Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

3º Trimestre de 2009

 

Título: 1 João — Os fundamentos da fé cristã e a perfeita comunhão com o Pai

Comentarista: Eliezer de Lira e Silva

 

 

Lição 7: A chegada do Anticristo

Data: 16 de Agosto de 2009

 

TEXTO ÁUREO

 

E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo(1Jo 4.3).

 

VERDADE PRÁTICA

 

O conhecimento bíblico e o dom de discernimento são ferramentas eficazes na prevenção contra os falsos ensinos inspirados pelo espírito do Anticristo.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — 2Ts 2.3

O Anticristo, o filho da perdição

 

 

Terça — 2Ts 2.7

O Anticristo e o ministério da injustiça

 

 

Quarta — 2Ts 2.9

Prodígios e sinais do Anticristo

 

 

Quinta — 1Jo 2.2

O Anticristo é mentiroso

 

 

Sexta — Ap 13.7

O Anticristo guerreia contra os crentes

 

 

Sábado — Dn 7.8

O poder político do Anticristo

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

1 João 2.18-26 ; 2 João 1.7.

 

1 João 2

18 — Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.

19 — Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.

20 — E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo.

21 — Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.

22 — Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.

23 — Qualquer que nega o Filho também não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho tem também o Pai.

24 — Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.

25 — E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

26 — Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.

 

2 João 1

7 — Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.

 

INTERAÇÃO

 

Professor, o tema da lição de hoje revela-nos que um dos sinais de que a volta de Jesus poderá ocorrer a qualquer momento é a operação do Anticristo. De acordo com João, o espírito dEle já está atuando no mundo (1Jo 4.3). Necessitamos de discernimento para enfrentar este mundo dominado pelo deus deste século, Satanás (2Co 4.4; 1Jo 5.19). Mostre aos seus alunos que precisamos orar e vigiar, pois mais do que nunca necessitamos do poder divino, para que possamos vencer as forças do mal, as influências mundanas e as obras da carne.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Identificar que o espírito do Anticristo já opera no mundo.
  • Compreender que a manifestação pública do Anticristo só ocorrerá após Jesus retirar seu povo da Terra.
  • Entender que apesar dos seus feitos e poder, o Anticristo já possui um fim pré-determinado na Bíblia.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Professor, explique aos seus alunos que o Anticristo será um homem, porém ele vai apresentar-se ao mundo como se fosse Deus. Depois, reproduza no quadro-de-giz a tabela abaixo. É importante que você leia, juntamente com seus alunos, as referências bíblicas.

 

O Anticristo

Sua aparição
Dn 9.27

Sua identidade
2Ts 2.8; Dn 7.8

Suas atividades
Dn 9.20-27

Seu fim
Ap 19.19-21

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Palavra Chave

Anticristo: Um homem personificando o Diabo, porém, apresentando-se como se fosse Deus.

 

Ao falar sobre o Anticristo e os anticristos, João não estava se referindo unicamente a um assunto escatológico, isto é, ao que faz parte das últimas coisas e a algo que pertence apenas aos últimos tempos. Ele estava também advertindo seus leitores a respeito de um espírito que já ameaçava a igreja naquele período e que ainda está em plena atuação. Um espírito que nega a divindade e o senhorio de Cristo (1Jo 4.3).

 

I. O ESPÍRITO DO ANTICRISTO NO MUNDO

 

João deixa claro que já é a última hora, ou seja, a vinda de Cristo se dará em breve (v.18). Muitos são os sinais de que a volta de Jesus poderá ocorrer a qualquer momento. Um dos sinais é a operação do Anticristo. De acordo com João, o espírito dEle já está no mundo (1Jo 4.3). Ele exercerá domínio sobre todas as nações. Daniel fala a respeito do governo do Anticristo, mostrando que este será de grande influência: “[…] se levantará, e se engrandecerá sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses e falará coisas incríveis e será próspero […]” (Dn 11.36).

