Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

4º Trimestre de 2009

 

Título: Davi - As vitórias e as derrotas de um homem de Deus

Comentarista: José Gonçalves

 

 

Lição 8: O pecado de Davi e suas consequências

Data: 22 de novembro de 2009

 

TEXTO ÁUREO

 

"E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém" (2 Sm 11.1).

 

VERDADE PRÁTICA

 

A resposta à tentação para pecar não é ignorá-la ou ser-lhe indiferente, mas invocar as promessas bíblicas pela fé em Cristo.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda - 1 Co 10.13

A tentação sobrevem a todos

 

 

Terça - 1 Pe 5.8

É preciso vigiar

 

 

Quarta - 2 Tm 2.22

Fuja da tentação

 

 

Quinta - Tg 1.12-15

A tentação vem de maus desejos interiores

 

 

Sexta - 1 Cr 21.1

Satanás, o tentador

 

 

Sábado - Tg 4.7

Resistindo ao tentador

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

2 Samuel 11.2,4,5,14-17.

 

2 - E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.

4 - Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa.

5 - E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou.

14 - E sucedeu que, pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias.

15 - Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.

16 - Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.

17 - E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.

 

INTERAÇÃO

 

A lição de hoje trata do pecado de Davi com Bate-Seba. O pecado, uma vez concebido, fez com que o "homem segundo o coração de Deus" passasse da vitória para o tormento. Aproveite esta aula para, mediante a experiência deste rei, demonstrar aos alunos a importância de andarmos em Espírito para que não venhamos satisfazer os desejos da carne.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Conscientizar-se de que a tentação é uma realidade para qualquer crente.
  • Apontar as três fontes básicas da tentação: o Diabo, o mundo e carne.
  • Refletir a respeito das consequências que o pecado traz para quem o comete.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Divida a classe em 5 grupos. Depois que já estiverem formados, entregue a cada grupo uma das questões abaixo. Cada grupo terá, no máximo, três minutos para discutir seu tema e dois minutos para expor sua opinião à classe.

1. Podemos considerar o pecado de Davi como uma simples fraqueza ou imperfeição?

2. O que devemos fazer diante da tentação?

3. O fato de ser um servo fiel a Deus nos isenta do pecado?

4. O que faz com que optemos por ficar em determinado local, onde claramente estamos expostos e vulneráveis à tentação?

5. Se acaso estivéssemos em outro local, será que teríamos cometido o que cometemos?

Conclua o debate explicando que, embora vivamos em uma sociedade que tem se tornado complacente com o pecado, este é fatal. Por isso, deve ser erradicado de nossas vidas.

 

COMENTÁRIO

 

introdução

 

Palavra Chave

Pecado: Transgressão deliberada e consciente das leis estabelecidas por Deus.

 

A vida de Davi como homem comum pode ser dividida em dois momentos: antes e depois de sua tentação e queda. Com certeza, ele não vigiou espiritualmente, como reiteradas vezes nos adverte as Sagradas Escrituras a fazermos. Pode ser que Davi não tenha considerado as consequências que seu ato lhe traria. O adultério com Bate-Seba, o planejamento e a covarde execução de Urias, o esposo, sem dúvida estão entre os acontecimentos mais condenáveis e repulsivos já narrados na história bíblica. Deus, o Senhor de toda a justiça, reprovou o ato de Davi (2 Sm 11.27), todavia, em sua infinita misericórdia, perdoou-lhe quando este demonstrou arrependimento (Sl 51).

 

I. DAVI E A TENTAÇÃO ANTES DO PECADO

 

1. A realidade da tentação. Ninguém pode negar que a tentação para praticar o mal, o pecado, é uma realidade bem presente em todos nós (Mc 7.21-23; Tg 1.14). Inclusive, um dos nomes do Diabo é "Tentador" (1 Ts 3.5), até a Jesus ele tentou (Mt 4.3). Todos somos tentados de alguma forma. Ninguém está imune à tentação. A tentação em si não é pecado; pecado é ceder-lhe. Todo cristão deve manter-se sempre vigilante neste sentido, pois a tentação, uma vez consumada, sempre produzirá frutos amargos. Davi estava no auge do seu reinado quando tragicamente caiu em pecado, vencido pela sua própria paixão desenfreada. Época de triunfo e realização é também momento de vigilância contra o mal. Davi à essa altura também já era culpado da quebra do mandamento assinalado em Deuteronômio 17.17.

Não sabemos qual era a proximidade que havia entre Bate-Seba e Davi. O fato é que a mulher portava-se indevidamente em local praticamente público e veio a se tornar objeto de cobiça do rei que, desocupado, a avistou banhando-se, desejou-a, mandou que a trouxessem e adulterou com ela. Como se isso não bastasse, Bate-Seba ainda ficou grávida. E é aqui que o desenrolar do restante da tragédia tem início.

