSE DO TÓPICO (II)

 

Para que o povo alcançasse a bênção da conquista era imprescindível a coragem, ação e genuína fé em Deus.

 

III — OS ESPIAS SÃO ENVIADOS A JERICÓ (2.1-24)

 

Antes de atravessarem o rio Jordão, Josué procurou conhecer a realidade daquela terra, começando por Jericó, cidade-reino, fortificada por altas e espessas muralhas.

1. A previsão é imprescindível ao líder (2.1). Um autêntico líder cristão nada faz por mero impulso, mas age com fé, segurança e previdência. A despeito da confiança e garantia de vitória que o Senhor lhe havia dado, Josué procurava cumprir cabalmente sua parte, planejando suas ações. Prever é antever o desconhecido. Josué não poderia arriscar a vida do seu povo sem conhecer o terreno a ser conquistado, e sem saber com quem estava lidando. Por isso, enviou dois espias a Jericó. Na igreja, um dirigente espiritual, capaz, experiente e com discernimento deve planejar cuidadosamente suas ações.

2. Deus guiou os espias à casa de Raabe (2.1-8). Embora prostituta, Raabe reconheceu o poderio e a grandeza do Deus de Israel. Ela creu que o Senhor era poderoso para subjulgar aquela cidade, a despeito de sua fortaleza e fama; por isso tornou-se o elo da vitória de Israel sobre o restante de Canaã.

Após salvar a vida dos espias, Raabe abandonou a idolatria, unindo-se pela fé a Israel e a seu Deus (Hb 11.31; Tg 2.25), vindo a ser, inclusive, mencionada na genealogia de Cristo (Mt 1.5). Isto ilustra o fato que Deus aceita qualquer pessoa “que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo” (At 10.35).

3. O cordão de escarlate na janela (2.15,18). Esse cordão forma um paralelo com o cordeiro da Páscoa. Assim como o sangue do cordeiro foi colocado nas portas das casas dos israelitas a fim de protegê-los do juízo divino (Êx 12.21-23), igualmente o cordão escarlata pendurado na janela da casa de Raabe resultou em segurança e libertação para a sua família. Como nas muitas proezas que Deus realizou por seu povo, mais uma vez, Ele faz valer sua soberania utilizando-se de coisas pequenas e até ilógicas como um “cordão de escarlate” (1Co 1.27-29).

 

SINOPSE DO TÓPICO (III)

 

Antes de Josué conquistar a cidade de Jericó, planejou cuidadosamente suas ações, preparando o povo e enviando os espias.

 

CONCLUSÃO

 

Uma das grandes lições que aprendemos sobre o êxito da liderança de Josué, é que um bom líder deve ser fiel em tudo, corajoso e determinado, porém, preventivo, prudente e moderado. Josué era um autêntico guerreiro, porém, jamais agia precipitadamente.

 

VOCABULÁRIO

 

Asseverar: Afirmar com certeza; assegurar.

Esmorecer: Tirar o ânimo a; desalentar.

Inamistoso: Inimigo, hostil.

Patronímico: Relativo a pai, especialmente quanto a nomes de família.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

ANDRADE, C. Geografia bíblica. RJ: CPAD, 2002.

DOWLEY, T. Pequeno atlas bíblico. RJ: CPAD, 2005.

PHILLIPS, J. Explorando as Escrituras. RJ: CPAD, 2004.

 

EXERCÍCIOS

 

1. Descreva os limites da Terra Prometida.

R. A Terra Prometida era delimitada pelo deserto, ao sul e ao leste. Nos lados leste e oeste aparecem as fronteiras setentrionais, “o Líbano e o Eufrates”. O mar Grande é o que marca a fronteira ocidental. O texto fala da “terra dos heteus”, que inclui uma grande porção da Ásia Menor.

 

2. Cite dois segredos da plena conquista de Canaã.

R. A presença de Deus e o pleno cumprimento da Lei.

 

3. O que era necessário para o povo alcançar a bênção?

R. Coragem, ação e genuína fé em Deus.

 

4. O que faz um líder verdadeiro?

R. Planeja cuidadosamente suas ações.

 

5. Faça uma relação entre o cordão de escarlate e o cordeiro da páscoa.

R. Assim como o sangue do cordeiro nas portas protegeu os israelitas no Egito, o cordão de escarlata pendurado na janela protegeu a Raabe em Jericó.

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

 

Subsídio Bíblico

 

“Raabe, a Prostituta

Dois espiões foram enviados a Jericó, a grande fortaleza cananéia, a qual tem de ser subjugada em primeiro lugar para que a invasão tenha esperança de sucesso. Israel tem de considerar o custo de possuir a herança. Encontrando abrigo na casa de uma prostituta, os dois espiões ficaram sabendo que Jericó era praticamente deles. O medo de Deus tinha caído sobre o povo, e a própria Raabe já era mais que ‘meio-crente’ no Deus de Israel. Em virtude de sua generosidade para com os espiões e devido à sua fé, foi poupada quando Jericó caiu. Mais tarde, casou-se com uma das famílias de Judá, tornando-se, pela graça de Deus, uma ancestral de Davi e de Cristo.

Atravessando o rio Jordão pela fé, Israel fez o primeiro movimento rumo à vitória na terra. O rio Jordão fala de morte. Surgindo no alto, ao norte das montanhas de Canaã, este rio desce rapidamente e é chamado ‘O Descente’. Por fim, deságua no mar Morto, onde não há saída. A travessia do rio Jordão simboliza a identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Sem esta etapa não pode haver conquista de Canaã para Israel, e nem posse da herança em Cristo para o crente”.

(PHILLIPS, J. Explorando as Escrituras. RJ: CPAD, 2004, p.50).

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

Deus cumpre suas inauditas promessas. Um dos primeiros compromissos de Yahweh com o crente Abraão diz respeito as bênçãos salvíficas sobre todas as famílias da terra: “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Antes da queda de Jericó, Elohim ensinara ao povo que cumpriria todos os votos feitos ao patriarca. Não apenas os descendentes de Abraão seriam abençoados (Gl 3.16), mas também os pecadores que cressem na infinita bondade de Deus. Raabe não foi negligente, mas “pela fé e paciência” herdou as promissões abraâmicas (Hb 6.12). Ela creu no poder de Yahweh e tornou-se uma ancestral de Davi e do Messias (Mt 1.5,6). Outrora pagã, agora, serva do Deus Vivo; antes prostituta, doravante, ascendente do Messias. Ninguém é tão torto a ponto de o Senhor não poder endireitar! Não há pecado que o sangue de Cristo não possa purificar. A promessa salvífica permanece firme.

 

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)