1. O terreno está sendo preparado. Atualmente observamos o fortalecimento das grandes organizações geopolíticas e a unificação dos blocos econômicos. Na verdade, trata-se de uma preparação para um único governo mundial, pois, de acordo com a Palavra de Deus, o Anticristo assumirá grande poder político (Dn 7.8), comercial e religioso (Dn 8.25; Ap 13.16,17). Segundo as Escrituras, ele terá o controle da economia mundial (Ap 13.16,17).

2. Prodígios e sinais. O Anticristo fará muitos sinais e prodígios, ou seja, obras sobrenaturais para que suas mentiras sejam confirmadas: “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios de mentira” (2Ts 2.9). Ele usará destes sinais mentirosos para se impor e atrair seguidores. Porém, só conseguirá enganar aqueles que rejeitaram crer na verdade de Deus (2Ts 2.10-12).

3. Sua aparição. Alguns pregadores e escritores, diante de grandes acontecimentos históricos e personalidades importantes, acabam afirmando que determinado líder político, ou religioso, é o Anticristo; que tal evento marcou ou marcará a sua chegada e muitas outras colocações de natureza duvidosa. Tenhamos cuidado com tais especulações, pois, apesar de seu surgimento ocorrer antes do arrebatamento da Igreja — tendo alguns sinais precedentes indicados no texto de 2 Tessalonicenses 2.1-12 — sua manifestação pública como tal só ocorrerá após Jesus retirar o seu povo da Terra, e ele só se revelará demonstrando toda sua oposição ao Senhor Deus, na metade da Grande Tribulação (Dn 9.27).

 

SINOPSE DO TÓPICO (I)

 

O espírito do Anticristo já está no mundo (1Jo 4.3). Ele exercerá domínio sobre todas as nações.

 

II. A PESSOA DO ANTICRISTO

 

Em um mundo influenciado pela mídia e inclinado à mitologia, é possível alguém pensar que o Anticristo será um ser estranho, de chifres, com aquela aparência caricaturada das representações demoníacas. Nada mais errado! Ele será uma pessoa influente que atrairá até mesmo os “cautelosos” judeus (Dn 9.20-27; Mt 24.22-27).

1. Sua identidade. Ele será uma personificação do Diabo, um líder mundial de habilidades e capacidades desconhecidas até o dia de hoje, possuirá um carisma irresistível e uma oratória extremamente persuasiva. É descrito também pelo apóstolo Paulo como o iníquo (2Ts 2.8), pelo próprio João, no Apocalipse, como a besta, e pelo profeta Daniel como um “príncipe que há de vir” e o “chifre pequeno” (Dn 7.8; 9.26; Ap 13.2-10,18; 19.20).

2. Suas atividades. De acordo com as Escrituras, no início, o Anticristo fará um pacto com Israel, restaurando a antiga prática de sacrifícios no Templo em Jerusalém (Dn 9.20-27). Todavia, na metade deste período, ele quebrará este acordo, tornar-se-á um governante mundial, declarar-se-á Deus, proibirá a adoração ao Senhor e perseguirá terrivelmente aqueles que desejarem ser fiéis a Cristo (2Ts 2.4). Conforme as profecias bíblicas, o filho da perdição realizará, por intermédio do poder satânico, sinais e prodígios de mentira (2Ts 2.7-10). Este período é chamado de Grande Tribulação (Ap 7.14), um tempo de grande perseguição e oposição a tudo o que se chama Deus (Ap 12.17; 13.15).

3. Seu fim. Apesar dos seus feitos e poder, o Anticristo já possui um fim pré-determinado na Bíblia. Sua atividade se encerrará na Batalha do Armagedon quando o Senhor Jesus vier com a sua Igreja. Naquela ocasião, o Rei dos reis e Senhor dos senhores destruirá o Anticristo, seus exércitos e todos os que o seguirem (Mt 24.30; Ap 19.19-21).