2. As fontes da tentação. A Escritura revela três fontes básicas da tentação, que são respectivamente o Diabo, o mundo e a carne. O Diabo é um ser espiritual, "o maligno" (Mt 13.19), que se opõe a Deus e à sua criação; o mundo, como sistema e filosofia de vida, é inimigo dos valores cristãos; e a carne no sentido bíblico é a natureza humana, depravada, decaída e propensa ao pecado (Rm 7.18).

A fim de vencer os desafios das "fontes da tentação" no que diz respeito ao Tentador, a recomendação bíblica é que devemos resisti-lo e assim ele fugirá (Tg 4.7). Quanto aos apelos do mundo, a Palavra nos instrui a que não o amemos (1 Jo 2.15). Em relação à carne, somos advertidos a não somente "viver", mas também a "andar" em Espírito (Gl 5.25).

 

SINOPSE DO TÓPICO (I)

 

A tentação é uma realidade na vida do crente e possui três fontes básicas: o Diabo, o mundo e carne.

 

II. DAVI E O SEU PECADO

 

1. O pecado camuflado. Depois de ter consumado o seu ato pecaminoso, Davi, de várias maneiras e durante um bom tempo, tentou ocultá-lo (2 Sm 11.27). As tentativas foram cada vez mais pecaminosas. Isso sempre acontece com quem tenta esconder seu pecado (Sl 42.7; Nm 32.23). Analisemos as etapas em que o pecado de Davi se avolumou, trazendo mais danos ao seu relacionamento com Deus, à sua consciência, e às pessoas que foram envolvidas nesta trama diabólica:

a) Primeiro Davi ordenou que Urias viesse da guerra para dar-lhe notícias dela, em seguida, ofereceu-lhe um presente e deu-lhe licença para ir a sua própria casa (2 Sm 11.6-8). Tudo era mentira, engano, logro.

b) Em segundo lugar, Davi insistiu que Urias permanecesse em casa, noutras palavras reincidiu no mal (v.10).

c) Em terceira instância, Davi ofereceu um banquete a Urias com vinho embriagante (vv.12,13).

d) Em quarto e último lugar, Davi enviou uma carta real ao comandante Joabe, através de Urias, onde estava contida a sentença de morte do próprio portador (vv.14,15)! Um assassinato covarde de um leal soldado, planejado pelo rei da Nação Escolhida (vv.16,17).

Por meio de tudo isso (e muito mais), Davi estava tentando esconder e incubar o seu pecado. Quando o crente procede dessa forma, o julgamento divino o aguarda, pois "Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

2. O pecado descoberto e exposto. Quando Davi achava que, morto o esposo da mulher com quem adulterara, o seu problema estava resolvido, Deus envia o profeta Natã para confrontá-lo (2 Sm 12.1-25). Natã narra a parábola do camponês, que possuía uma única ovelha, e do fazendeiro, que tinha muitas ovelhas. O fazendeiro rico toma a única ovelha do camponês e oferece aos seus visitantes. Ao ouvir tal fato, Davi ficou tão irado e furioso com o fazendeiro - uma característica de quem vive com pecado acobertado - que exige a morte de tal homem e ainda a restituição quatro vezes mais ao camponês (2 Sm 12.5,6).

É comum alguém que pecou e não tratou de forma devida o seu pecado projetar um sentimento de "justiça" e uma falsa santidade perante os outros. Ele exige dos outros aquilo que ele mesmo não fez. Cobra santidade, requer compromisso, exige dedicação, no entanto, nega com a sua prática a eficácia desses valores. Natã, com divina autoridade, declarou que Davi era o tal homem (2 Sm 12.7), e que o rei acabara de promulgar sua própria sentença! Devemos ter cuidado para não projetarmos nossos pecados nos outros, pois eles acabarão se voltando contra nós mesmos.

 

SINOPSE DO TÓPICO (II)

 

Ao tentar esconder seu pecado, Davi o agravou ainda mais, levando Deus a expô-lo por meio do profeta Natã.

 

III. DAVI E AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

 

1. Consequências emocionais. Após pecar, Davi ouviu um dos mais duros julgamentos pronunciados pelo profeta Natã (2 Sm 12.10-14). O julgamento atingia não somente sua vida pessoal, mas também toda a sua existência, incluindo reino e família. Os resultados do pecado de Davi podem ser vistos primeiramente em sua vida sentimental e emocional. Quantas lágrimas Davi derramou? Não há como aferir, entretanto, em Salmos 6.6, temos uma noção: "Já estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas". Por certo Davi chorou quando Tamar, sua filha foi violentada (2 Sm 13), e quando seus filhos Amnon e Absalão foram mortos prematuramente (2 Sm 13.33; 18.14).