 

SINOPSE DO TÓPICO (II)

 

Apesar dos seus feitos e poder, o Anticristo já possui um fim pré-determinado na Bíblia.

 

III. OS ANTICRISTOS NO MUNDO

 

Diferentemente do Anticristo que virá, muitos anticristos já naquele tempo haviam se manifestado e ainda se manifestam (2Jo 1.7). Além destes, existem ainda os falsos profetas, homens enganadores que se fazem de cristãos para, se possível, enganar a Igreja (2Pe 2.1; 1Jo 4.1). Este fato atesta a advertência do apóstolo do amor quanto à realidade de que o “espírito do anticristo” (4.3) já está atuante e em plena operação, delineando a plataforma para a sua aparição e, ao mesmo tempo, guiando os pequenos anticristos. João apresenta algumas características destes anticristos, as quais merecem ser estudadas.

1. Saíram do seio da igreja. Estes falsos mestres se haviam infiltrado na comunidade cristã com o fim de mesclar-se entre os irmãos para perverter a doutrina dos apóstolos. Pareciam cristãos, mas não o eram de fato. Abandonaram a igreja talvez por terem falhado em seus propósitos de desviar o povo. Esta foi a prova que desmascarou sua real intenção. Ainda hoje há muitos que se dizem cristãos, mas na verdade não o são. Misturados no meio do povo de Deus, são verdadeiros lobos em peles de ovelha. A Bíblia nos adverte várias vezes contra estas pessoas (Mt 24.24; 1Tm 4.1,2; 2Pe 2.1; Jd 1-19). Cabe a nós apercebermo-nos da existência destes falsos mestres em nosso meio.

2. Negavam a sã e principal doutrina cristã. Os falsos mestres da época não admitiam que Cristo tivesse vindo em carne, negando assim o próprio Deus, já que Ele mesmo deu testemunho de Jesus (1Jo 5.9; Jo 5.32-38; 8.18). O Filho de Deus é a mensagem central de toda a Bíblia; o apóstolo Paulo nos ensina que, em Cristo, todas as coisas serão congregadas (Ef 1.10) e que ao nome dEle todo joelho se dobrará, e toda língua confessará que Ele é Senhor (Fp 2.10,11). Qualquer ensinamento que negue isso é maldito (1Co 16.22; Gl 1.8,9). Assim, esses mestres negavam a Cristo, a sã doutrina e a própria fé.

3. Queriam enganar os fiéis. A intenção dos falsos cristos e falsos profetas é enganar (Mt 24.24; 1Tm 4.1,2). E só não conseguiram seu intento entre os leitores de João porque estes tinham o Espírito de Deus (v.20) e sabiam a verdade (v.21). Jesus, quando falou a respeito do Espírito que enviaria, disse que Ele nos guiaria em toda a verdade (Jo 16.13), pois é chamado de “Espírito da verdade”. Ele nunca deixará que sejam enganados aqueles que o têm em seus corações (1Co 3.16; 6.19). Entretanto, espera-se dos filhos de Deus que conheçam as Escrituras (Sl 1), porque são Elas que nos fazem sábios (2Tm 3.15). O salmista compara a Palavra a uma lâmpada para os pés e a uma luz para o caminho (Sl 119.105). Ela é a nossa bússola que não nos deixa errar o alvo (Fp 3.14). Nenhum falso mestre terá êxito em desviar pessoas que conhecem a verdade. Pois estes cristãos, alicerçados na Palavra, farão como os crentes em Beréia, que examinavam as Escrituras para confirmar se a pregação de Paulo e Silas era biblicamente confiável (At 17.11).

 

SINOPSE DO TÓPICO (III)

 

Nenhum falso mestre terá êxito em desviar pessoas que conhecem a verdade.