2. Consequências espirituais e físicas. Não há dúvida de que os maiores efeitos do pecado de Davi estão na esfera espiritual. O pecado parece doce, inofensivo e natural, no entanto, suas consequências são amargas. Paulo, o apóstolo, adverte em sua primeira carta aos coríntios: "Por causa disso [do pecado], há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem" (1 Co 11.30). Em outras palavras, aquilo que é espiritual num primeiro plano, tem consequências físicas num segundo. Os especialistas advertem que há muitas doenças psicossomáticas, isto é, doenças da alma ou de origem psicológica que afetam o corpo físico. A Bíblia nos mostra que há também doenças de origem espiritual. A Palavra de Deus adverte: "Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tg 5.16). Davi pôs em prática isso e clamou ao Senhor: "[...] Tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti" (Sl 41.4).

 

SINOPSE DO TÓPICO (III)

 

O pecado de Davi trouxe consequências emocionais, espirituais e físicas para ele e sua família.

 

CONCLUSÃO

 

Davi estava no lugar errado e na hora errada quando pecou. A Escritura diz que naquele tempo os reis costumavam ir à guerra, mas Davi ficou em casa (2 Sm 11.1,2). Infelizmente, ele não ficou apenas em casa, mas ficou também ocioso quando passeava pelo terraço. A essas lições da vida de Davi, cujo registro Deus permitiu ficar na Bíblia, devemos atentar bastante para que também não venhamos a incidir no mesmo erro.

 

VOCABULÁRIO

 

Aferir: Medir, avaliar.
Avolumar: Aumentar em volume.
Camuflado: Escondido, oculto.
Rescindir: Recair, praticar o mesmo erro de novo.
Vulnerável: Diz-se do ponto fraco pelo qual alguém pode ser atacado.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

PURKISER, W. T. Comentário Bíblico Beacon. Vol. 2. RJ: CPAD, 2005.
WOOD, G. O. Um salmo em seu coração. RJ: CPAD, 2006.

 

EXERCÍCIOS

 

1. Quais são as fontes da tentação?

R. O Diabo, o mundo e carne.

 

2. O que aconteceu a Davi quando ele tentou ocultar o seu adultério?

R. O pecado foi se avolumando.

 

3. Qual é o comportamento típico da pessoa que não vive o que professa?

R. É comum alguém que pecou e não tratou de forma devida o seu pecado projetar um sentimento de "justiça" e uma falsa santidade perante os outros. Ele exige dos outros aquilo que ele mesmo não fez.

 

4. Quais são as três classes de consequências do pecado?

R. Emocionais, espirituais e físicas.

 

5. Em sua opinião, por que Davi se tornou tão vulnerável ao pecado?

R. Resposta pessoal.

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

 

Subsídio Teológico

 

"O profeta Natã foi enviado pelo Senhor para confrontar Davi com seu pecado. Dramaticamente usou uma parábola simples, mas admirável para revelar a verdade à consciência do rei. A sabedoria desta abordagem faz um paralelo com o discurso de Paulo aos atenienses no Areópago (At 17.22-31). Cada elemento da parábola é planejado para estimular a solidariedade do rei e ultrajar o senso de justiça: um homem pobre com apenas uma cordeira, a qual ele amava com grande estima; um homem rico com uma riqueza abundante em rebanhos e gado; a cruel desconsideração pelos sentimentos e direitos de seu pobre vizinho ao tomar-lhe a única cordeira e matá-la para os seus convidados (1-4). A reação de Davi foi imediata e correta. A sua ira foi provocada, e ele declarou: 'Digno de morte é o homem que fez isso'. Natã revelou com habilidade o ponto-chave da parábola: 'Tu és este homem'. [...] Davi tinha desprezado o mandamento de Deus, e tinha feito o mal diante de seus olhos com o pecado duplo de adultério e assassinato. O terrível resultado do pecado começa agora a se desdobrar. O juízo seria duplamente severo porque viria não de estrangeiros e inimigos de fora, mas da sua própria casa"

(PURKISER, W. T. Comentário Bíblico Beacon. Vol. 2. RJ: CPAD, 2005, p.246).

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

Bate-Seba era o vínculo entre os dois reis mais famosos de Israel - Davi e Salomão. Seu adultério com Davi quase pôs fim a família através da qual Deus planejou entrar fisicamente no mundo. Em meio às cinzas daquele pecado, porém, o Senhor trouxe o bem. Jesus Cristo, o Redentor da humanidade, nasceu de um descendente de Davi e Bate-Seba. A história de Davi e Bate-Seba mostra que pequenas decisões erradas frequentemente levam a grandes erros. [...]

Bate-Seba provavelmente sentiu-se arrasada pela cadeia de eventos. [...] Davi a confortou (2 Sm 12.24), e ela viveu para ver outro filho, Salomão, sentar-se no trono. Por meio de sua vida, vemos que as pequenas escolhas que fazemos em nosso dia-a-dia são muito importantes. Elas nos preparam para realizar coisas esplêndidas, quando temos que tomar grandes decisões. A sabedoria para fazer as escolhas certas em diversos assuntos é um dom de Deus.

(Adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, 2003, p.461).

 

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)