 

CONCLUSÃO

 

O espírito do Anticristo já está no mundo, usando homens enganadores na realização de falsos milagres e manifestações, tentando iludir as igrejas. Se estas não estiverem cultivando a presença do Espírito de Deus, poderão cair em seus laços. Por isso, devemos estar alicerçados na Palavra de Deus, ocupando-se em meditar nEla de dia e de noite, pois o que qualifica um verdadeiro mestre ou pregador como homem de Deus são os seus frutos e obras (Mt 7.15-20), e não os supostos sinais que fazem até mesmo usando o nome de Jesus (Mt 7.22,23).

 

VOCABULÁRIO

 

Caricaturado: Reprodução falsa de algo, mas aceita pela sociedade.

Mitologia: O estudo da ciência dos mitos.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

GILBERTO, A. O Calendário da Profecia. RJ: CPAD, 2001.

 

EXERCÍCIOS

 

1. Cite um dos sinais da volta de Cristo, segundo a lição.

R. Um dos sinais é a operação do Anticristo.

 

2. Como Paulo e Daniel descrevem o Anticristo?

R. O apóstolo Paulo o descreve como iníquo (2Ts 2.8), e o profeta Daniel como um “príncipe que há de vir” e o “chifre pequeno” (Dn 7.8; 9.26; Ap 13.2-10,18; 19.20).

 

3. Quando a atividade do Anticristo se encerrará?

R. Sua atividade se encerrará na Batalha do Armagedon quando o Senhor Jesus vier com a sua Igreja. Naquela ocasião, o Rei dos reis e Senhor dos senhores destruirá o Anticristo, seus exércitos e todos os que o seguiram.

 

4. Qual a intenção dos falsos cristos e falsos profetas?

R. Enganar a Igreja (2Pe 2.1; 1Jo 4.1).

 

5. De acordo com a Verdade Prática, cite duas ferramentas que podem ser utilizadas na prevenção contra os falsos ensinos.

R. O conhecimento bíblico e o dom de discernimento.

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

 

Subsídio Doutrinário

 

Subsídio Teológico

 

A Besta ou Anticristo será uma personagem de uma habilidade e capacidade desconhecidas até hoje. Será o maior líder de toda a história; acima mesmo de qualquer famoso general ou governante mundial conhecido. Será portador de uma personalidade irresistível. Sua sabedoria e capacidade serão sobrenaturais, quando consideramos seus atos à luz do relato bíblico. Além da ação diabólica direta, outros fatores contribuirão decisivamente para a implantação do governo do Anticristo, como poderio bélico, alta tecnologia e poder econômico.

Será um grande demagogo. Influenciará decisivamente as massas com seus discursos inflamados (Ap 13.5). A Bíblia diz que toda a terra se maravilhará após a Besta (Ap 13.3).

O Anticristo surgirá da área do antigo Império Romano, porque em Daniel 9.26 está escrito que o seu povo (isto é, o povo donde procede o Anticristo) destruíra a cidade de Jerusalém, e esse povo foi o romano, como bem documenta a história. Talvez ele seja nativo da Síria, porque Antíoco Epifânio, tipo futuro do Anticristo, era da Síria. (Ver Miquéias 5.5 na Tradução Brasileira).

(GILBERTO, A. O Calendário da Profecia. RJ: CPAD, 2001, pp.48-50).

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

Paulo escreveu que o Anticristo será destruído pela Palavra de Deus (2Ts 2.7,8). No Apocalipse, assim está narrado o seu fim: “E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e enxofre” (Ap 19.20).

O Senhor Jesus mostrará a todos que o seu poder é irresistível. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

“Senhor Jesus, não nos deixes ser seduzidos pelo engano nem pelas mentiras do adversário. Que possamos, nestes instantes que ainda nos restam, agir de maneira santa e irrepreensível até que venhas buscar a tua Igreja”.

Somente uma igreja cheia do Espírito Santo poderá resistir ao espírito do Anticristo que está em operação no mundo.

Claudionor de Andrade

 

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)